O voleibol e o desporto feminino precisam de uma oportunidade

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesEu gostava de perceber o porquê do desporto feminino continuar a ser menos valorizado do que o masculino. Gostava mesmo.

Portugal é um país de futebol, já sabemos, mas essencialmente de desporto masculino. Sempre o masculino. E isso é assim no voleibol, no basquetebol, na natação, no atletismo…e no futebol. E não compreendo. Não quando a maioria dos atletas são raparigas, não quando há muito mais para descobrir no jogo feminino do que no masculino e não quando o feminino pode ser uma oportunidade para muitos.

No caso específico do voleibol, há, com quase toda a certeza, mais do dobro de equipas femininas do que masculinas e, consequentemente, mais do dobro de atletas raparigas do que rapazes. E são necessários treinadores, são necessárias pessoas que façam com que o jogo de umas equipas se distinga das outras para as levar ao topo.

Fonte: Vanda Pinto
Fonte: Vanda Pinto

É mais fácil encontrar bons atletas em 100 do que em 40. A margem de progressão é maior. O estilo de jogo pode até ser mais cativante. As mulheres sempre treinaram e jogaram com menos apoios do que os homens, quase não são remuneradas e continuam. E são mais do que eles.

Quem é que não pensa nisto? Porque é que não se dá uma oportunidade ao feminino? E, como é claro, eu sou suspeita para falar, mas é notório e evidente. Não há uma explicação plausível, mas eu gostava de a descobrir.

Foto de capa: Vanda Pinto

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Florentino Luís: «O Benfica é elite e dá todas as condições para chegarmos à equipa principal com a mentalidade de ganhar»

Florentino Luís concedeu uma entrevista à Liga Portugal onde abordou a sua carreira profissional até à chegada ao Burnley.

Nilton Varela sobre o Mundial 2026: «Portugal tem de estar no lote dos favoritos»

Nilton Varela é o mais recente convidado do Bola na Rede. Lateral de 25 anos joga agora no Beerschot VA (Bélgica) e falou sobre vários temas.

Varzim contrata André André para diretor-desportivo

André André será o novo diretor-desportivo do Varzim. O ex-jogador volta assim ao clube que o revelou ao mundo do futebol.

Kylian Mbappé fala sobre novo recorde de Lionel Messi: «É ele quem detém o recorde, eu estou atrás»

Kylian Mbappé fala sobre Lionel Messi ter batido o recorde de mais golos em Mundiais. O avançado francês marcou dois golos e pode bater recorde.

PUB

Mais Artigos Populares

Lincoln prepara-se para deixar o Alverca neste mercado de verão

Lincoln está perto de deixar o Alverca neste mercado de verão. O futuro do médio brasileiro deverá passar pelo estrangeiro.

Burgos anuncia saída de Mario González

Mario González está de saída do Burgos. O avançado espanhol está a avaliar as opções para a próxima etapa da carreira.

Atlético Madrid ameaça Barcelona com queixa na FIFA devido a Julián Álvarez

O Atlético Madrid vai denunciar o Barcelona à FIFA por alegadas negociações irregulares com Julián Álvarez.