US Open 2021: O inesquecível primeiro Grand Slam de Daniil Medvedev

O último Grand Slam do ano terminou. Após duas semanas longas, com vários jogos a serem resolvidos apenas no quinto set, ficou decidido ontem, após o jogo entre os finalistas Novak Djokovic e Daniil Medvedev.

As grandes surpresas da prova foram Botic van de Zandschulp, Félix Auger-Aliassime e Carlos Alcaraz. O holandês e o espanhol chegaram aos quartos de final e o canadiano chegou às meias finais da prova. Todos os tenistas realizaram provas fenomenais, que mais tarde vão recordar na carreira. Por outro lado, as desilusões foram Stefanos Tsitsipas, Pablo Carreno-Busta, Casper Ruud e Andrey Rublev; esperava-se muito mais dos quatro tenistas.

NOVAK DJOKOVIC: O PRIMEIRO SET É DO ADVERSÁRIO

O melhor tenista sérvio era o que tinha mais a perder com a edição deste ano do US Open, pois precisava de vencer o último Grand Slam do ano para completar o calendário de Grand Slam, algo que seria inédito na nova era do Ténis. Ao contrário dos outros Grand Slams, o percurso até à final do US Open foi muito diferente dos restantes: Djokovic só venceu duas vezes o primeiro set de todas as partidas.

No primeiro jogo, Djokovic defrontou o jovem Holger Rune, da Dinamarca, e o primeiro set até foi para o sérvio, mas acabaria por perder o segundo set para o dinarmaquês – onde o sérvio fez cinco duplas-faltas. Os outros sets pertenceram ao número um mundial, mas notou-se a qualidade de Rune. A realçar que Djokovic fez 17 aces durante a partida.

No segundo jogo, o adversário era Tallon Griekspoor, dos Países Baixos, que tinha surpreendido o alemão Jan-Lennard Struff na primeira ronda. O neerlandês foi o único tenista que não ganhou qualquer set contra Djokovic no torneio – é um facto incrível, tendo em conta que Djokovic é o atual número 1 do mundo. O jogo durou apenas 1h40m.

Na ronda seguinte, o sérvio apanhou um adversário com muita experiência, Kei Nishikori, que começou com a série de cinco jogos consecutivos em que Djokovic perdia o primeiro set do jogo. Apesar de o japonês ter começado melhor, Djokovic levaria a melhor nos outros três sets, numa batalha que durou cerca de três horas e 30 minutos.

Nos oitavos de final, Djokovic marcou encontro contra um jogador da casa, Jenson Brooksby. O norte-americano levou a melhor sobre o sérvio no primeiro set e com um grande resultado (6-1). Porém, para descontentamento do tenista e do país, não conseguiu vencer mais nenhum set e a vitória foi para o número 1 mundial. A realçar que Brooksby eliminou tenistas como Taylor Fritz e Aslan Karatsev, jogadores cujo ranking é mais elevado que o do norte-americano.

Nos quartos de final, houve a reedição da final de Wimbledon 2021: Djokovic defrontou Matteo Berrettini e terminou com o mesmo resultado, 3-1. Apesar de ter perdido, o tenista italiano venceu o primeiro set e o encontro durou três horas e 30 minutos. Mais uma vez, fez uma boa prova.

Nas meias finais, Djokovic procurava vingar-se de Alexander Zverev, jogador que o eliminou nas meias finais dos Jogos Olímpicos 2020. O tenista alemão venceu tanto o primeiro set, que estava amaldiçoado para o sérvio, como o quarto set, e o jogo seria decidido no quinto e último set. A realçar que o terceiro set, que Djokovic venceu, ficou decidido após 53 pancadas.

No último set, Zverev começou mal e foi quebrado nas primeiras duas vezes em que serviu e, a partir daí, a vitória não fugiu das mãos de Djokovic. Novak Djokovic alcançou a quarta final em quatro Grand Slams em 2021.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

Imprensa saudita revela pormenor que pode dificultar regresso de João Félix à Europa

João Félix está perto de assinar com o Al Nassr. O avançado pode mesmo ficar na Arábia Saudita por quatro temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.

Yarlen emprestado pelo Botafogo ao Tondela

Yarlen foi oficializado como novo jogador do Tondela. Extremo chega a Portugal por empréstimo com opção de compra do Botafogo.