Achas que os encarnados têm planeado bem a época?
A equipa de voleibol masculina do Sport Lisboa e Benfica já iniciou os trabalhos de pré-temporada a fim de preparar a nova época de 2022/2023. E os objetivos permanecem a ser os mesmos de sempre: ganhar tudo a nível interno e voltar a marcar presença na Fase de Grupos da CEV Champions League.
Depois do Benfica se ter sagrado tricampeão nacional no ano passado, a minha principal expectativa face a esta temporada, era se o voleibol encarnado iria dar continuidade ao processo de renovação a que se levou cabo na temporada passada, na qual assistimos à saída de alguns veteranos e à entrada de jogadores na casa dos 22-24 anos, que as espaços, tiveram as suas oportunidades para se mostrar ao longo da época, mas que foram contratados numa perspectiva a longo-prazo.
O treinador Marcel Matz renovou contrato com o Benfica neste Verão. Para além das suas grandes qualidades enquanto treinador, Marcel Matz também criou e desenvolveu uma forte ligação com os adeptos do Benfica, tendo uma presença bastante activa nas redes sociais, de modo a interagir com eles e a dar-lhes a conhecer um pouco mais de voleibol.
Neste tweet o treinador brasileiro mostrou qual é a sua visão de uma equipa de voleibol. Literalmente, Marcel Matz explicou qual a sua opinião e a forma como idealiza a construção do plantel. Neste tweet dá para perceber duas coisas.
Minha visão de equipe. O ideal é ter variedade no grupo com relação a experiência, carreira.
– manter os experientes 🦅🦅🦅 (+34)
– desafiar os “medios”🦅🦅🦅🦅🦅 (27-33)
– evoluir os jovens. (<27)🦅🦅🦅🦅🦅🦅🦅🦅
Bom o nosso balanço para a época. Evolução a vista! Trabalho.— Marcel Volei 🦅 (@marcelvolei) July 29, 2022
Primeiro, Marcel Matz gosta de ter um plantel equilibrado que mistura juventude com experiência. Este equilíbrio servirá essencialmente para criar uma boa dinâmica no balneário e nos treinos, de modo a que haja um bom ambiente entre o grupo e uma competitividade saudável pela disputa de tempo de jogo.
Segundo, Marcel Matz é um treinador que dá extrema importância à continuidade da dinâmica de grupo e esse é provavelmente, o principal motivo pelo qual têm havido poucas mexidas no plantel ao longo do seu percurso no comando técnico da equipa encarnada, sendo que esta nova época não é excepção.
Quanto ao núcleo de jogadores experientes no plantel, este está assegurado com as renovações de André Lopes e do capitão Hugo Gaspar (ambos com 39 anos) e a permanência do “bombardeiro” Rapha Oliveira (38 anos), que continua a fazer a diferença na equipa, apesar de ter sido assolado por alguns problemas físicos nos últimos dois anos.
No entanto, este mercado também ficou marcado pela saída de um jogador que marcou uma geração no clube. Aos 40 anos de idade, Flávio Soares, mais conhecido mais como Zelão, deixa o voleibol encarnado após ter jogado 13 anos de águia ao peito, tornando-se num ídolo dos adeptos.