A posição maldita – Os Laterais Esquerdos Encarnados

- Advertisement -

À data de junho de 2015, desde 2005, tinham sido contratados 18 – leu bem, dezoito – laterais esquerdos para o Benfica. Vamos tentar fazer um pequeno apanhado ao que se passou nesta posição que tem sido “negra” para quem veste de vermelho e branco ao longo destes anos.

Primeiro havia Léo, o brasileiro que vincou a sua presença regular como defesa esquerdo até ao inverno do ano em que Jorge Jesus tomou o comando da equipa técnica encarnada. Ao longo desses três anos de Léo na esquerda, houve Sepsi, Miguelito ou Jorge Ribeiro, mas nenhum que deixasse alguma recordação duradoura na memória dos benfiquistas. Porém, foi este último que jogou com maior frequência na última temporada de Léo. Além disso, também David Luiz foi “forçado” a adaptar-se à posição na esperança de que saísse dali a solução para a posição maldita.

Com Jorge Jesus no comando, Jorge Ribeiro era o detentor do lugar, mas dois novos jogadores vieram para competir pela posição: César Peixoto e Shaffer. No entanto, não foi nenhum destes a brilhar no lado esquerdo da defesa. O português ainda jogou a meio campo, enquanto que Shaffer pouco se viu em campo pois foi emprestado em janeiro. Na verdade, foi o jovem extremo, Fábio Coentrão, que, adaptado ao lugar vazio, fez a delícia em campo do treinador e dos adeptos. Com a ajuda do português, nessa temporada o Benfica ergueu o troféu da Primeira Liga.

Foi com Coentrão que o lugar amaldiçoado escondeu a sua maldição, mas a saída do português para o Real Madrid veio ressuscita-la. Vieram Carole, Capdevila, Luís Martins e Émerson – e quem não se lembra deste último?

O brasileiro mostrou-se ser a grande aposta nessa temporada, deixando no banco um campeão mundial por Espanha. Mesmo sofrendo a irritação dos adeptos, assobios e resmungões, Jorge Jesus manteve-se fiel à sua teimosia – quase tão grande quanto o seu ego – e fez o brasileiro jogar a grande parte das partidas disputadas pelos encarnados.

No ano seguinte, o extremo paraguaio, Melgarejo, foi o ‘novo Coentrão’ ao ser adaptado a defesa esquerdo ao longo da temporada inteira. O jovem não cumpria mal as suas funções, mas a comparação ao português doía e a cada momento que se notava a falta de um lateral esquerdo de maior qualidade, as mãos iam à cabeça.

Siqueira deixou saudades aos adeptos da Luz
Fonte: SL Benfica

Foi em 2013/14 que Bruno Cortez aterrou em Portugal, rotulado como o melhor defesa do campeonato brasileiro dois anos antes, mas logo se viu que entre ele e o Benfica não ia funcionar. Com a saída de Melgarejo para a Rússia, os encarnados não tinham lateral esquerdo acertado, mas a salvação veio com o nome de Siqueira.

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: Camarões de Michaely Bihina fazem história e conquistam a CAN pela primeira vez

Michaely Bihina, guarda-redes do Benfica, foi titular na vitória dos Camarões por 3-0 frente ao Malawi, na final da CAN 2026.

Sporting empata com London City Lionesses no Algarve

O Sporting empatou com as London City Lionesses de Alexias Putellas. O encontro foi de carácter particular e terminou com empate a uma bola.

Jamie Vardy no Brasil? Eis o clube que está interessado e o abordou

O São Paulo está interessado em contratar Jamie Vardy a custo zero. Avançado inglês de 39 anos encontra-se livre no mercado.

Fafe vence no terreno do S. João Ver e Varzim derrota o Marco 09: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Fafe viajou até casa do S. João Ver para vencer por 3-1 e o Varzim superou o Marco 09 por 2-1, em jogos da segunda jornada da Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro e Vasco da Gama de Pedro Emanuel sofrem derrotas pesadas: Eis os resultados do dia no Brasileirão

Na 23.ª jornada do Brasileirão, o Grémio foi derrotado por 3-0 frente ao Atlético Mineiro, assim como Vasco da Gama diante do Santos.

Braga a fechar médio do Barcelona por um valor superior aos 10 milhões de euros

O Braga aproxima-se da contratação de Tommy Marqués, jovem médio defensivo do Barcelona. Eis o ponto de situação.

Besiktas e Basaksehir iniciam campanha 2026/27 com vitórias caseiras: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Besiktas venceu o Eyuspor pela margem mínima e o Basaksehir bateu o Kocaelispor por 2-0, na primeira jornada da Liga Turca.