Actualização do SL Benfica no mercado: precisa-se de reforços defensivos!

    Faz 21 dias que o mercado de transferências abriu. 21 dias em que a equipa do SL Benfica começou a preparação para a nova época no Seixal. 21 dias de saídas, entradas, propostas feitas e propostas recebidas. 21 dias de construção de um plantel para Lage afinar até ao jogo da Supertaça com o Sporting CP, o jogo de lançamento para uma época de ataque à Champions e ao Bi-Campeonato nacional. Até agora, passaram 21 dias, três amigáveis e já algumas conclusões a tirar quanto à qualidade do plantel actual.

    Este mercado tem-nos trazido movimentações mais intensas a nível da baliza e das peças de ataque.

    Comecemos precisamente pela posição mais recuada. Por agora, Bruno Lage tem contado com Odysseas Vlachodimos, Mile Svilar e Ivan Zlobin. O greco-germânico parte em vantagem depois de uma época como titular abrilhantada com algumas excelentes exibições. Tanto o belga como o russo lutam somente pela segunda posição da hierarquia, algo que não deverá ser suficiente nem para a ambição nem para o desenvolvimento do primeiro. Vlachodimos apresenta uma maturidade superior à concorrência mas ainda não convenceu totalmente numa posição que já foi de Ederson e Oblak.

    A baliza tem sido provavelmente a posição onde me parece mais relevante encontrar um reforço de peso. Depois da queda dos negócios de Keylor Navas e Cillessen, aparece a possibilidade de Mattia Perin. O suplente da Juventus é um nome interessante. Um guarda-redes que brilhou desde bem cedo no Génova e que acabou por chegar na época passada à Juventus. Muito ágil e rápido entre os postes, um guarda-redes felino. Perin mantém-se, contudo, muito preso entre os postes e não iria acrescentar um maior domínio das costas da defesa. Não me parece um verdadeiro upgrade a Odysseas e por 15 milhões nas condições físicas em que se encontra consideraria uma má contratação.

    Outra posição onde mais se tem sentido a falta de reforços é a de lateral direito. André Almeida tem sido dono e senhor do lugar, apesar das muitas limitações que apresenta. Um jogador consistente, esforçado, influente e que sente o símbolo que carrega ao peito. Contudo não tem a qualidade de outros que por lá passaram – Maxi e Semedo por exemplo – nem dos restantes titulares. Com o término do contracto de Corchia, as únicas alternativas são o nigeriano Ebuehi e o jovem João Ferreira. O miúdo não deverá ser aposta para esta época e Ebuehi é uma incógnita, principalmente porque esteve um ano parado devido a lesão.

    Tudo indica que o SL Benfica irá começar a presente época com a lateral direita entregue novamente a Almeida, trabalhando ao mesmo tempo Ebuehi para poder disputar essa posição com o avançar da temporada. Tal como a posição de guarda-redes, esta seria uma posição a reforçar com a maior urgência.

    “O guarda-redes greco-germânico parte em vantagem depois de uma época como titular abrilhantada com algumas excelentes exibições”
    Fonte: SL Benfica

    Já a lateral esquerda encontra-se bem entregue a Grimaldo. O espanhol é o craque daquele corredor e tudo indica que voltará a ficar na Luz esta época. Com a saída de Yuri Ribeiro, a única alternativa será o jovem Nuno Tavares. Apesar de se ter falado em possíveis reforços para esta posição – Mário Rui à cabeça – parece-me que a dupla Grimaldo/Tavares corresponde às necessidades de um grande SL Benfica.

    O eixo central da defesa também tem dado que falar neste defeso. De momento, Bruno Lage conta com a dupla que fechou a época passada como titular – Rubén Dias e Ferro –com o recuperado Jardel e o renascido Conti. A meu ver, a dupla Rubén/Ferro é uma aposta certeira. São dois jogadores com qualidades complementares e já rotinados. Um mais aguerrido, posicional, forte e líder. O outro mais jogador, mais leitura e inteligência. Com Jardel e Conti a dar cobertura, esta é uma posição que não preocupa. Contudo estamos a falar da dupla de centrais de um clube que se quer afirmar na Europa, mais concretamente na Liga dos Campeões.

    Veria com muito bons olhos um central mais evoluído para o lugar deixado por Luisão e hoje ocupado por Rubén Dias. Dos possíveis reforços que se têm falado todos me parecem mais pensados para substituir Ferro. Os últimos nomes referenciados foram os de Morato e Gonçalo Cardoso. Dois jogadores de 18 anos e que nunca poderiam ser uma afirmação no SL Benfica já esta época.

