📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

À segunda é de vez | Benfica x Casa Pia

- Advertisement -

Primeira Liga, 11.ª jornada: domingo, 9 de novembro de 2025, 20:30.

A ANTEVISÃO: NA RESSACA DE ELEIÇÕES, GANSO FERIDO PROCURA CAÇAR A ÁGUIA

É um jogo que marca um virar de página para o Benfica e para o Casa Pia. Do lado da equipa da casa, fecha-se, por fim, o capítulo das eleições aos órgãos sociais. Do lado do Casa Pia, é o primeiro jogo desde o despedimento de João Pereira, um treinador novo e que se mostrou promissor, mas que não resistiu aos maus resultados, fruto também de ter visto a sua equipa despida de uma época para a outra.

Dentro de campo, que é onde mais importa, as equipas oscilam. José Mourinho talvez tenha encontrado uma base para conseguir fazer este Benfica jogar à bola: pressão homem a homem e forçar ataques rápidos a partir da recuperação em zona alta. Repare-se, não que o futebol seja uma ciência exata, mas há duas fórmulas mais convenientes para uma equipa grande portuguesa se impôr em contexto nacional e que encaixam no que é o futebol moderno: jogo posicional e pressão alta.

Se olharmos para o Sporting, ainda que tente uma pressão homem a homem a campo inteiro (deficitária), brilha quando está em ataque posicional. Por outro lado, o Porto de Farioli assumiu-se como a melhor equipa a pressionar em Portugal. José Mourinho, pelos últimos jogos, segue pelo caminho da recuperação em zonas altas, o que é condizente pelas características dos seus jogadores.

Não é por acaso que jogadores como Leandro Barreiro, centro de debate sobre qual a sua posição, têm vindo a ganhar preponderância na equipa encarnada: o jogador é forte no momento de pressão, principalmente homem a homem. Dando ainda a opinião que ninguém pediu, vejo Barreiro como um ‘oito’, mais fixo no corredor central do que móvel, até chegarmos ao último terço, onde é forte no momento de chegada à área e isso vale-lhe a conotação de segundo avançado. Sem bola, é forte na pressão homem a homem, mas apresenta debilidades quando tem que defender o espaço e não o jogador.

Quanto ao Casa Pia, fará o seu primeiro jogo oficial desde a saída de João Pereira. Por isso mesmo, há mais incertezas do que certezas na equipa dos gansos. Ao momento, Gonçalo Brandão é a solução interna escolhida pela equipa de Pina Manique para fazer a transição para o próximo treinador.

A dúvida paira em como o Casa Pia se vai apresentar na Luz: vai manter a sua forma e estrutura que já vinha a desenvolver com João Pereira ou apresentar não só outro esquema tático, bem como novas dinâmicas?

Atendendo ao facto de que o momento do Casa Pia é delicado e pontos são precisos mais que nunca, acho que os gansos vão apresentar-se com estrutura similar ao que era a sua identidade com João Pereira, mas mantendo postura cautelosa e pragmática, procurando usar a suas maiores armas e esconder-se o máximo de tempo possível.

Desta forma, acredito que vejamos o Casa Pia numa linha de cinco que raramente se vai desmontar e que se vai mostrar tímida ao jogo, sem grandes intenções de pressionar, mas sim de se deixar no seu próprio bloco, procurando a verticalidade de jogadores como Nsona e Larrazabal ou da referência Cassiano, juntando ainda à definição de Livolant.

Num momento onde ambas as equipas parecem frágeis psicologicamente, os primeiros minutos do jogo serão chave para perceber quem ganhará a primeira batalha mental.

