📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A importância do regresso do Sporting CP ao Voleibol

- Advertisement -

Também o FC Porto tem um histórico de sucesso nestes regressos a modalidades extintas. No final da época 2011/2012, após ver o Benfica ser campeão nacional em sua casa, de forma algo inesperada, o FC Porto anunciou que iria deixar de ter uma equipa senior de Basquetebol no principal escalão. Depois de um ano sem actividade e de dois anos a jogar em divisões inferiores, o FC Porto voltou ao campeonato nacional em 2015/2016 e venceu logo a competição no ano do seu regresso.

Dado o seu poderio financeiro face à concorrência e até o seu estatuto, com alguma facilidade, estas equipas conseguem “roubar” jogadores à concorrência e formar um plantel suficientemente forte para ser campeão num curto/médio prazo.

Foi precisamente essa a receita utilizada pelo Sporting neste regresso ao voleibol. Os leões apostaram num treinador cotado, que já foi seleccionador nacional (Hugo Silva) e conseguiram constituir um plantel formado por vários jogadores com provas dadas no voleibol nacional, contratando jogadores a equipas como Fonte do Bastardo, Castêlo da Maia e Sporting de Espinho. Só a esta última equipa, foram contratados quatro jogadores, entre eles o experiente Miguel Maia, um histórico do voleibol português, que fazia inclusivamente parte do plantel do Sporting no último campeonato dos leões.

De forma complementar, o Sporting ainda conseguiu adicionar a esta base alguns jogadores de qualidade inegável, provenientes de outros mercados, como são os casos de Robinho, Ivan Márquez, Ángel Dennis e Valdir Sequeira. A estratégia dos leões parece ser para manter, visto que para o mercado de inverno já foram assegurados mais dois reforços: o colombiando Liberman Agámez e o norte-americano Garret Muagututia.

Garret Muagututia já é reforço confirmado neste mercado de Inverno Fonte: Sporting CP
Garret Muagututia já é reforço confirmado neste mercado de Inverno
Fonte: Sporting CP

Será arriscado dizer que o Sporting será o principal favorito a vencer o título, mas a realidade é que os leões fecham o ano 2017 na liderança do campeonato com mais um ponto que o Benfica, somando 13 vitórias em 14 jogos e, nesta fase, já ninguém deverá ser acusado de “não perceber nada disto” se apontar o Sporting como candidato ao título.

Se em relação às contas do título, as mesmas ainda estão longe de estar fechadas e ainda ser cedo para balanços, uma coisa é certa: É inegável que o regresso do Sporting à modalidade aumentou o nível da mesma, tanto pelo voleibol praticado pelos leões, como pelo impacto que este regresso tem nos rivais, que terão de se superar para fazer frente ao Sporting.

É portanto de louvar esta aposta do Sporting e, se não for pedir muito, desejar que o mesmo aconteça noutras modalidades, como poderão ser exemplos a entrada do FC Porto no futsal ou a entrada do Sporting no basquetebol.

Foto de Capa: Sporting CP

Diogo Reganha
Diogo Reganhahttp://www.bolanarede.pt
Presença assídua nos jogos de futebol do clube da sua terra (Lourinhanense) e do clube do seu coração (Benfica), o Diogo é um fã de desporto em geral. Defensor de discussões construtivas em que o resultado final seja todos os envolvidos aumentarem os seus conhecimentos sobre o tema abordado, sem que existam ofensas ou discriminações por qualquer tipo de opinião.                                                                                                                                                 O Diogo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.