AVC de Famalicão vence Leixões e conquista Taça de Portugal

Cabeçalho modalidadesSem muitos contarem, o Atlético VC revalidou a conquista da Taça de Portugal. Na época passada, o adversário era outro, o Porto Vólei, mas o resultado foi o mesmo. Desta feita, o AVC derrotou o Leixões SC, também por 3-1.

Já tinha eliminado o Porto Vólei nos quartos-de-final, num resultado um tanto ou quanto surpreendente, e agora voltou a apanhar alguns adeptos de surpresa. No campeonato, a equipa de Famalicão, atual campeã nacional, não ganhou nenhum dos cinco jogos frente à formação leixonense, e ficou de fora da luta pelo título da Divisão de Elite. Aí, medirão forças os adversários derrotados pelas famalicenses nas duas últimas edições da Taça (Porto Vólei e Leixões).

O Leixões até começou melhor a partida, ao vencer o primeiro set por 25-21. Mas é de salientar a saída da capitã do Atlético (Luana Gomes), por lesão, quando o parcial marcava 8-7 para a sua equipa. Quando regressou ao set, já a formação perdia por 22-18. Ainda ajudou a reduzir a vantagem com um bloco, mas não foi suficiente e o AVC acabou mesmo por perder por 21-25.

A partir daqui, tornou-se um jogo diferente. Muitos erros de parte a parte, nervosismo à mistura, mais notório nas leixonenses, ausência (ainda que temporária) de Catarina Costa (zona 4 do Leixões) e vitória no segundo set para o AVC (25-20).

AVC Famalicão agigantou-se Fonte: Facebook Atlético Voleibol Clube (foto de Paulo Faria)
AVC Famalicão agigantou-se
Fonte: Facebook Atlético Voleibol Clube (foto de Paulo Faria)

No terceiro set, o Leixões reagiu e entrou melhor, conseguindo uma vantagem que levou até ao segundo tempo técnico (16-13). A partir daí, quase só deu Atlético: com Fabiola Gomes (que esteve de fora da competição durante quase um ano, tendo regressado há poucas semanas) a entrar para o lugar da russa Yana Shevchuk, Sthéfanie Tiele a trazer ao de cima o seu melhor voleibol e erros consecutivos da formação leixonense. Resultado: 25-21 para as atuais campeãs nacionais.

O quarto set foi semelhante ao anterior. O Leixões conseguiu chegar ao primeiro tempo técnico em vantagem, vantagem essa que se dissipou e passou a meio do set para o lado das famalicenses, que foram crescendo (15-14, 21-17, 23-18) e que acabaram por vencer o encontro (25-22).

Destaque para Ana Rita Novais (oposto esquerdina, melhor pontuadora da equipa de Famalicão), Juliana Rosas (zona 4 leixonense, melhor pontuadora do jogo) e Vanessa Rodrigues que, mais uma vez, abrilhantou o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

O Leixões vira agora atenções para o play-off da divisão de Elite, espera lutar pelo título e que este resultado não tenha efeitos negativos nos próximos encontros.

Foto de capa: Paulo Faria (AVC Famalicão)

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o quadro das meias finais do Mundial de Clubes 2025

O Mundial de Clubes 2025 está a chegar às suas rondas finais. Já são conhecidos os jogos das meias finais da competição.

Real Madrid ‘despacha’ Borussia Dortmund e está nas meias finais do Mundial de Clubes 2025

O Real Madrid venceu o Borussia Dortmund por três bolas a duas durante a noite deste sábado, em jogo do Mundial de Clubes 2025.

Vangelis Pavlidis prepara mudança importante na carreira

Vangelis Pavlidis prepara-se para mudar de agente. O avançado grego do Benfica vai passar a ser representado por Arturo Canales.

Benfica pediu mudança da data da Supertaça de Portugal e Sporting rejeitou

O Benfica tentou mudar a data da Supertaça de Portugal, mas o Sporting indicou que quer disputar o troféu a 31 de julho.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Benfica arrasado: «Espero que não voltes a vestir a nossa camisola»

Raúl de Tomás está a ser criticado depois de uma publicação nas suas redes sociais, onde defendia a tauromaquia.

Gonzalo García a brilhar no Mundial de Clubes 2025: eis os números do avançado do Real Madrid

Gonzalo García tem sido titular indiscutível no Mundial de Clubes 2025 pelo Real Madrid. O jogador é um dos protagonistas da competição.

Kátia Aveiro sai em defesa de Cristiano Ronaldo: «Sociedade doente»

Cristiano Ronaldo tem sido criticado por não ter estado presente nos funerais de Diogo Jota e André Silva, que faleceram num acidente de viação.