    O meio-campo foi o sector mais transformado por Bruno Lage. Não só abdicou do trio de médios com um vértice defensivo em prol de uma dupla a actuar lado a lado, como recuperou dois jogadores do esquecimento para a titularidade – Samaris e Gabriel, não esquecendo a promoção de Florentino ao plantel e ao 11 titular. Com Samaris e Gabriel, uma opção de um médio de recuperação como é Florentino e outra de um médio de transporte como é Gedson, não vejo grandes necessidades de reforçar este sector do terreno. Krovinovic já saiu e Fejsa deverá seguir o mesmo caminho, pois não se integra num meio-campo construído a dois. Para esta posição também têm treinado com o plantel principal o jovem talentoso David Tavares, mas ainda longe de poder competir para já por um lugar nos convocados.

    Não se tem falado em reforços para esta posição e a acontecer deveria somente investir-se num médio capaz de se superiorizar a Samaris.

    No carrossel de Bruno Lage os extremos confundem-se com os pontas de lança. Mesmo assim, é possível distinguir quem partirá mais da ala e quem se fixará mais pelo centro de ataque.

    Nas alas de Lage há uma dicotomia rasgo/construção, banhada em criatividade dos pés à cabeça. Na direita surge o jogador mais temporizador e à esquerda o mais acelerador.
    Bruno Lage já não conta com Salvio. Apesar de toda a sua qualidade, há já algum tempo que o argentino tinha sido ultrapassado pelos seus concorrentes. A sua saída também faz sentido neste contexto posicional do jogador de rasgo mais à esquerda. À disposição de Lage estão portanto Pizzi, Chiquinho, Tiago Dantas, Zivkovic, Taarabt, Rafa, Caio Lucas, Cervi e Jota. Uma enormidade de opções e qualidade.

    A direita será do cérebro de Pizzi enquanto a esquerda parece estar dividida entre o rasgo de Rafa e o de Caio Lucas. O brasileiro é um poço de talento mas ainda não estou convencido que tenha uma maturidade de jogo suficiente para ser titular do SL Benfica – consistência, leitura de jogo e timing de passe. Por agora coloco as minhas cartas em Rafa. Para a esquerda há também o rasgo menos brilhante de Cervi. O argentino surge como um excedentário no plantel encarnado. Na direita os suplentes naturais de Pizzi são Chiquinho e Zivkovic. Se deposito imensas expectativas no português, já o rendimento do sérvio tem sido uma desilusão. Tem talento para mais. Tal como Cervi, Zivkovic deverá estar na porta de saída. Às quatro principais opções já referidas é importante juntar a juventude e versatilidade de Jota, o talento e versatilidade de Taarabt e ainda o talento e potencial do miúdo Dantas. Este último terá um futuro brilhante mas deverá continuar o seu crescimento na equipa B. Já Taarabt e o Jota são jokers fantásticos que acrescentam dinâmica, criatividade e poder ofensivo ao ataque encarnado. É este o tipo de profundidade e qualidade que criam um ataque de nível mundial.

    Tiago Dantas “terá um futuro brilhante, mas deverá continuar o seu crescimento na equipa B”
    Fonte: SL Benfica

    Falamos de seis opções para as alas onde três delas – Chiquinho, Taarabt e Jota – irão certamente actuar também enquanto segundo avançado.

    Apesar de vários nomes já referenciados como reforços para as alas encarnadas, estou convicto que esta é uma posição que não precisa de qualquer contractação. Os 17 milhões por Pedro Neto não farão qualquer sentido.

    Recentemente tem-se falado na possibilidade de Brekalo. O extremo croata tem muita qualidade, é um jogador tecnicista que joga de cabeça levantada e numa constante procura do jogo colectivo. Acho-o superior a Caio Lucas por exemplo.

    Por fim, a posição de avançado. Com Bruno Lage, o SL Benfica retomou um sistema com dois avançados, tipicamente com um mais móvel e outro mais de área. A dinâmica lagiana torna-se interessante por permitir que o ponta de lança saia da sua posição abrindo espaço entre os centrais tanto para o avançado móvel como para os extremos aparecerem de frente em zonas de finalização. Jonas e João Félix eram as estrelas na posição de segundo avançado. Dois craques, um a caminho do Olimpo e outro no restrito mundo dos génios. Substituir o brilho que estes dois davam ao centro do ataque encarnado será um dos grandes desafios deste plantel. Como já referi, Jota, Taarabt e Chiquinho aparecem como excelentes opções para o lugar.

    Como pontas de lança, o plantel conta com o “Bola de Prata” Seferovic e os recém contratados Raul de Tomas, Cádiz e Carlos Vinicius. São quatro jogadores para uma posição. Contudo, a mobilidade e inteligência de jogadores como o suíço e o espanhol permite que possam actuar juntos no centro do terreno. Seferovic e o RDT seriam as minhas opções para a luta de um lugar no 11, sendo que até poderiam coabitar. Secundados pelo Cádiz, um ponta de lança mais vertical, o ataque estaria fechado. Juntando o recém-chegado Vinicius – bom jogador, um avançado com boa capacidade de finalização, presença na área, potência e bom toque de bola – parece já haver excesso de jogadores nesta posição, o que torna totalmente dispensável a contratação de Schettine ao Santa Clara.

