📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Acredito que o Benfica vai ser campeão» – Entrevista a Katsouranis

- Advertisement -

Katsouranis é convidado especial dos oito anos de Bola na Rede. Foi também ele o camisola 8 do SL Benfica entre 2006 e 2009, tendo realizado 122 jogos e marcado 15 golos. Era médio-defensivo, mas conseguia também desempenhar as funções de defesa central ou médio centro. Chegou a ser capitão de equipa do SL Benfica e está também ligado ao maior feito da história do futebol grego conseguido em terras lusitanas: a conquista do Campeonato da Europa de 2004. Pelas águias conquistou apenas uma Taça da Liga, mas deixou uma marca na equipa e saudades entre os adeptos da equipa portuguesa. Passados vários anos, Katsouranis abre o jogo ao Bola na Rede e conta tudo. Desde os tempos passados no SL Benfica à atualidade do futebol nacional e internacional. Uma entrevista só para ti!

Bola na Rede: Katsouranis, antes de mais, obrigado pela entrevista. Gostava de começar por te perguntar se as saudades de Portugal já apertam?

Kostas Katsouranis: Sim, tenho mesmo muitas saudades de Portugal.

BnR: Qual é que foi o teu momento mais marcante em Portugal?

KK: Os três anos que passei no Benfica foram fantásticos. Digo mesmo que foi uma experiência inesquecível para mim.

BnR: Quem é que eram os teus companheiros no SL Benfica? Os melhores amigos, digamos assim…

KK: Tive uma excelente relação com todos os meus colegas de equipa. Destaco o David Luíz, o Ricardo Rocha e o Nuno Assis.

BnR: Foste campeão europeu pela Grécia em Portugal. Consideras que este foi o melhor momento da tua carreira enquanto jogador?

KK: O Euro 2004… O momento em que ganhámos a competição, foi, sem qualquer dúvida, o melhor momento da minha carreira como jogador.

Katsouranis é uma referência do futebol grego
Fonte: Federação Grécia

BnR: Depois disso foste treinado por Fernando Santos, que foi também selecionador de Portugal e o responsável pela conquista portuguesa no Euro 2016. Ainda tens algum tipo de contacto com ele?

KK: Sim, nós continuamos a falar. O Fernando Santos foi o treinador que marcou a minha carreira. Respeito-o muito. Adoro-o, na verdade. Desejo-lhe tudo de bom!

BnR: Dizias que guardas boas memórias do nosso país. Ainda vens a Portugal durante os períodos de férias?

KK: Por acaso, até ao dia de hoje, não consegui ir. Mas tenho esse objetivo: voltar a Portugal – em férias – faz parte dos meus planos.

BnR: E o que é feito de Katsouranis? Continuas como dirigente do Panachaiki?

KK: Sim, sou o diretor técnico do Panachaiki FC, que está localizado em Patras, que é a minha terra natal. Foi a equipa onde comecei a jogar futebol. Atualmente estamos na categoria B do futebol profissional grego, ou seja, estamos na segunda divisão. Eu e os meus colegas temos feito um trabalho muito sério e de recuperação do clube, dando a máxima prioridade às academias do clube e aos jovens jogadores com talento que aparecem pelo clube.

BnR: O Benfica está no mesmo grupo que o AEK de Atenas e haverá jogo no Estádio da Luz entre as duas equipas. Estás a pensar em vir a Portugal para ver o jogo?

KK: Quando o Benfica veio a Atenas – 3 de outubro de 2018 – eu fiz questão de ir visitar a comitiva ao hotel. Desejei-lhes muitas felicidades para o jogo. Claro que nesse jogo acabei por ir ao estádio. Quanto ao Estádio da Luz… Ainda não sei.

BnR: Ainda costumas ver os jogos do SL Benfica?

KK: Sim, eu tento não falhar nenhum jogo do Benfica, até porque sou um grande fã do [Andreas] Samaris.

BnR: Samaris está no plantel do SL Benfica, mas tem perdido espaço nas opções de Rui Vitória. Qual é que é a tua opinião acerca do médio grego?

KK: O Samaris é um jogador fantástico. Sinceramente, não consigo encontrar uma explicação válida para que não tenha sido incluído na lista de inscritos para a Liga dos Campeões…

BnR: É cada vez mais provável que Samaris deixe o SL Benfica no final da época e até já se fala num alegado interesse do FC Porto e do Sporting CP no jogador. Achas que a ida para um rival seria uma boa mudança na sua carreira?