O árbitro nomeado é Gustavo Correia.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Benfica venceu quatro dos últimos seis jogos frente ao Casa Pia, os restantes jogos terminaram com um empate (1-1) e uma vitória dos gansos, por 3-1.
  2.  O Casa Pia vem de dois jogos seguidos a sofrer, pelo menos, quatro golos por jogo.
  3.  Será o primeiro jogo do Casa Pia após a era João Pereira.
  4.  O Benfica tem uma média de 2.4 golos marcados por jogo e 0.6 sofridos, nos jogos em casa.
  5.  Em jogos do campeonato português, o Benfica não sofre um golo em casa desde setembro.
  6.  No último encontro entre as equipas, o Casa Pia surpreendeu o Benfica e venceu por 3-1.
  7.  Dois dos marcadores do Casa Pia na última vitória frente ao Benfica, Cassiano e Livolant, ainda estão no plantel dos gansos.
  8.  Do último 11 titular que o Benfica apresentou frente ao Casa Pia, apenas cinco jogadores permanecem no plantel encarnado: Trubin, Bah, António Silva, Otamendi e Leandro Barreiro
  9.  Será o primeiro jogo oficial do Benfica após as eleições de 2025.
  10.  Em média, o Casa Pia sofre dois golos por jogo, quando joga na condição de visitante.

JOGADORES A TER EM CONTA

Leandro Barreiro Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Leandro BarreiroO médio (médio?) luxemburguês tem vindo a ganhar o seu espaço na equipa de José Mourinho. Ainda que seja o centro de debate de qual é exatamente a posição de Leandro Barreiro, o jogador tem sido usado como uma espécie de segundo avançado, próximo de Pavlidis, de forma a ajudar na pressão – momento do jogo onde é bastante útil, garantindo, ainda, chegada à área.

Jeremy Livolant Tem sido o jogador com maior produção de golos e assistências, numa época catastrófica para o Casa Pia. Ao momento, é dos jogadores mais esclarecidos tecnicamente, forte na pressão e capaz no último terço. Dá assistências, não treme no 1×1 com o guarda redes e acrescenta capacidade de meia distância. Também sabe o que é marcar ao Benfica.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin, Aursnes, Tomás Araújo, António Silva, Dahl, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Leandro Barreiro, Lukebakio, Prestianni, Pavlidis

Treinador: José Mourinho

José Mourinho não fez a habitual conferência de imprensa de antevisão, devido à convergência de calendário com a segunda volta das eleições do Benfica.

Casa Pia: Sequeira, Kaique Rocha, José Fonte, Sousa, Larrazabal, Mohamed, Nhaga, Geraldes, Livolant, Cassiano, Nsona

Treinador: Gonçalo Brandão

«É uma grande oportunidade de nos mostrarmos, de mostrarmos que temos valor. Temos de competir e o resultado final logo se verá».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-0

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea bate Wolves e sobe ao 2º lugar da Premier League: Houve golo de Pedro Neto

O Chelsea venceu em casa o Wolverhampton por 3-0 para a jornada 11 da Premier League. Pedro Neto marcou um dos golos.

Andreas Schjelderup arrisca condenação por partilha de ilegal de vídeo: «Foi um erro único e estúpido, do qual me arrependo profundamente»

Andreas Schjelderup está em tribunal na Dinamarca por partilha de vídeo ilegal. Em causa partilha de imagens sexuais de menores.

Villarreal de Renato Veiga continua em grande na La Liga

O Villarreal foi à Catalunha vencer o Espanyol por duas bolas a zero, num encontro da 12.ª jornada da La Liga.

Finalistas vencidos recebem os campeões em casa | Crusaders x Devils

O duelo coloca frente a frente os dois finalistas da época transata, Cascais Crusaders e os campeões, Lisboa Devils.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: David Jurásek (e outro jogador) fora dos planos do Besiktas

David Jurásek e Jonas Svensson não entram nos planos do Besiktas. Lateral da Chéquia está emprestado pelo Benfica.

Manuel Vilarinho já votou nas eleições do Benfica: «Estava num aniversário e tive de vir embora»

Manuel Vilarinho já votou para as eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Zalaegerszeg de Nuno Campos chega à segunda vitória nos últimos três jogos na Liga da Hungria

Na 13.ª jornada da Liga Turca, o Zalaegerszeg de Nuno Campos venceu por 2-0 em casa frente ao Diósgyori VTK, e chegou ao oitavo lugar.