    Em jeito de conclusão diria que o SL Benfica deverá ser mais activo na procura de um guarda-redes e de um defesa direito, podendo também estar atento à possibilidade de contractar um excelente central para comandar a sua defesa. Dos nomes actualmente falados nenhum entusiasma especialmente. Perin é um guarda-redes interessante mas não nas condições físicas em que se encontra. Brekalo é um extremo de qualidade mas numa posição onde o seu espaço está já muito bem ocupado.

    Nota: Já se falou no nome de Lo Celso mas parece-me só um delírio. O médio internacional argentino está avaliado em 50 milhões de euros, o Bétis pede 75 e já recusou uma proposta de 68. A disputa pelo jogador é neste momento feita entre o Tottenham e o Bayern, entre a Premier League e um colosso Europeu.

    Foto de Capa: SL Benfica

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Daniel Oliveira
    Daniel Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    Primeira palavra bola. Primeiro brinquedo bola. E assim sempre será. É a ver jogos que partilha os melhores momentos de amizade. É a ver jogos que faz as melhores viagens. É a ver jogos que esquece os maiores problemas. Foi na paixão pelo jogo que sempre ultrapassou os outros desgostos de amor. Agora a caminhar para velho pode partilhar em palavras aquilo que sempre guardou para si em pensamentos e pequenos desabafos.                                                                                                                                                 O Daniel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    No Dragão já Mora um fenómeno: Rodrigo Mora

    Rodrigo Mora ainda é um “menino”, mas já dá nas vistas como caloiro na Primeira Liga A Supertaça ganha (e bem ganha) pelo FC Porto.

    Moussa Dembélé torna-se dono de clube na Lituânia

    Moussa Dembélé, antigo jogador Lyon, adquiriou junto do seu fundo de investimentos "Triple M", o FK Minija da segunda divisão lituana.

    Kaiserslautern demite o treinador Markus Anfang a 4 jogos do fim do campeonato

    O Kaiserslautern anunciou a demissão do treinador Markus Anfang do comando da equipa principal dos roten teufel. Torsten Lieberknecht foi anunciado como o substituto até ao final da época.

    Morreu Fernando Oliveira, antigo presidente do Vitória FC

    Morreu Fernando Oliveira. O dirigente que se notabilizou como presidente do Vitória FC partiu aos 84 anos.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Simone Inzaghi dá os parabéns ao Milan de Sérgio Conceição e afirma: «É inútil negar, o cansaço existe»

    Simone Inzaghi falou da derrota do Inter Milão frente ao AC Milan de Sérgio Conceição. O técnico assumiu que a equipa está a revelar cansaço.

    Bruno Lage afasta cenário de regressos de Bernardo Silva, João Félix e Ederson na próxima época: «Não acredito…»

    Bruno Lage falou na conferência de imprensa do Estádio da Luz, após a goleada imposta pelo Benfica ao Tirsense e falou sobre Bernardo Silva, João Félix e Ederson.

    Final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting coloca quinto lugar da Primeira Liga com acesso à Conference League

    O quinto lugar da Primeira Liga vai dar acesso à Conference League. A confirmação ficou estabelecida com o apuramento de Benfica e Sporting para a final.

    Crystal Palace empatou com Arsenal e deixou mensagem… ao Liverpool

    O Crystal Palace deixou uma mensagem para o Liverpool, após ter travado o Arsenal na Premier League. Os reds precisam de um ponto para serem campeões.

    André Reis formaliza candidatura à presidência da ANTF

    André Reis é também candidato à presidência da ANTF. Henrique Calisto é o líder da lista adversária.

    Sérgio Conceição elogia Luka Jovic e destaca plantel do AC Milan: «Os rapazes fizeram um trabalho extraordinário»

    Sérgio Conceição analisou a vitória do AC Milan diante do Inter Milão por 3-0. Rossoneri estão na final da Taça de Itália.

    Transferência de Róbert Bozenik do Boavista para a MLS perto de cair: Eis os motivos

    A transferência de Róbert Bozenik está em risco de cair. Divergências entre o valor pago pelo Real Salt Lake City ao Boavista na origem do colapso.

    Emanuel Simões: «Saímos de parabéns e dignificámos a presença do Tirsense na meia final»

    Emanuel Simões analisou o Benfica x Tirsense da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias no Estádio do Jamor.

    Bruno Lage reflete sobre o percurso do Benfica na Taça de Portugal: «Chegamos com mérito ao Jamor»

    Bruno Lage analisou o Benfica x Tirsense da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias no Estádio do Jamor.

    Real Madrid bate Getafe com golo de Arda Guler e segue na perseguição ao Barcelona

    O Real Madrid derrotou o Getafe por 1-0, na jornada 33 da La Liga. Arda Guler fez o único golo do encontro.