📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Voleibol sofre de falta de reconhecimento

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesPortugal é um país de futebol, todos sabemos. Já as restantes modalidades são vistas como tal: “resto”. Vemos os jornais e somos capazes de não ver uma única notícia sobre voleibol ou outra modalidade. E mesmo quando falamos das modalidades, verificamos que o voleibol é um pouco deixado de lado. Poucas notícias, poucos jogos transmitidos, poucas reportagens, poucas entrevistas.

Mas a verdade é que quem está à frente da modalidade também não consegue cativar nem sensibilizar a comunicação social em situações de ascensão. Vejamos os exemplos: em 2010, fomos vencedores da Liga Europeia e pouco ou nenhum destaque se deu a isso; temos clubes a participar com sucesso em competições europeias, com jogos que não são transmitidos nos canais desportivos; também poucos jogos das seleções de formação têm direito a transmissão televisiva. E nem nos jornais impressos, nem online, há destaque para essas situações. Já para não falar que, até há pouco tempo, tínhamos, com sorte, a transmissão de um jogo por semana – sempre do escalão sénior masculino.

Se a imagem já é limitada, quem gere a modalidade também não tem tido muito sucesso no sentido de a promover. Se este trabalho começar a ser melhor conseguido, talvez os apoios (que falei no último artigo) comecem a aparecer e a aumentar. Um bom exemplo deste trabalho de promoção é a parceria da Federação Portuguesa de Voleibol e a Bola TV, através da qual podemos ter acesso, semanalmente, a um jogo do campeonato feminino.

A Bola TV tem sido um importante aliado, mas é preciso mais
A Bola TV tem sido um importante aliado, mas é preciso mais

E esta questão da diferença entre o masculino e o feminino é outra situação que não passa despercebida e que merece ser desenvolvida, numa próxima.

Para já, fica só mais uma nota de atenção: quando o futebol tem iguais ou piores resultados do que as modalidades (e neste caso estou a falar tanto a nível de seleções como de clubes), e quando “todos” os apoios são para o futebol, não devíamos estar todos na fila da frente para atirar a primeira pedra quando alguma coisa corre mal às modalidades, inclusive ao voleibol. Porque se o trabalho de quem gere a modalidade não é o ideal, o que é feito fora dela também não é melhor.

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fiorentina decide despedir Stefano Pioli: histórico está a ter uma época para esquecer

Stefano Pioli não deve continuar como treinador da Fiorentina. A equipa italiana ainda não sabe o que é vencer para a Serie A.

Vítor Pereira despede-se do Wolverhampton: «Foi um privilégio»

Vítor Pereira já não é treinador do Wolverhampton. O técnico português reagiu à saída nas redes sociais e deixou agradecimentos.

Rui Borges na lista do Wolverhampton para suceder a Vítor Pereira

Rui Borges está na lista do Wolverhampton. Clube inglês despediu Vítor Pereira e procura um novo treinador para assumir o clube.

West Ham United de Nuno Espírito Santo leva a melhor sobre o Newcastle United

O West Ham United recebeu e venceu o Newcastle United por três bolas a uma, em jogo da décima jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid ‘obrigado’ a pagar mais por Arda Guler

O Real Madrid transferiu mais dois milhões de euros para o Fenerbahçe, relativo à transferência de Arda Guler para o Bernabéu.

Wolverhampton: equipa pode trazer de volta treinador para o lugar de Vítor Pereira

O Wolverhampton está em busca de um novo treinador. Gary O'Neil pode suceder a Vítor Pereira na equipa da Premier League.

Presidente do Vitória SC arrasa arbitragem da partida frente ao Benfica: «Já não tenho dúvidas de que os lances protagonizados pelo Sudakov e pelo...

António Miguel Cardoso reagiu à arbitragem do encontro entre o Vitória SC e o Benfica. O dirigente criticou João Pinheiro.