US Open #1: Emoções marcam semana histórica para o ténis lusitano

    TSITSIPAS DESILUDE E “CAI” COM ESTRONDO LOGO DE ENTRADA

    Depois das eliminações surpreendentes de Taylor Fritz, com o décimo favorito a ceder perante o compatriota posicionado fora dos 300 primeiros da hierarquia, Brandon Holt, e da saída de cena do 16.º mundial o valenciano Roberto Bautista- Agut às mãos do caseiro  Jeffrey John Wolf, apenas em três partidas, a maior surpresa de todas ainda estava por chegar!

    Seria contra todas as previsões  que o quinto melhor tenista mundial, quarto cabeça-de-série e um dos aspirantes a líder mundial no términus da quinzena, o ateniense Stefanos Tsitsipas seria afastado pelo 94.º ATP e recém entrado no Top 100, o colombiano Daniel Galan. Foi uma exibição a roçar a perfeição durante quase todo o duelo por parte do “cafetero” que se imporia nas duas primeiras partidas de forma categórica, inequívoca e assombrosa pelos parciais de: 6-0 e 6-1. “El Greco” ainda reagiria ao embolsar o terceiro por 3-6, contudo já não salvaria a pele, pois Galan fechou com um 7-5 final, provocando o choque no court central !

    À QUARTA FOI MESMO DE VEZ, NUNO!

    O dia 29 de agosto de 2022 ficará para sempre na memória do número dois nacional, Nuno Borges, pois não só bateu num titânico duelo o jovem prodígio da casa, Ben Shelton – uma das promessas do ténis mundial em cinco épicas partidas em mais de quatro horas-, como se tornou apenas no quarto patrício a alcançar o Top 100 mundial, onde aparecerá no final da quinzena. Após superar o 175.º da tabela ATP, o maiato seria derrotado pelo surpreendente tenista chinês  Yibing Wu, novamente em cinco sets, e em que Borges esteve a um set de garantir a vitória e, assim, ter o privilégio de defrontar o russo e líder do ranking, Danil Medvedev‎, mas a falta de frescura física acabou por passar fatura. Embora derrotado na segunda ronda, Nuno “caiu” bem de pé, mostrando todo o potencial que o leva a ser considerado como o herdeiro legítimo de João Sousa. Por falar no melhor tenista luso de todos os tempos, também ele avançaria uma ronda ultrapassando o perigoso Mackenzie McDonald em quatro sets, triunfo que permitiu ao ténis nacional alcançar um feito histórico: o apuramento de dois jogadores para a segunda ronda de um mesmo torneio do Grand Slam em singulares. Depois, e não obstante ter justificado pela resistência oferecida o “roubo” da terceira partida ao britânico e candidato a chegar bem longe, Cameron Norrie, acabaria por ceder em três equilibrados parciais. Ainda sobre os nossos compatriotas, referir que Borges e Cabral, em pares, cederam à segunda, enquanto que Sousa a fazer dupla com o brasileiro Marcelo Demoliner estão apurados para os oitavos de final, tendo superado a quinta dupla mais credenciada da competição.

    Também nomes como: Borna Coric, surpreendente campeão em Cincinatti, Diego Schwartzman, Hubert Hurkacz ou Félix Auger-Aliassime disseram adeus ao torneio, enquanto no polo antagónico as grandes surpresas da primeira semana foram o gaulês Correntin Moutet e o bielorusso Ilya Ivashka, que seguem para a segunda semana, tal como Francis Teafoe que chega a essa fase ainda sem qualquer partida perdida.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Rodrigues
    Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.