KK: Eu sei que o Samaris ama o Benfica e que quer ficar. Mas o mais importante é que ele seja profissional e sei que ele vai fazer o que entender que é melhor para a sua carreira.

Katsouranis foi referência no plantel encarnado
Fonte: SL Benfica

BnR: E quanto a Odysseas Vlachodimos? Já tiveste oportunidade de o ver em ação? Que opinião tens sobre ele?

KK: Claro que sim, eu conheço bem Vlachodimos. Já o vi jogar e ele é muito competente. Estou perfeitamente convencido de que vai ser importante no Benfica.

BnR: Achas que pode vir a ser importante para a seleção grega?

KK: Sim, tenho a certeza de que vai ser uma boa solução para a Grécia.

BnR: Jogaste com o Luisão no SL Benfica. Ele retirou-se nesta temporada e gostava de saber a tua opinião sobre ele, uma vez que jogaste lado a lado com ele [entre 2006 e 2009].

KK: O Luisão é uma pessoa magnífica e era um jogador excecional. Fomos colegas e só tenho a dizer que aprendi imenso com ele.

BnR: Quais é que são as maiores diferenças entre esse Benfica dos teus tempos e o Benfica atual? Acreditas que a equipa deste ano tem capacidade para vencer o título?

KK: O Benfica agora é muito mais organizado. Não tem nada a ver com a equipa na qual joguei. Todos os jogadores mudaram e já não resta ninguém dos meus tempos. O plantel atual tem muitos jovens jogadores e eu estou convencido de que o Benfica pode ganhar o título nesta época. Mas, para isso, é preciso continuar a trabalhar como tem trabalhado até ao momento.

BnR: E, em relação à equipa deste ano, quais é que são os jogadores que mais aprecias na formação orientada por Rui Vitória?

KK: Tirando, claro, Samaris e Vlachodimos, acho que vou dizer Pizzi e Salvio.

BnR: És capaz de dizer qual foi o melhor jogador com quem já partilhaste o balneário?

KK: Tive o prazer de jogar com jogadores muito bons, portanto seria injusto para todos que mencionasse apenas alguns. Felizmente, consegui jogar com grandes jogadores!

BnR: Katsouranis, nestes oito anos de Bola na Rede, foi um gosto entrevistar um antigo camisola “8” do SL Benfica. Em nome do BnR, desejamos-te sorte para a tua carreira.

KK: Muito obrigado por tudo!

Foto de Capa: SL Benfica

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Quem foi o candidato que venceu cada secção nas eleições do Benfica?

Os votos já estão a ser contados e já há mesas e secções de voto fechadas. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Resultados oficiais das eleições do Benfica ao minuto: a atualização constante dos resultados confirmados

Já são conhecidos os resultados oficiais de várias zonas encarnadas. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Pedro Gonçalves assume comando do Young Africans campeões da Tanzânia

Pedro Gonçalves é o novo treinador do Young Africans, campeões em título da Tanzânia. O treinador português, ex-selecionador de Angola, terá como missão conduzir a equipa à fase de grupos da Champions Africana.

Francesco Farioli destaca médio do FC Porto: «Tem trabalhado muito dentro e fora de campo»

Francesco Farioli projetou o Moreirense x FC Porto, referente à 9.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para esta segunda-feira, às 20h15.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli e o Moreirense x FC Porto: «Ganharam os quatro jogos em casa, é um jogo que vai exigir muito de nós»

Francesco Farioli projetou o Moreirense x FC Porto, referente à 9.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para esta segunda-feira, às 20h15.

João Noronha Lopes não abdica da segunda volta e vai disputar ato eleitoral frente a Rui Costa

João Noronha Lopes pretende avançar para a segunda volta das eleições do Benfica e concorrer diante de Rui Costa.

Djylian N’Guessan soma interessados: a nova promessa francesa que está a encantar a Europa

Djylian N’Guessan, avançado de apenas 17 anos do Saint-Étienne, está a despertar o interesse de vários gigantes europeus. Arsenal, Tottenham, Chelsea, Brighton, Brentford e Watford já enviaram olheiros para observar o jovem.