Roger Federer torna-se no mais velho número 1 da história

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Roger Federer voltou a fazer história esta semana ao qualificar-se para as meias-finais do ATP 500 de Roterdão e, assim, garantir o regresso à primeira posição do ranking mundial na próxima semana. Com isto, Federer tornou-se no mais velho número um da história, aos 36 anos de idade (Andre Agassi, com 33, era o antigo detentor deste recorde) e no jogador com maior intervalo entre a sua primeira e última semana como número um mundial (14 anos, batendo o recorde de nove de Nadal). Adicionalmente, Federer aumenta o recorde de semanas como número um mundial para 303 (um número que só vai aumentar).

A idade parece não ser um obstáculo para um dos melhores desportistas de sempre Fonte: Facebook de Roger Federer
A idade parece não ser um obstáculo para um dos melhores desportistas de sempre
Fonte: Facebook de Roger Federer

Muitos acreditavam que o suíço já não teria condições para voltar ao topo do ranking mundial, devido à sua idade e a todos os contratempos que enfrentou desde 2012, mas o sonho começou a formar-se no ano passado, no Open da Austrália, e desde então Federer não tem jogado um calendário completo mas quando joga tem sempre grandes probabilidades de ganhar. Federer jogou apenas 13 torneios nos últimos 12 meses mas ganhou sete deles (possivelmente oito se conquistar o ATP 500 de Roterdão este fim-de-semana), dois dos quais em Grand Slams, e não jogou qualquer torneio da temporada de terra batida. Olhando para o panorama actual, é bem provável que Federer e Nadal vão passando a primeira posição do ranking um ao outro de maneira regular nos meses que se avizinham.

Roger Federer tornou-se número um mundial pela primeira vez após o Open da Austrália de 2004. Todos os outros jogadores que fizeram parte do top 10 mundial essa semana já se encontram retirados, um dado que põe em perspectiva a qualidade e longevidade histórica e lendária de Federer. Não vale a pena especular quanto mais o suíço pode alcançar na sua carreira, uma vez que ele continua a demonstrar que não existem barreiras àquilo que pode conquistar.

Foto de Capa: Facebook de Roger Federer

Artigo revisto por: Jorge Neves

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid já definiu alvo número 1 para o mercado de verão: vai haver reunião em breve

O Atlético Madrid está muito interessado em Éderson, jogador que representa a Atalanta. Vai haver uma reunião em breve sobre o tema.

Sunderland apresentou oferta próxima aos 25 milhões de euros por ex-Real Madrid

Víctor Muñoz foi alvo do Sunderland no último mercado de janeiro, chegando a existir uma oferta próxima aos 25 milhões de euros.

Rúben Dias recorda chegada ao Manchester City: «Tudo o que tinha conseguido no Benfica valia zero»

Rúben Dias representa o Manchester City desde 2020, depois de se ter destacado ao serviço do Benfica. O defesa recordou a sua chegada a Inglaterra.

Bayern de Munique procura sucessor para Manuel Neuer na Premier League

O Bayern de Munique está de olho em Bart Verbruggen. O clube alemão olha para o guarda-redes do Brighton como o candidato ideal para suceder a Manuel Neuer.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United já pensa em substituto para Marcus Rashford para a próxima temporada

O Manchester United está interessado em Iliman Ndiaye, avançado senegalês de 25 anos do Everton, apontado como possível substituto de Marcus Rashford caso o internacional inglês saia para o Barcelona.

Real Madrid pensa em sucessor de Fran García e olha para lateral do Borussia Dortmund

O Real Madrid já pensa num substituto para Fran García. O clube espanhol está interessado em Daniel Svensson, lateral sueco de 23 anos que joga no Borussia Dortmund.

Portugal já conhece as datas dos jogos da Liga das Nações

Portugal ficou a conhecer as datas de todos os encontros da fase de grupos da Liga das Nações, que arranca em setembro de 2026.