📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Acreditar até ao fim

- Advertisement -

A última jornada provou ser modestamente vantajosa ao Sport Lisboa e Benfica. O triunfo sobre o Clube Desportivo Santa Clara somou três pontos ao SL Benfica, e o empate entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto resultou numa aproximação das “Águias” ao primeiro lugar ocupado pelos “Dragões”. Estamos a apenas cinco pontos do topo da tabela classificativa, e já há adeptos que deitam a toalha ao chão, argumentando que só num grande azar do FC Porto é que somos campeões. Por outro lado, também há adeptos que ainda acreditam, e com razão, numa reconquista do campeonato.

Se formos analisar as nossas chances, observamos que ainda são altas, e não há grande razão para estarmos cabisbaixos e perdermos a esperança. São apenas cinco pontos, é uma derrota e dois empates, ou duas derrotas, algo que pode acontecer em qualquer das restantes 17 jornadas. Repare-se bem, são 17 jornadas que ainda faltam. Esta atitude negativa que se tem notado por parte de alguns adeptos não é uma atitude “à Benfica”. É preciso saber acreditar, saber que apesar de a probabilidade ser baixa, ela existe, e no futebol as coisas mudam e dão mil e uma voltas muito facilmente.

Na temporada 2015/2016, na conquista do tricampeonato, e primeiro ano ao comando de Rui Vitória, o SL Benfica estava a sete pontos do primeiro lugar na oitava jornada do campeonato. Como seria normal num dos “três grandes” de Portugal, os adeptos entraram em parafuso a ver que tudo se estava a desmoronar e ainda nem tinha começado praticamente. O SL Benfica já tinha perdido com o Sporting CP (por três a zero na Luz), com o FC Arouca, e com o FC Porto, e empatado com o CF União da Madeira, e ainda só íamos na oitava jornada. No fim fomos campeões, se calhar com alguma sorte, mas sobretudo graças à vontade de fazer mais e melhor.

Bruno Lage assumiu o cargo de treinador a título definitivo
Fonte: SL Benfica

Depois da derrota com o Portimonense SC este ano, o SL Benfica ficou com uma desvantagem tão grande e tão perto do fim, que só com uma recuperação de pontos histórica é que será campeão. Ou seja, nunca antes um clube tinha sido campeão com sete pontos de atraso a 19 jornadas do fim. As estatísticas até indicam uma ode um pouco a favor do falhanço da reconquista, mas recuperar cinco pontos a 17 jornadas do fim não é impossível de todo.

Um dos “obstáculos” à esperada reconquista era o treinador, e esse já foi superado. Com o assumir de comando de Bruno Lage já se notam as diferenças, não só em termos futebolísticos e táticos, mas também a nível de vontade dos jogadores. Foi quase como uma injeção de adrenalina, e era mesmo isso que o SL Benfica estava a precisar.

Como adepto só me resta apelar a todos aquilo que só facilitava o trabalho de todos os envolvidos na equipa sénior do Sport Lisboa e Benfica: vamos acreditar até ao fim. Não vale a pena pensar que está tudo perdido quando não está. Ainda falta muito jogo, muitos golos marcados e sofridos, e como sabemos, uma conquista do campeonato para o SL Benfica, pelo menos nos últimos anos, é sempre a sofrer até ao final. Até porque qual seria a piada de vencer um campeonato sem pelo menos tremer um bocadinho?

Foto de Capa: SL Benfica

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica ganha importância no Atlético Madrid

Marc Pubill tem ganho importância no Atlético Madrid, sendo que foi titular no triunfo contra o Real Oviedo.

‘Guerra’ à vista em Inglaterra? Liverpool de olho em jogador do Everton

O Liverpool é um dos emblemas interessados em Ilman Ndiaye, jogador que pertence aos quadros do Everton, os seus rivais da cidade.

Boston Celtics com vitória apertada sem Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Cleveland Cavaliers na última madrugada, num jogo que não contou com Neemias Queta.

Benfica interessado em Filip Kostic: José Mourinho é um apreciador do sérvio

Filip Kostic é o mais recente alvo do Benfica para a janela de transferências de inverno. O sérvio já trabalhou com José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Dezembro promete ser apertado: eis os jogos a disputar por Sporting, Benfica e FC Porto

Sporting, Benfica e FC Porto vão ter vários desafios ao longo do mês de dezembro, que podem ser importantes para o resto da temporada.

AVS SAD prepara ataque forte ao mercado de inverno

O AVS SAD está interessado em avançar para a aquisição de alguns nomes na próxima janela de transferências de inverno.

Manchester City junta-se à corrida por ‘novo Pedri’ e concorrência é feroz

O Manchester City é o mais recente emblema interessado em Rodrigo Mendoza, médio que pertence aos quadros do Elche.