US Open 2021: O inesquecível primeiro Grand Slam de Daniil Medvedev

    A GRANDE FINAL

    O derradeiro jogo chegou. De um lado, Djokovic procurava fazer história, ao tornar-se o primeiro tenista masculino a vencer os quatro Grand Slams durante um ano. Do outro, Medvedev procurava vingar-se da final do Australian Open 2021 e queria ser o primeiro tenista da antiga NextGen a vencer um Grand Slam.

    O favorito da partida era Novak Djokovic, sem grande contestação. Era o jogador que mais necessitava desta vitória e o tenista em melhor forma em 2021, ele que venceu 27 jogos de Grand Slams e ainda não tinha derrotas. Apesar de Medvedev ter sido o underdog da partida, o russo tinha um recorde positivo contra o sérvio quando ocupa o primeiro lugar do ranking: três vitórias em cinco jogos.

    O público vibrou muito durante a partida. Era das poucas finais em que Djokovic era o favorito do público – a outra ocasião em que se vibrou tanto pelo tenista sérvio foi no ATP Belgrado 2. Os norte-americanos estavam muito interessados durante a partida, apesar do barulho oportunista que fizeram durante alguns serviços de Medvedev.

    No primeiro set, tal como tinha acontecido nos outros quatro jogos do sérvio, o adversário levou a melhor. Djokovic entrou muito mal nos primeiros dez minutos da partida e o russo não desperdiçou a oportunidade. O sérvio ainda tentou dar a volta, mas sem sucesso.

    No segundo set, Djokovic quebrou a sua raquete no segundo serviço de Medvedev quando não estava a ter sucesso em quebrar o serviço do russo. De seguida, Medvedev mostrou que estava mais preparado do que na Austrália e quebrou-lhe novamente o serviço. Até ao final do set, Djokovic não voltaria a ter uma oportunidade para empatar e estava com uma desvantagem de dois sets.

    No terceiro e último set, Medvedev começou muito bem e teve uma vantagem de 4-0. Djokovic estava sem qualquer expressão facial positiva e parecia que estava tudo perdido para o sérvio. Porém, após ter vencido dois jogos, estava a acreditar e acabou por roubar um serviço do russo. Parecia que Medvedev podia não aguentar a pressão, mas acabaria por levar a melhor, no seu terceiro championship point. A salientar que, nos primeiros dois championship points, o russo fez duas duplas-faltas, devido à pressão do público, em prol de Djokovic.

    Com isto, Daniil Medvedev ganhou o seu primeiro Grand Slam e tornou-se o nono tenista ativo que detém pelo menos um Grand Slam. Além disso, o russo fez história ao tornar-se o primeiro tenista que já participou no NextGen a ganhar um Grand Slam. E esteve muito próximo de se tornar o primeiro tenista masculino a vencer um Grand Slam sem perder qualquer set, mas o neerlandês Botic van de Zandschulp retirou-lhe a oportunidade de ter esse recorde.

    Novak Djokovic ficou muito próximo de quebrar um recorde de há muitos anos: vencer todos os Grand Slams realizados num ano. O último a falcançar esse feito foi Rod Laver, em 1969. Além disso, continua com 20 Slams, o mesmo número que Roger Federer e Rafael Nadal. Apesar de tudo, foi um grande ano para o sérvio.

    Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.