Roland Garros 2021: Krejcikova é a inesperada campeã | Ténis

Novamente o segundo Grand Slam do calendário tenístico, após uma atípica edição de 2020 que teve lugar em pleno outono e já depois da disputa do US Open, as melhores tenistas do mundo regressaram, na última quinzena, à terra batida de Roland Garros, onde Iga Swiatek (número nove mundial), procurava revalidar o título da época passada, desta vez já com o estatuto de favorita à vitória.

A PRIMEIRA SEMANA DE DESISTÊNCIAS E SURPRESAS

Já com uma candidata de fora do torneio devido a lesão – Simona Halep (3.ª), campeã de 2018, lesionou-se em Roma e não recuperou a tempo de jogar em Paris -, a competição viu, durante a primeira semana, muitas cabeças de série saírem de cena antes de tempo, algumas das quais devido a desistências. Não foi o caso de Angelique Kerber (27.ª), Petra Martic (23.ª), Johanna Konta (20.ª) ou Kiki Bertens (17.ª) que perderam o seu encontro de estreia.

Também na primeira ronda, Bianca Andreescu (7.ª) foi surpreendida por Tamara Zidansek (85.ª), uma das surpresas do treinador, enquanto Garbine Muguruza (13.ª) perdeu em apenas dois sets frente à jovem Marta Kostyuk (81.ª). Destaque ainda para a vitória de Sofia Kenin (5.ª) frente à antiga campeã Jelena Ostapenko (44.ª), bem como a despedida de Carla Suárez Navarro (118.ª), que regressou após vencer um problema de saúde, para encerrar a carreira com uma derrota em três partidas frente a Sloane Stephens (59.ª), num encontro em que teve match points.

Já a segunda ronda, que viu Belinda Bencic (11.ª) perder com Daria Kasatkina (37.ª) e Sloane Stephens bater Karolina Pliskova (10.ª), ficou marcada por várias desistências, entre as quais a de Naomi Osaka (2.ª), que optou por abandonar o torneio depois da reação à sua decisão de não comparecer às conferências de imprensa. Devido a lesão, a número um mundial, Ashleigh Barty, desistiu durante o seu encontro com Magda Linette (45.ª), enquanto Petra Kvitova (12.ª) foi forçada a abandonar a competição depois de torcer o tornozelo durante os compromissos com a imprensa.

Ainda na primeira semana do Grand Slam gaulês, Aryna Sabalenka (4.ª) foi mais uma jogadora do Top 10 a ser vítima de Anastasia Pavlyuchenkova (32.ª), uma habitual tomba-gigantes, enquanto Elina Svitolina (6.ª) caiu perante Barbora Krejcikova (33.ª), uma das revelações da atual temporada. Por sua vez, Sloane Stephens continuou a sua boa prestação ao bater Karolina Muchova (19.ª), numa terceira ronda que viu também Jennifer Brady (14.ª), finalista do US Open, desistir no encontro com Coco Gauff (25.ª).

NOVOS NOMES EM EVIDÊNCIA E A QUEDA DAS ÚLTIMAS FAVORITAS

Chegados aos oitavos de final, apenas restavam cinco vencedoras de Grand Slams no quadro, mas quatro sairiam de cena nesta fase. Serena Williams (8.ª) sucumbiu perante Elena Rybakina (22.ª), Victoria Azarenka foi vítima da futura finalista Pavlyuchenkova, Maria Sakkari (18.ª) colocou fim ao ressurgimento de Sofia Kenin, enquanto a outra futura finalista, Krejcikova, terminou a boa campanha de Sloane Stephens.

Paula Badosa (35.ª) confirmou as boas indicações dadas nos últimos meses e chegou até aos quartos de final, sendo derrotada por Tamara Zidansek, mais uma das tenistas que ganhou um novo protagonismo neste torneio. Contudo, seriam as derrotas da campeã Swiatek frente a Sakkari e da jovem Coco Gauff diante de Krejcikova os principais destaques desta etapa da competição.

Nas meias-finais, se Pavlyuchenkova venceu em apenas dois sets, ainda que equilibrados, Krejcikova teve uma batalha épica com Sakkari, naquela que foi a mais longa semifinal feminina da história de Roland Garros e que terminou com um 9-7 no terceiro set, após 3h18.

Pedro Marques dos Santos
Pedro Marques dos Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro Marques dos Santos é atualmente estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, onde procura concluir a sua formação enquanto jornalista antes de entrar no mercado de trabalho. A paixão pelo desporto começou no Futebol, com as conquistas europeias do Porto de Mourinho, mas entretanto apaixonou-se pelo Ténis e é aí que foca mais as suas atenções. Quando não está a ver ou praticar desporto – sobretudo a ver -, está provavelmente a gastar horas num videojogo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Óquei de Barcelos vence FC Porto e iguala final da Liga de Hóquei em Patins

O Óquei de Barcelos bateu o FC Porto por três bolas a uma, num encontro válido pela final da Liga de Hóquei em Patins.

Real Madrid x Al Hilal contou com presença especial nas bancadas

O Real Madrid e o Al Hilal empataram a uma bola, em jogo da primeira jornada do Mundial de Clubes 2025.

Alexander Bah x Amar Dedic: eis a comparação da futura ‘rivalidade’ na lateral direita do Benfica

Amar Dedic prepara-se para ser reforço do Benfica nos próximos dias. O jogador vai custar 10 milhões de euros.

Alemanha vence Inglaterra no Euro Sub-21

A Alemanha bateu a Inglaterra por duas bolas a uma durante a noite desta quarta-feira, em jogo do Euro Sub-21.

PUB

Mais Artigos Populares

Amar Dedic poderá participar pelo Benfica no Mundial de Clubes 2025

Amar Dedic está perto de ser reforço do Benfica. O jogador pode vir a participar no Mundial de Clubes 2025 com o emblema da Luz.

Jogador do Valência estava a ser apontado à Primeira Liga mas vai ser reforço do Granada

Pedro Alemañ vai ser reforço do Granada no mercado de verão. O jogador estava a ser apontado ao Tondela e ao Famalicão.

Sporting prepara-se para renovar com jovem e pode travar contratação

O Sporting tem estado no mercado em busca de um novo lateral direito, mas Diogo Travassos pode acabar por integrar o plantel.