Roger Federer torna-se no mais velho número 1 da história

Cabeçalho modalidades

Roger Federer voltou a fazer história esta semana ao qualificar-se para as meias-finais do ATP 500 de Roterdão e, assim, garantir o regresso à primeira posição do ranking mundial na próxima semana. Com isto, Federer tornou-se no mais velho número um da história, aos 36 anos de idade (Andre Agassi, com 33, era o antigo detentor deste recorde) e no jogador com maior intervalo entre a sua primeira e última semana como número um mundial (14 anos, batendo o recorde de nove de Nadal). Adicionalmente, Federer aumenta o recorde de semanas como número um mundial para 303 (um número que só vai aumentar).

A idade parece não ser um obstáculo para um dos melhores desportistas de sempre Fonte: Facebook de Roger Federer
A idade parece não ser um obstáculo para um dos melhores desportistas de sempre
Fonte: Facebook de Roger Federer

Muitos acreditavam que o suíço já não teria condições para voltar ao topo do ranking mundial, devido à sua idade e a todos os contratempos que enfrentou desde 2012, mas o sonho começou a formar-se no ano passado, no Open da Austrália, e desde então Federer não tem jogado um calendário completo mas quando joga tem sempre grandes probabilidades de ganhar. Federer jogou apenas 13 torneios nos últimos 12 meses mas ganhou sete deles (possivelmente oito se conquistar o ATP 500 de Roterdão este fim-de-semana), dois dos quais em Grand Slams, e não jogou qualquer torneio da temporada de terra batida. Olhando para o panorama actual, é bem provável que Federer e Nadal vão passando a primeira posição do ranking um ao outro de maneira regular nos meses que se avizinham.

Roger Federer tornou-se número um mundial pela primeira vez após o Open da Austrália de 2004. Todos os outros jogadores que fizeram parte do top 10 mundial essa semana já se encontram retirados, um dado que põe em perspectiva a qualidade e longevidade histórica e lendária de Federer. Não vale a pena especular quanto mais o suíço pode alcançar na sua carreira, uma vez que ele continua a demonstrar que não existem barreiras àquilo que pode conquistar.

Foto de Capa: Facebook de Roger Federer

Artigo revisto por: Jorge Neves

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica fecha contratação para o meio-campo depois de 2 contrariedades

O Benfica está na iminência de contratar Carissa Boeckman. A média está bem encaminhada e deverá somar a primeira experiência na Europa.  

Carlos Carvalhal reage à transferência de Roger Fernandes para o Al Ittihad: «Voa meu menino»

Carlos Carvalhal recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem a Roger Fernandes. Extremo de saída para o Al Ittihad e para a Arábia Saudita.

Cristiano Ronaldo empurra adepto que furou segurança para tirar uma foto antes do Arménia x Portugal

A poucas horas do jogo, Cristiano Ronaldo não quis tirar fotografia com adepto. A seleção portuguesa está concentrada na Arménia para iniciar caminhada rumo ao Mundial 2026.

Arsenal trava saída de avançado para o Besiktas após fecho do mercado inglês

O Arsenal vai impedir a saída de Leandro Trossard. O avançado belga é desejado pelo Besiktas, mas a transferência não se vai realizar nos próximos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Georgiy Sudakov elogiado por antigo colega: «A sua carreira não se limitará ao Benfica. No futuro jogará pelo Real Madrid ou outro gigante mundial»

Dmytro Riznyk falou de Georgiy Sudakov. Guarda-redes ucraniano partilhou balneário com o reforço do Benfica no Shakhtar Donetsk.

Recusou o Wolverhampton de Vítor Pereira e outros 3 clubes da Premier League e está a caminho da Arábia Saudita com salário milionário

Josh Brownhill está a caminho do Al Shabab e da Arábia Saudita. Jogador rejeitou quatro emblemas da Premier League e vai deixar o Burnley.

Gonçalo Inácio volta a ser apontado ao Barcelona

Gonçalo Inácio voltou a ser associado ao Barcelona. Defesa do Sporting é considerado inegociável pelos leões, que terão de lidar com o interesse em 2026.