Ténis: Masters 1000 Cincinnati – o último ‘ensaio’ para o US Open

cab ténis

Montreal acabou no domingo com a vitória de Andy Murray, mas não há tempo para descanso para os tenistas de topo do ATP com o sétimo Masters 1000 da temporada a ter lugar em Cincinnati esta semana. Este torneio servirá também como a última oportunidade para os jogadores afinarem a sua forma antes do último torneio do Grand Slam da temporada em Nova Iorque.

O favorito ao título é, como vem sendo habitual este ano, Novak Djokovic. Contudo, o jogador sérvio vem duma derrota – num encontro titânico – contra Murray na final de Montreal e Cincinnati é o único torneio Masters 1000 que nunca conquistou, tendo perdido já quatro finais: duas contra Federer (2009 e 2012) e duas contra Murray (2008 e 2011). Como se isso não bastasse, Djokovic tem um quadro bastante complicado; Muller ou Paire são adversários difíceis para uma segunda ronda e nos oitavos, Djokovic poderá ter de enfrentar Tsonga, um jogador que como se sabe pode bater qualquer um em ‘dia sim’. Nos quartos, perspectiva-se uma reedição da fatídica (para Djokovic) final de Roland Garros contra Wawrinka – se bem que o Suiço seja notoriamente inconsistente, não surpreendendo ninguém se for eliminado cedo no torneio, com Simon, Karlovic ou mesmo o vencedor do duelo de jovens promessas entre Coric e Zverev a chegar aos quartos de final.

Roger Federer costuma-se dar bem neste torneio Fonte: Facebook de Roger Federer
Roger Federer costuma-se dar bem neste torneio
Fonte: Facebook de Roger Federer

Nas meias finais, projectava-se inicialmente uma reedição das meias finais do US Open do ano passado, mas Nishikori desistiu do torneio citando fadiga e dores, sendo o seu lugar no quadro agora ocupado pelo talentoso ucraniano Dolgopolov. O jogador mais cotado nesta secção do quadro – e favorito a atingir as meias-finais – é agora Berdych. O checo foi surpreendido em Montreal no seu primeiro encontro contra Donald Young, pelo que o seu momento de forma não parece ser o melhor e há vários jogadores nesta secção com excelentes chances de atingir as meias finais: Isner, Monfils, Tomic, Dolgopolov… é sem dúvida a secção mais aberta do quadro à partida.

Na metade inferior do quadro, a possível fadiga parece ser o principal obstáculo no caminho de Murray para as meias finais; Dimitrov está em péssima forma, Cilic não está muito melhor e Gasquet tem estado a combater lesões desde Wimbledon. Kyrgios não estará decerto num bom estado psicológico com toda a polémica que o tem envolvido… Salvo uma grande surpresa, Murray estará nas meias finais.

Na última secção do quadro, Raonic parece ser o principal obstáculo a um clássico duelo entre Federer e Nadal nos quartos de final; se é verdade que Nadal está a ter um ano muito fraco para aquilo que nos habituou, a forma de Raonic também não é a melhor desde que foi operado ao pé em Maio. Espera-se um duelo entre Federer e Nadal e apesar do 23-10 a favor de Nadal o Suiço tem de ser considerado favorito considerando a superfície e especialmente os respectivos momentos de forma.

Previsão a partir dos quartos de final:

Djokovic 2-0 Wawrinka

Berdych 2-0 Monfils

Murray 2-1 Gasquet

Federer 2-0 Nadal

Meias finais:

Djokovic 2-0 Berdych

Federer 2-1 Murray

Final:

Federer 2-1 Djokovic

Federer venceu este torneio 6 vezes no passado, incluindo 2014; é claramente o seu Masters 1000 preferido e apesar de ter completado 34 anos recentemente é ainda bem capaz de vencer torneios importantes.

Foto de capa: Facebook de Djokovic

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.