A posição maldita – Os Laterais Esquerdos Encarnados

- Advertisement -

À data de junho de 2015, desde 2005, tinham sido contratados 18 – leu bem, dezoito – laterais esquerdos para o Benfica. Vamos tentar fazer um pequeno apanhado ao que se passou nesta posição que tem sido “negra” para quem veste de vermelho e branco ao longo destes anos.

Primeiro havia Léo, o brasileiro que vincou a sua presença regular como defesa esquerdo até ao inverno do ano em que Jorge Jesus tomou o comando da equipa técnica encarnada. Ao longo desses três anos de Léo na esquerda, houve Sepsi, Miguelito ou Jorge Ribeiro, mas nenhum que deixasse alguma recordação duradoura na memória dos benfiquistas. Porém, foi este último que jogou com maior frequência na última temporada de Léo. Além disso, também David Luiz foi “forçado” a adaptar-se à posição na esperança de que saísse dali a solução para a posição maldita.

Com Jorge Jesus no comando, Jorge Ribeiro era o detentor do lugar, mas dois novos jogadores vieram para competir pela posição: César Peixoto e Shaffer. No entanto, não foi nenhum destes a brilhar no lado esquerdo da defesa. O português ainda jogou a meio campo, enquanto que Shaffer pouco se viu em campo pois foi emprestado em janeiro. Na verdade, foi o jovem extremo, Fábio Coentrão, que, adaptado ao lugar vazio, fez a delícia em campo do treinador e dos adeptos. Com a ajuda do português, nessa temporada o Benfica ergueu o troféu da Primeira Liga.

Foi com Coentrão que o lugar amaldiçoado escondeu a sua maldição, mas a saída do português para o Real Madrid veio ressuscita-la. Vieram Carole, Capdevila, Luís Martins e Émerson – e quem não se lembra deste último?

O brasileiro mostrou-se ser a grande aposta nessa temporada, deixando no banco um campeão mundial por Espanha. Mesmo sofrendo a irritação dos adeptos, assobios e resmungões, Jorge Jesus manteve-se fiel à sua teimosia – quase tão grande quanto o seu ego – e fez o brasileiro jogar a grande parte das partidas disputadas pelos encarnados.

No ano seguinte, o extremo paraguaio, Melgarejo, foi o ‘novo Coentrão’ ao ser adaptado a defesa esquerdo ao longo da temporada inteira. O jovem não cumpria mal as suas funções, mas a comparação ao português doía e a cada momento que se notava a falta de um lateral esquerdo de maior qualidade, as mãos iam à cabeça.

Siqueira deixou saudades aos adeptos da Luz
Fonte: SL Benfica

Foi em 2013/14 que Bruno Cortez aterrou em Portugal, rotulado como o melhor defesa do campeonato brasileiro dois anos antes, mas logo se viu que entre ele e o Benfica não ia funcionar. Com a saída de Melgarejo para a Rússia, os encarnados não tinham lateral esquerdo acertado, mas a salvação veio com o nome de Siqueira.

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica oficializa saída de Sidny Cabral para o Trabzonspor

Sidny Cabral é reforço do Trabzonspor. O Benfica oficializou a saída do internacional cabo-verdiano numa transferência em definitivo.

Elche não vai renovar com André Silva e avançado vai mesmo regressar ao FC Porto a custo zero

André Silva vai ser reforço do FC Porto a custo zero. Avançado internacional português não renovará com o Elche.

Luan Patrick elege a melhor equipa que defrontou na Primeira Liga: «Uma equipa muito bem treinada, que não abdica da sua forma de jogar»

Luan Patrick concedeu uma entrevista ao Bola na Rede, onde elegeu a melhor equipa e os melhores jogadores que defrontou na Primeira Liga.

José Mourinho recorre ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e apresenta queixa contra a Federação Turca

José Mourinho recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para apresentar uma queixa contra a Federação Turca.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City já tem plano B para o meio-campo após levar nega do Nottingham Forest por Elliot Anderson

O Manchester City já tem um plano B para o meio-campo. Sandro Tonali está na lista da equipa da Premier League, caso Elliot Anderson não seja contratado.

Diretor do Manchester United deixa elogios para Ruben Amorim: «Merece muito crédito e acredito que vai ser um treinador de sucesso»

O diretor-executivo do Manchester United, Omar Berrada, deixou muitos elogios para Ruben Amorim. O dirigente francês assumiu que o técnico português passou por uma época difícil.

FC Porto confirma inscrição de equipa sénior de futsal na 3.ª Divisão para 2026/27

O FC Porto anunciou a criação de uma equipa sénior de futsal e a respetiva inscrição no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão.