📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

3 possíveis substitutos para Grimaldo

- Advertisement -

Benfica

Luis Enrique preferiu Jordi Alba e Gayá na lista para o Catar. Quando o capitão valenciano ficou indisponivel, surgiu o nome de Alejandro Baldé, wonderkid culé – e Grimaldo, depois dum início de 2022-23 sensacional, ficou em terra junto a Cucurella, Marcos Alonso, Pedrazza ou Angeliño. O lateral benfiquista sabe que a Liga Portuguesa é um entrave ao reconhecimento internacional do seu talento, por muito bem que jogue em contexto de Champions League, e daí que as suas reticências em renovar sejam tantas e a demora numa decisão seja frustrante para a massa adepta, que vê Janeiro ali tão perto – e a oportunidade do lateral espanhol decidir livremente o seu futuro.

Nesse caso, deixará legado no corredor esquerdo da Luz e um enorme vazio, difícil de preencher e por isso pedir-se-á a Rui Costa e Roger Schmidt muito tino na escolha do próximo. Não é escolha que se faça espontaneamente nem de forma atabalhoada, confiando em critérios pré-definidos e pouco vagos – ao futebol do Benfica interessa alguém tão inteligente e tecnicista como o espanhol, ainda que isso seja difícil, além da característica rara de se agigantar nos jogos de maior importância. Ristic não teve ainda oportunidade de mostrar grandes credenciais e o plano para si não parece, até ao momento, de grandes apostas como opção inicial. É obrigatório recorrer ao mercado.

Em forma de sugestão, vão três nomes: três jovens que despontam nessa Europa do futebol com características semelhantes, jovens com experiência em ligas top5 ou Liga dos Campeões, jovens que são já decisivos nas suas equipas e que mostram preparação suficiente para dar o salto.

Borna Sosa

Em urgente processo de rejuvenescimento, a Croácia tem continuado a produzir quantidades industriais de talento geracional e um dos grandes nomes da nova vaga é Borna Sosa, malabarista dum aflito Estugarda que se vê em apuros na Bundesliga – em posição de play-off na chegada à pausa de Mundial – e os problemas financeiros que a isso levaram obrigam a repensar. Uma das boias de salvação poderá ser o Mundial do Catar e uma boa prestação da joia da coroa – concorre pela titularidade com Barisic, do Rangers – poderá dar margem de manobra na exigência por valores mais risonhos.

Sosa vem somando em 2022-23 época estrondosa, com oito assistências em… 13 (!!) jogos disputados pelos da Suábia, o que o coloca no topo de todos os rankings de produção ofensiva – nesse capítulo, nada deixará a dever a Alejandro Grimaldo. No ranking de expected assists por 90’só perde para Messi, De Bruyne, Alba, Cabella ou Neymar – nenhum deles actuando tão recuado – e nas expected threats é este o figurino:

Barcelona, Chelsea e Tottenham perguntaram por ele no início do ano civil e o Estugarda apontou para a placa – 25 milhões ou nada. Mudando-se os tempos, mudam-se as vontades, e agora são o Inter e a Atalanta quem está na pole position para aproveitar as fragilidades financeiras do clube alemão. Simone Inzaghi quer alguém para ocupar a vaga de Gosens – que ainda não impressionou em Milão –  e Sosa é a opção número um dum leque com Besenbaini (Monchengladbach), Mazocchi (Salernitana) ou Pedrazza (Villareal).

Tem a palavra o Benfica, que pode oferecer a Sosa a preponderância no onze que no Giuseppe Meazza é dificil alcançar, até pela concorrência de DiMarco, e os títulos, que têm faltado ao Inter.

 

Viktor Kristiansen

Este golo com que finalizou o 0-2 aplicado ao Aarhus neste fim de semana é um boost motivacional para o jovem dinamarquês de 19 anos, que apesar da idade já é nome consolidado no futebol escandinavo pelo potencial monstruoso que demonstra. Formado no clube da capital, estreou-se em 2020, ainda com 17, e desde aí que ficou à vista dos mais atentos que é um dos grandes nomes para a posição nesta década: muito completo e versátil, é tão desenvolto nas tarefas defensivas – com ele a fazer 90’, o Copenhaga conseguiu clean sheet versus Manchester City e Sevilha nesta Champions – como na chegada à frente, onde faz do sentido prático a base das suas decisões, sendo por isso um perigo constante. Em 2022-23, tem mostrado associação profícua com Daramy, joia do Ajax emprestada de volta na Dinamarca, construindo ala esquerda de grande gabarito.

