A ascensão de Samaris

paixaovermelha

Depois do jogo frente ao SC Braga, não pode haver dúvidas: Samaris é um jogador de enorme talento. A verdade é que o grego, proveniente do Olympiacos, teve um péssimo início de temporada, mostrando enormes lacunas táticas e uma dificuldade gritante para perceber o que pretende Jorge Jesus da posição “6” no esquema tático das águias. Quem segue o futebol português há alguns anos, em especial o Benfica, não tem dúvidas em apontar que o trinco é uma posição crucial para o equilíbrio da equipa. Jorge Jesus sempre demonstrou um dom peculiar para transformar qualquer médio num 6 de renome mundial. Foi assim com Javi Garcia, com Matic e, agora, ao que tudo indica, Samaris irá seguir as pisadas dos atuais jogadores do Chelsea e do Zenit.

Mas recuando novamente uns meses, o internacional grego, que custou dez milhões de euros aos cofres do Benfica, vinha rotulado de craque por quase toda a imprensa desportiva nacional. Com Fejsa lesionado por vários meses, a luta pela titularidade seria com Cristante, ex-jogador do AC Milan. Não demorou muito para todos percebermos qual seria a aposta de Jorge Jesus. Samaris jogava praticamente todos os jogos, mesmo se as exibições roçassem o desastroso. O médio grego mostrava alguns argumentos técnicos, é verdade, mas a capacidade de sair com bola era débil, a aptidão para lançar colegas em progressão era fraca e, mais importante, os níveis de contenção ao meio-campo eram baixíssimos.

Samaris fez a sua melhor exibição frente ao SC Braga Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Samaris fez a sua melhor exibição frente ao SC Braga
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica 

O tempo (e os jogos) foi passando e Samaris denotava algum crescimento. Sete meses depois, Samaris é um jogador totalmente diferente daquele que iniciou a época. Frente ao SC Braga, Samaris foi absolutamanete imperial no meio-campo do Benfica. Engoliu por completo os três médios do Braga (Danilo, Rúben Micael e Tiba) e, mais impressionante, mostrou uma confiança extraordinária na hora de sair a jogar. Por vezes ainda parece um jogador pesado, incapaz de acertar o timing de corte, mas é pura ilusão: foram incontáveis as dobras que fez, tanto aos laterais como aos centrais. À exceção de um ou outro lance, se o SC Braga foi incapaz de lançar os venenosos contra-ataques (que tão bem caracterizam a equipa de Sérgio Conceição) muito se deve à exibição monstruosa do ex-Olympiacos. É isso mesmo, Samaris foi um monstro no meio-campo do Benfica.

Para além disso, o grego tem realmente um gosto especial pelos grandes jogos, uma vez que as suas melhores exibições foram frente ao FC Porto, Sporting e SC Braga. Habituado aos ambientes frenéticos dos estádios gregos, Samaris já provou ser um atleta capaz de responder positivamente mesmo sobre pressão.

O Benfica parece ter encontrado mais um pérola, mas, obviamente, o mérito da ascensão de Samaris pertence todo a Jorge Jesus e à equipa técnica encarnada que, a não ser que o futebol dê uma grande reviravolta, tornaram o grego num jogador imprescindível ao futebol do Benfica.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Está definido o quadro dos quartos de final da Gold Cup

Está em andamento a Gold Cup, competição de seleções da América do Norte. Já estão definidos os jogos dos quartos de final.

Lyon reage à descida à Ligue 2 na secretaria por dívidas: «Decisão incompreensível»

O Lyon reagiu em comunicado a decisão da DNCG. Devido a dívidas, o emblema francês descerá de divisão para a Ligue 2.

Marisa Gomes após participação histórica de Portugal no Euro Sub-19 Feminino: «Orgulhosas do percurso desta equipa e destas jogadoras»

Marisa Gomes analisou a participação de Portugal no Euro Sub-19 Feminino. Queda nas meias finais iguala melhor registo histórico.

João Rego voltou a somar minutos pelo Benfica: «Ganhei os duelos quase todos e consegui ajudar a equipa»

João Rego analisou a vitória do Benfica no Mundial de Clubes 2025. Águias venceram Bayern Munique e estão na próxima fase.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica já conhece os 2 possíveis adversários e a data do jogo caso chegue aos quartos de final do Mundial de Clubes

Benfica ou Chelsea já sabem que vão enfrentar Palmeiras ou Botafogo nos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Já há 4 jogos definidos para os oitavos de final do Mundial de Clubes

Com os resultados já conhecidos, ficaram definidos quatro encontros nos oitavos de final do Mundial de Clubes. O Benfica enfrenta o Chelsea.

Chelsea bate Espérance de Tunis e Flamengo empata com Los Angeles FC no fecho do grupo D do Mundial de Clubes

O Chelsea não teve problemas para derrotar o Espérance de Tunis por 3-0, na última jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes. Clube londrino ficou no segundo lugar.