Ténis, ATP Delray Beach | Hurkacz conquista segundo troféu da carreira

- Advertisement -

Habitualmente disputado em meados de fevereiro, já depois do circuito ter terminado a sua passagem pela Austrália e disputado o primeiro Grand Slam da temporada, a edição de 2021 da prova realizada na Flórida, Estados Unidos, foi antecipada para a primeira semana do calendário oficial da temporada tenística. Apesar dos muitos norte-americanos em prova, acabou por ser um europeu a levantar o troféu e a suceder a Reilly Opelka.

UM TORNEIO CARENTE DE ESTRELAS NO ELENCO

Sem surpresa, e à imagem do que aconteceu no outro torneio da semana realizado em Antalya, na Turquia, o ATP 250 de Delray Beach disputou-se sem grandes nomes da modalidade nas suas fileiras. Cristian Garín, 22.º classificado da hierarquia, era o primeiro cabeça-de-série, mas saiu de cena logo no seu encontro de estreia.

John Isner, o gigante norte-americano, era provavelmente o nome mais sonante do quadro e iniciou a prova como segundo cabeça-de-série. Contudo, acabou por cair, nos quartos-de-final, ao pés do compatriota Sebastian Korda, um dos mais promissores tenistas da nova geração dos Estados Unidos.

CHRISTIAN HARRISON, UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Depois de oito cirurgias, Christian Harrison, o irmão mais novo de Ryan Harrison, teve uma semana para recordar na prova norte-americana. Atual 789º do ranking, o tenista de 26 anos disputou, depois de ultrapassar a fase de qualificação, o seu primeiro torneio de categoria ATP desde 2018 e fez um brilharete. Para além de ter conseguido chegar à meia-final em singulares, a primeira a este nível da sua carreira, foi também finalista vencido da variante de pares ao lado do seu irmão mais velho.

Pelo meio, conseguiu ainda gerar alguma polémica quando foi multado por recusar usar máscara na entrevista em court após a vitória na segunda ronda, erro que não voltou a repetir nos quartos-de-final.

SEBASTIAN KORDA VS HUBERT HURKACZ: LIMITAÇÕES FÍSICAS DO NORTE-AMERICANO AJUDAM O POLACO A MANTER-SE INVICTO EM FINAIS

Para a final ficou reservado um duelo entre dois jovens tenistas ainda a tentar deixar a sua marca no circuito. Sebastian Korda, de 20 anos, conseguiu, graças à prestação durante este torneio, colocar-se à porta do Top 100 e disputava a sua primeira final a este nível. Por sua vez, Hurkacz, de 23 anos e quarto cabeça-de-série, jogava a segunda final da carreira, depois de ter vencido Winston-Salem, em 2019.

Foi o norte-americano quem entrou melhor no encontro, ao quebrar em branco o polaco no seu jogo de serviço inaugural. Aliás, o início de jogo do favorito à partida para a final foi tudo menos famoso. Desconcentrado e displicente, acumulou vários erros não forçados, numa fase em que o serviço de Korda fazia moça e lhe permitia ganhar os pontos de forma rápida.

Fruto de um baixar de nível do jovem de 20 anos, com alguns erros não forçados e a ausência do primeiro serviço, Hurkacz foi lesto a aproveitar a primeira janela de oportunidade oferecida pelo adversário e devolveu o break para fazer o 3-3. O rumo do encontro mudou por completo após esta quebra de serviço. Problemas na resposta ao serviço e demasiados erros do americano iam dando vantagem ao polaco, que dominava também as trocas de bola mais longas.

Após uma longa batalha aos 4-3, Korda voltou a ceder o serviço e deixou Hurkacz a servir para vencer o set. O número 35 do ranking não desperdiçou a oportunidade e fechou a primeira partida, por 6-3, ao fim de 34 minutos.

A jogar com uma ligadura na perna esquerda desde o arranque do encontro, o início do segundo set ficou marcado pelos sinais, cada vez mais evidentes, de problemas físicos por parte do jovem norte-americano, que solicitou o fisioterapeuta ainda antes do 1-1.

Em notórias dificuldades e incapaz de se mover nas melhores condições, já depois da paragem para assistência médica, Korda não mais conseguiu competir ao nível necessário para criar problemas ao polaco que, mesmo tendo baixado o seu rendimento nos minutos seguintes, venceu de forma tranquila a segunda partida por 6-3.

Com esta vitória, Hurkacz vai ascender ao 29.º lugar do ranking mundial e consegue a proeza de vencer um torneio sem derrotar qualquer jogador do Top 100. Para além disso, conquistou o título sem ceder qualquer set.

Foto de Capa: ATP Tour

Pedro Marques dos Santos
Pedro Marques dos Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro Marques dos Santos é atualmente estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, onde procura concluir a sua formação enquanto jornalista antes de entrar no mercado de trabalho. A paixão pelo desporto começou no Futebol, com as conquistas europeias do Porto de Mourinho, mas entretanto apaixonou-se pelo Ténis e é aí que foca mais as suas atenções. Quando não está a ver ou praticar desporto – sobretudo a ver -, está provavelmente a gastar horas num videojogo.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Águia aponta às estrelas | Benfica x Estrela da Amadora

De regresso de Turim, o Benfica continua a sua ‘caça aos rivais’ e, mesmo voando baixo, aponta às estrelas, ou melhor, à estrela solitária da Amadora.

Matheus Reis volta a desperta cobiça no Brasil e há 2 equipas interessadas no defesa do Sporting

O Corinthians e o Santos estão interessados na contratação de Matheus Pereira. Os dois clubes do Brasileirão pretendem o defesa do Sporting a custo zero.

Josué Souza deixa o CD Nacional está de regresso ao Brasil para representar o Democrata

Josué Souza é o novo reforço do Democrata. O médio de 20 anos não entra nas contas de Tiago Margarido e seguiu para o Brasil.

Kotaro Nagata está de regresso ao Oliveirense

Kotaro Nagata é o mais recente reforço do Oliveirense. O médio japonês chega por empréstimo até ao final da temporada, proveniente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Genoa anuncia contratações de Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom

Esta sexta feira, o Genoa apresentou Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom como novos reforços. Os dois jogadores foram emprestados até ao final da época.

Hansi Flick aborda mercado de transferências do Barcelona em janeiro: «Tomámos as decisões certas»

Esta sexta feira, na antevisão do jogo do Barcelona frente ao Real Oviedo, Hansi Flick abordou as eleições presidências dos culés e elogiou as decisões tomadas pela direção do clube no último ano e meio.

Barcelona está de olho na contratação de prodígio neerlandês

Juwensley Onstein pode ser reforço do Barcelona. As qualidades do defesa central neerlandês agradam à estrutra blaugrana que está à procura de fechar o negócio.