📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Voleibol sofre de falta de reconhecimento

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesPortugal é um país de futebol, todos sabemos. Já as restantes modalidades são vistas como tal: “resto”. Vemos os jornais e somos capazes de não ver uma única notícia sobre voleibol ou outra modalidade. E mesmo quando falamos das modalidades, verificamos que o voleibol é um pouco deixado de lado. Poucas notícias, poucos jogos transmitidos, poucas reportagens, poucas entrevistas.

Mas a verdade é que quem está à frente da modalidade também não consegue cativar nem sensibilizar a comunicação social em situações de ascensão. Vejamos os exemplos: em 2010, fomos vencedores da Liga Europeia e pouco ou nenhum destaque se deu a isso; temos clubes a participar com sucesso em competições europeias, com jogos que não são transmitidos nos canais desportivos; também poucos jogos das seleções de formação têm direito a transmissão televisiva. E nem nos jornais impressos, nem online, há destaque para essas situações. Já para não falar que, até há pouco tempo, tínhamos, com sorte, a transmissão de um jogo por semana – sempre do escalão sénior masculino.

Se a imagem já é limitada, quem gere a modalidade também não tem tido muito sucesso no sentido de a promover. Se este trabalho começar a ser melhor conseguido, talvez os apoios (que falei no último artigo) comecem a aparecer e a aumentar. Um bom exemplo deste trabalho de promoção é a parceria da Federação Portuguesa de Voleibol e a Bola TV, através da qual podemos ter acesso, semanalmente, a um jogo do campeonato feminino.

A Bola TV tem sido um importante aliado, mas é preciso mais
A Bola TV tem sido um importante aliado, mas é preciso mais

E esta questão da diferença entre o masculino e o feminino é outra situação que não passa despercebida e que merece ser desenvolvida, numa próxima.

Para já, fica só mais uma nota de atenção: quando o futebol tem iguais ou piores resultados do que as modalidades (e neste caso estou a falar tanto a nível de seleções como de clubes), e quando “todos” os apoios são para o futebol, não devíamos estar todos na fila da frente para atirar a primeira pedra quando alguma coisa corre mal às modalidades, inclusive ao voleibol. Porque se o trabalho de quem gere a modalidade não é o ideal, o que é feito fora dela também não é melhor.

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Vanda Pinto
Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa reassume liderança na nova contagem de votos, João Noronha Lopes e Luís Filipe Vieira completam o pódio na corrida pela presidência do...

Foi feita uma nova contagem oficial dos votos com Rui Costa na liderança. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Luís Filipe Vieira reage aos primeiros resultados sem assumir derrota… mas com certeza: «O Rui Costa e o Noronha Lopes estão bem posicionados para...

Luís Filipe Vieira já reagiu às primeiras informações sobre as eleições do Benfica. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Resultados oficiais das eleições do Benfica ao minuto: a atualização constante dos resultados confirmados

Já são conhecidos os resultados oficiais de várias zonas encarnadas. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Rui Costa com vitória expressiva na Quarteira e mais de 50% dos votos nesta secção

Rui Costa conseguiu uma importante vitória na Quarteira, no Algarve. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

PUB

Mais Artigos Populares

Luca Saputo fala do futuro de Iván Jaime no Montréal: «Pode ajudar-nos com a sua qualidade»

Luca Saputo falou acerca do futuro de Iván Jaime. O jogador pode permanecer no Montréal se completar 60 por cento dos jogos desta época.

Igor Tudor garante: «Não tenho medo nenhum de ser despedido»

Igor Tudor afirma não ter medo de ser despedido na antevisão à partida com a Lazio. A imprensa aponta que o jogo pode decidir o futuro do técnico.

Estádio do Restelo poderá ser o palco do encontro entre Benfica e Atlético na Taça de Portugal

O jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal entre o Benfica e o Atlético poderá ser jogado Estádio do Restelo, mas está ainda sem data.