Tóquio 2020, Ténis de Mesa #3: China, como o algodão, não engana

- Advertisement -

É com muita pena que relembro o pouco balanço que houve a fazer da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos no que toca ao Ténis de Mesa, uma vez que não conseguimos avançar no pote dos últimos 16. Não obstante este facto, a modalidade que mais se parece com xadrez a alta velocidade trouxe-nos momentos bastante intensos ao longo das últimas duas semanas, e tudo graças aos protagonistas do Oriente.

Teríamos de andar a dormir desde 1988 se não soubéssemos que é sempre a China a “roubar” praticamente tudo o que é medalha em cima da mesa, contribuindo agora com mais sete (quatro de ouro e três de prata) para o total de 76 medalhas arrecadadas no conjunto de todas as modalidades, até ao momento. De louvar o facto de ficar atrás apenas dos Estados Unidos da América nesta edição da competição. Como, aliás, já vem sendo costume desde 2012.

Depois de vermos os chineses a vencer ouro e prata, tanto em singulares femininos como masculinos, com Cheng Meng e Ma Long no ouro e Sun Yingsha e Fan Zhendong na prata, esta semana viria a proporcionar-nos duelos entre equipas a roçar o surreal, dos quais destaco, também, as participações alemã e japonesa.

Do lado feminino, a Alemanha chegou a ver a vida a andar para trás nos quartos de final contra a República da Coreia, mas seria capaz de avançar depois de cinco sets para loucos. Depois de tanto esforço, seria com muita pena que perderia na fase seguinte, contra a China, e veria mais tarde a possibilidade de alcançar o bronze ser-lhe negada pelas atletas de Hong Kong.

Na luta pelo ouro, as japonesas pouco puderam fazer contra as chinesas, que ganhariam com relativa facilidade, por três sets a zero.

Do lado masculino, a Alemanha chegaria à final com alguma dificuldade e foi nos “quartos” que começou a encarar maiores aflições; primeiro, contra a Taipei Chinesa e, depois, frente ao Japão, em partidas que nos dariam muita água na boca e só terminariam após cinco sets.

Honestamente, fiquei com a sensação de que a Alemanha teria ficado pelo caminho nas meias finais, como aconteceu no Rio 2016, caso o Japão tivesse a sorte de ter dois em vez de um só Tomokazu Harimoto. Foi com toda a justiça que os nipónicos venceram hoje e levaram o bronze para casa, contra a equipa coreana que, no déjà vu de há cinco atrás, voltou a sair de mãos a abanar.

Na derradeira batalha para o ouro, os chineses entraram com o pé direito e venceram por um expressivo 3-0 a primeira partida a pares, entre Xu Xin e Ma Long e Patrick Franziska e Timo Boll.

A segunda partida daria muito mais que falar, com Dimitrij Ovtcharov a bater-se muito bem no primeiro e terceiro sets, sem que, contudo, isso pudesse evitar a derrota face ao n.º 1 mundial, Fan Zhendong.

Os atletas Ma Long e Timo Boll seriam os últimos a “abanar a mesa” nesta edição dos Jogos Olímpicos. O alemão venceria apenas um set e a história repetir-se-ia: à semelhança da equipa feminina, os atletas da China vencem, indiscutivelmente, pela quarta vez consecutiva, a medalha de ouro por equipas no Ténis de Mesa.

Foto de Capa: Olympics
Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United e Arsenal de olho em jogador do FC Porto: Manchester City e PSG também estão atentos

O CaughtOffside avança que Alberto Costa está na mira de quatro tubarões europeus: Manchester United, Manchester City, Arsenal e PSG.

Ryanair deixa provocação a Cristiano Ronaldo: «Se Ronaldo consegue ficar sentado numa cadeira durante 90 minutos…»

Ryanair brincou com o facto de Cristiano Ronaldo ter passado os 90 minutos da vitória de Portugal frente à Noruega no banco de suplentes.

Los Angeles FC anuncia saída de Marc Dos Santos

Os Los Angeles FC anunciaram a saída do técnico Marc dos Santos. O técnico luso-canadiano não resistiu aos maus resultados.

RD Congo mantém registo vitorioso e Tunísia escorrega frente ao Botsuana: Eis os resultados do dia na Qualificação para a CAN

Na segunda jornada da Qualificação para a CAN 2027, o RD Congo venceu o Zimbabué por 2-1 e a Tunísia empatou 2-2 com o Botsuana.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio oficializa saída de Patric para o Al Ettifaq

Patric deixou a Lazio para rumar ao Al Ettifaq, a título definitivo. O defesa espanhol trocou a Série A pelos Emirados Árabes Unidos.

Parma anuncia a saída do técnico Carlos Cuesta

Carlos Cuesta deixou o cargo de treinador do Parma, após divergências sobre o projeto do clube. A direção do emblema da Serie A anunciou a decisão nas últimas horas.

Selecionador da Ucrânia elogia prestação de Anatoliy Trubin: «É um jogador extraordinário»

Andrea Maldera, selecionador da Ucrânia, deixou elogios a Anatoliy Trubin, que foi eleito o 'homem do jogo' no empate frente à Geórgia.