Balanço final

futebol nacional cabeçalho

A Liga Europa terminou e com ela a participação das equipas portuguesas presentes na fase de grupos. Este ano, Portugal fez representar-se nesta fase por dois estreantes, Estoril e Paços de Ferreira, e por um regressado, Vitória SC. Nenhum conseguiu passar a fase de grupos e podemos dizer que a última jornada resume um pouco o que foi a campanha de cada um.

Rui Miguel foi o autor do único golo pacense na Liga Europa http://pt.uefa.com
Rui Miguel foi o autor do único golo pacense na Liga Europa
Fonte: UEFA.com

Paços de Ferreira – O Paços de Ferreira calhou num grupo difícil. Fiorentina e Dnipro eram os favoritos à passagem do grupo, sendo muito mais fortes do que Paços e Pandurii. Aos castores restava deixarem uma boa imagem na Liga Europa. O último jogo, um empate a 0-0 no terreno do Pandurii, resume a campanha europeia do Paços de Ferreira: um Paços de Ferreira fraco, sem ideias, que foi dominado pelo adversário, o Pandurii, que está à altura da maioria das equipas portuguesas, à imagem dos outros jogos. Apesar de ter acabado em 3º lugar, os números mostram como foi a participação pacense. Com apenas 3 pontos e um golo marcado, o Paços tem como ponto positivo o facto de não ter acabado em último lugar. Para esta fraca campanha muito contribuiu o complicado início de época. Um calendário onde jogou com Zenit, SC Braga, Benfica, Porto, e que abalou e muito a confiança da equipa. A juntar a isto, um treinador sem experiência, desde cedo sem o apoio dos adeptos e um plantel quase novo. Se a missão já era difícil, ainda mais ficou. Ao Paços pedia-se mais a nível exibicional, principalmente nos jogos com o Pandurii.

Estoril – Outro estreante, o Estoril tinha um grupo um pouco mais acessível, com Sevilha, Freiburg e Slovan Liberec. A boa forma que o Estoril mostrava dentro de campo fazia prever que seria possível lutar pela próxima fase. No final, os canarinhos acabaram com 3 pontos e em último lugar, mas saíram de cabeça erguida. O que falhou? A pouca experiência a este nível e algum azar. O Estoril teve jogos onde fez boas exibições mas pecou na finalização, sendo o jogo em casa com o Freiburg (jogo decisivo para a qualificação) o maior exemplo disso, tantas foram as oportunidades falhadas. Ficou a faltar uma vitória, mas fica a certeza de que os canarinhos têm condições para voltar e fazer melhor.

O conjunto treinado por Rui Vitória esteve próximo de passar a fase de grupos http://cdn.controlinveste.pt
O conjunto treinado por Rui Vitória esteve próximo de passar a fase de grupos
Fonte: controlinveste.pt

Vitória SC – O Vitória foi a equipa que mais prometeu nesta Liga Europa. Depois de um bom arranque (uma goleada ao Rijeka e um empate em Lyon), o Vitória parecia bem encaminhado para o apuramento. Mas o duplo confronto com o Bétis comprometeu a qualificação. Em Sevilha, os minhotos realizaram uma boa exibição mas perderam, num jogo onde Rui Vitória pode queixar-se de um penalty não assinalado, quando estava 0-0. Em Guimarães, um golo dos espanhóis no último minuto deitou por terra as aspirações dos vimaranenses, que, no jogo a seguir, no terreno do Rijeka, empataram e confirmaram o adeus à Liga Europa. No último jogo, o Vitória esteve a ganhar ao Lyon, mas perdeu por 2-1. Um jogo que mostra como foi a aventura europeia: os vimaranenses tiveram na mão tudo para serem bem-sucedidos mas, por imaturidade e ainda pouca experiência a este nível, falharam.

Nenhuma das três equipas conseguiu passar, mas conseguiram ganhar experiência e obter alguns bons resultados. Que seja um “até já” à Liga Europa, pois ficou provado que, com mais experiência europeia, estas equipas poderiam fazer mais.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica protagoniza um título para recordar | Futsal

Benfica é novamente campeão nacional de futsal, seis anos depois. Os encarnados, ao fim de cinco jogos eletrizantes, conquistaram o seu nono título nacional.

Reforço para o FC Porto confirmado pelo agente do jogador: «É um reforço direto, substituindo Ivan Marcano»

A transferência de Dominik Prpic foi confirmada pelo agente do jogador. O defesa-central croata vai representar o FC Porto.

Ex-Sporting Shikabala termina carreira como futebolista

Shikabala terminou oficialmente a carreira como futebolista profissional. O avançado egípcio fechou o ciclo aos 39 anos.

Mallorca garante acordo verbal com antigo alvo de Benfica e de FC Porto

O Mallorca já tem um acordo verbal com Pablo Torre. O médio do Barcelona esteve na mira do Benfica e do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Sporting junta-se à equipa técnica de Mikel Arteta no Arsenal

O Arsenal vai passar a contar com Gabriel Heinze na equipa técnica. O treinador argentino vai integrar o staff de Mikel Arteta.

O vídeo emocionante publicado pelo Liverpool em homenagem a Diogo Jota

O Liverpool publicou um vídeo emocionante dedicado a Diogo Jota. O avançado português perdeu a vida nesta quinta-feira.

Fábio Cardoso regressa ao FC Porto após experiência no Mundial de Clubes 2025

Fábio Cardoso vai regressar ao FC Porto. Defesa-central esteve emprestado ao Al Ain e ainda jogou o Mundial de Clubes 2025.