A campanha do clube dinamarquês em contexto interno foi a mais esperada – título nacional – mas quando se Kristiansen lesionou, em meados de Abril e para um período de dois meses (acabou por falhar 10 jogos, todos os da fase de apuramento de campeão), o Copenhaga ressentiu-se e chegou a dar esperanças aos adversários: perdeu dois jogos nesses dez (mais dois empates), o mesmo número de em toda a fase regular, que contou… 22.

Em Junho deste ano espalharam-se alguns rumores de que Rui Costa e Roger Schmidt estariam de olho em Viktor para suprimir a eventual ausência de Grimaldo – uma boa notícia para os adeptos que, depois da descoberta de Fredrik Aursnes, voltam a olhar para a Escandinávia com outros olhos, os mesmos dos tempos de Stromberg, Thern e Magnusson.

Viktor está avaliado em quatro milhões pelo Transfermakrt, uma pechincha que se justifica pela ausência do Campeonato do Mundo – Viktor concorre para o lugar de Maehle, portanto é compreensível que ainda só tenha conseguido acumular presenças até aos sub21: no total, desde os sub16, Kristiansen conta 23 internacionalizações.

Fabiano Parisi

Em 2019 era jogador do Avellino, na Serie D, recebendo 800 euros por mês. Três anos depois e depois duma subida meteórica, é mais uma flor a desabrochar para Mancini, que o chamou para os jogos de preparação frente a Albânia e Aústria na próxima semana.

Por indisponibilidade de Tóloi e Emerson Palmieiri, aproveita o técnico para renovar uma equipa marcada pelo fracasso da ausência do Mundial – falou-se muito da chamada dum adolescente da Udinese, de seu nome Pafundi, mas Parisi é outro estreante na lista, ainda que já tenha comprovado qualidades suficientes no Calcio ao serviço do Empoli, clube pelo qual vem encarrilando boas exibições.

Com elas obrigou o país da bota a olhar para ele – Sarri e a sua Lazio estão de olho, a Fiorentina é outra pretendente, mas é a Juventus que se assume na dianteira da corrida pelo ala de 22 anos, fruto das boas relações que os de Turim mantêm com o Empoli.

A intenção da Vecchia Signora é imitar o negócio feito por Cambiaso, outro prodígio canhoto contratado na antecipação ao Génova e que foi colocado quase imediatamente a rodar (no Bolonha) de forma a não apressar qualquer etapa de desenvolvimento – e é por aqui quese pode fazer valer o Benfica, oferecendo ao atleta outras condições e certezas quanto ao seu futuro. Valores? Fala-se a rondar os 10 milhões, bem aceitável para alguém prestes a tornar-se internacional italiano em tão tenra idade.

 

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Participação de Andreas Schjelderup no Mundial 2026 nos Estados Unidos pode estar em causa

Andreas Schjelderup pode não ser permitido de entrar nos Estados Unidos pelo processo judicial de partilha de conteúdos sexuais de menores.

Duarte Gomes questionado sobre grande penalidade no Benfica x Casa Pia: «É um lance de interpretação»

Duarte Gomes falou sobre a grande penalidade assinalada por Gustavo Correia na partida entre o Benfica e o Casa Pia.

Luciano Gonçalves: «Aqui ninguém rebenta ninguém»

Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, falou sobre as polémicas que têm assolado o futebol português.

Premier League antecipa jogos do Arsenal e Crystal Palace a pedido dos clubes

A Premier League decidiu aceitar os pedidos do Arsenal e Crystal Palace para adiar os seus jogos antes da Taça da Liga Inglesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Duarte Gomes dá razões para os árbitros errarem: «Mais do que aspetos técnicos, toca em aspetos mentais e psicológicos»

Duarte Gomes explicou por que razão os árbitros erram, assumindo que é necessário ainda mais trabalho para melhorar.

Duarte Gomes: «Não há trabalhos perfeitos e sabemos, com toda a humildade, que não há Maradonas na arbitragem»

Duarte Gomes, atual Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Futebol, falou sobre as polémicas do futebol nacional.

Benfica: Mário Branco e António Silva arriscam castigo pelos incidentes após o jogo frente ao Casa Pia

Mário Branco pode ter de cumprir um castigo pesado pelos insultos aos árbitros do jogo frente ao Casa Pia e António Silva espera decisão.