Acreditar até ao fim

- Advertisement -

A última jornada provou ser modestamente vantajosa ao Sport Lisboa e Benfica. O triunfo sobre o Clube Desportivo Santa Clara somou três pontos ao SL Benfica, e o empate entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto resultou numa aproximação das “Águias” ao primeiro lugar ocupado pelos “Dragões”. Estamos a apenas cinco pontos do topo da tabela classificativa, e já há adeptos que deitam a toalha ao chão, argumentando que só num grande azar do FC Porto é que somos campeões. Por outro lado, também há adeptos que ainda acreditam, e com razão, numa reconquista do campeonato.

Se formos analisar as nossas chances, observamos que ainda são altas, e não há grande razão para estarmos cabisbaixos e perdermos a esperança. São apenas cinco pontos, é uma derrota e dois empates, ou duas derrotas, algo que pode acontecer em qualquer das restantes 17 jornadas. Repare-se bem, são 17 jornadas que ainda faltam. Esta atitude negativa que se tem notado por parte de alguns adeptos não é uma atitude “à Benfica”. É preciso saber acreditar, saber que apesar de a probabilidade ser baixa, ela existe, e no futebol as coisas mudam e dão mil e uma voltas muito facilmente.

Na temporada 2015/2016, na conquista do tricampeonato, e primeiro ano ao comando de Rui Vitória, o SL Benfica estava a sete pontos do primeiro lugar na oitava jornada do campeonato. Como seria normal num dos “três grandes” de Portugal, os adeptos entraram em parafuso a ver que tudo se estava a desmoronar e ainda nem tinha começado praticamente. O SL Benfica já tinha perdido com o Sporting CP (por três a zero na Luz), com o FC Arouca, e com o FC Porto, e empatado com o CF União da Madeira, e ainda só íamos na oitava jornada. No fim fomos campeões, se calhar com alguma sorte, mas sobretudo graças à vontade de fazer mais e melhor.

Bruno Lage assumiu o cargo de treinador a título definitivo
Fonte: SL Benfica

Depois da derrota com o Portimonense SC este ano, o SL Benfica ficou com uma desvantagem tão grande e tão perto do fim, que só com uma recuperação de pontos histórica é que será campeão. Ou seja, nunca antes um clube tinha sido campeão com sete pontos de atraso a 19 jornadas do fim. As estatísticas até indicam uma ode um pouco a favor do falhanço da reconquista, mas recuperar cinco pontos a 17 jornadas do fim não é impossível de todo.

Um dos “obstáculos” à esperada reconquista era o treinador, e esse já foi superado. Com o assumir de comando de Bruno Lage já se notam as diferenças, não só em termos futebolísticos e táticos, mas também a nível de vontade dos jogadores. Foi quase como uma injeção de adrenalina, e era mesmo isso que o SL Benfica estava a precisar.

Como adepto só me resta apelar a todos aquilo que só facilitava o trabalho de todos os envolvidos na equipa sénior do Sport Lisboa e Benfica: vamos acreditar até ao fim. Não vale a pena pensar que está tudo perdido quando não está. Ainda falta muito jogo, muitos golos marcados e sofridos, e como sabemos, uma conquista do campeonato para o SL Benfica, pelo menos nos últimos anos, é sempre a sofrer até ao final. Até porque qual seria a piada de vencer um campeonato sem pelo menos tremer um bocadinho?

Foto de Capa: SL Benfica

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Reinaldo Teixeira elogia desempenho das equipas nas competições europeias: «Muito orgulhosos»

O presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, mostrou-se muito feliz pelo desempenho das equipas portuguesas nas competições europeias.

River Plate vai estabelecer parceria com o grupo do Chelsea

Segundo a imprensa argentina, o River Plate vai fazer uma parceria com a BlueCo. O negócio de Kendry Paez foi catalisador.

Andebol: Portugal já sabe onde joga no Mundial 2027

A IHF anunciou as cidades que vão sediar os grupos do Mundial 2027. Portugal vai jogar em Magdeburgo, no Grupo F.

Angeline da Costa antecipa final da Taça de Portugal frente ao Benfica: «Muito feliz por oferecer um Clássico aos adeptos»

Angeline da Costa falou sobre a final da Taça de Portugal frente ao Benfica. A portista admitiu que é um sonho estar no Jamor.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot sobre lesão de Mohamed Salah: «É uma boa coisa para o Liverpool, má para o Egito»

Arne Slot confirmou a ausência de Mohamed Salah no próximo jogo dos Reds. O egípcio não vai viajar para representar a sua seleção nacional.

João Henriques: «Li esta semana que temos 3% de hipóteses de chegar ao playoff, a mesma percentagem que o Benfica tem para ser campeão»

João Henriques ambiciona a primeira vitória fora do AVS na visita ao Tondela. O técnico acredita na manutenção e lembra que o clube tem as mesmas probabilidades de sobreviver que o Benfica tem de ser campeão.

UEFA reage a queixa após lesão grave de Noa Lang e promete rever painéis LED

A UEFA vai rever a segurança dos painéis publicitários após a grave lesão de Noa Lang. A medida responde à exigência de indemnização do Galatasaray.