📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O voleibol e o desporto feminino precisam de uma oportunidade

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesEu gostava de perceber o porquê do desporto feminino continuar a ser menos valorizado do que o masculino. Gostava mesmo.

Portugal é um país de futebol, já sabemos, mas essencialmente de desporto masculino. Sempre o masculino. E isso é assim no voleibol, no basquetebol, na natação, no atletismo…e no futebol. E não compreendo. Não quando a maioria dos atletas são raparigas, não quando há muito mais para descobrir no jogo feminino do que no masculino e não quando o feminino pode ser uma oportunidade para muitos.

No caso específico do voleibol, há, com quase toda a certeza, mais do dobro de equipas femininas do que masculinas e, consequentemente, mais do dobro de atletas raparigas do que rapazes. E são necessários treinadores, são necessárias pessoas que façam com que o jogo de umas equipas se distinga das outras para as levar ao topo.

Fonte: Vanda Pinto
Fonte: Vanda Pinto

É mais fácil encontrar bons atletas em 100 do que em 40. A margem de progressão é maior. O estilo de jogo pode até ser mais cativante. As mulheres sempre treinaram e jogaram com menos apoios do que os homens, quase não são remuneradas e continuam. E são mais do que eles.

Quem é que não pensa nisto? Porque é que não se dá uma oportunidade ao feminino? E, como é claro, eu sou suspeita para falar, mas é notório e evidente. Não há uma explicação plausível, mas eu gostava de a descobrir.

Foto de capa: Vanda Pinto

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai ao mercado de janeiro: eis as posições prioritárias a reforçar

O Sporting prepara-se para ir ao mercado de janeiro. 1 ou 2 extremos e um médio (posição 8) são as prioridades leoninas.

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.