Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

- Advertisement -

Taça de Portugal, Oitavos de Final: quarta-feira, 17 de dezembro, 20:45.

A ANTEVISÃO: BENFICA PROCURA A PASSAGEM AOS ‘QUARTOS’ NO MÍTICO SÃO LUÍS

A Festa da Taça regressa esta quarta-feira aos palcos nacionais e o Algarve prepara-se para receber um dos duelos dos oitavos de final. Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente. Para o clube da luz, finalistas vencidos da edição anterior, a viagem a Faro é mais do que uma etapa rumo ao Jamor, mas sim um teste de foco num momento em que a equipa respira confiança após as vitórias sobre o Nápoles e o Moreirense, mas onde o perigo de relaxamento pode custar caro.

José Mourinho, que reencontra no banco oposto Jorge Silas, que foi seu antigo jogador na União de Leiria de 2001/02, sabe que o São Luís é terreno fértil para surpresas e tem bem presente um aviso recente, ainda nesta época, a equipa B do Benfica deslocou-se a este mesmo estádio e, após estar a vencer por 3-0, permitiu uma reviravolta inacreditável, acabando derrotada por 4-3. Para evitar repetir o filme, José Mourinho vai exigir concentração máxima, mesmo num jogo onde a rotação será inevitável.

Com a baixa confirmada de Leandro Barreiro, que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo, o miolo do terreno deverá ser entregue à dupla Manu Silva e Richard Ríos. A gestão física promete trazer novidades ao onze, com Samuel Soares a espreitar a titularidade na baliza e António Silva a poder regressar ao eixo da defesa. No ataque, as luzes incidem sobre Franjo Ivanovic. O avançado croata, que deixou boas indicações na Champions League, deverá render Vangelis Pavlidis, tendo a missão de oferecer verticalidade e golo a uma equipa que quer resolver a eliminatória cedo. Jovens como Andreas Schjelderup, Rodrigo Rêgo ou até o estreante Daniel Banjaqui (convocado pela primeira vez) podem também ter uma palavra a dizer no decorrer da partida, ou até mesmo de início.

Do outro lado, o Farense apresenta-se como a moral em baixo. A equipa de Jorge Silas ocupa o meio da tabela da Segunda Liga e vem de uma pesada derrota caseira (0-3) frente ao Académico de Viseu. Com uma defesa que tem oscilado e costuma atuar com três centrais, os algarvios depositam as esperanças na experiência de Rúben Fernandes e Cláudio Falcão para suster o ímpeto inicial do Benfica, tentando explorar os contra-ataques através de Darío Poveda.

O Benfica entra em campo como amplo favorito, procurando uma vitória tranquila que carimbe o passaporte para uns quartos de final onde, muito provavelmente, um Clássico com o FC Porto estará à espera.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Benfica não vence a Taça de Portugal desde 2017. Já lá vão 8 anos de ‘seca’, o maior jejum do clube na prova neste século;
  2. Jorge Silas foi jogador titular de José Mourinho na histórica União de Leiria da época 2001/02, terminando em sétimo lugar;
  3. O Farense chegou à final da Taça de Portugal apenas uma vez na sua história, na época 1989/90, tendo perdido para o Estrela da Amadora;
  4. Em toda a história de confrontos diretos na Taça de Portugal, o Farense nunca venceu o Benfica. O melhor que conseguiu foi empatar;
  5. Em 58 jogos oficiais disputados entre os dois clubes, a disparidade é gigante: 40 vitórias para o Benfica, 12 empates e apenas seis vitórias para o Farense;
  6. O Benfica vem de uma goleada fora (0-4 ao Moreirense), enquanto o Farense vem de uma derrota pesada em casa (0-3 com o Académico de Viseu);
  7. Leandro Barreiro lesionou-se no último encontro e não está convocado;
  8. Darío Poveda é o melhor marcador do Farense na temporada, com quatro golos;
  9. O Farense eliminou o Vidalgo, Silves e AD Marco 09 nas rondas anteriores;
  10. O árbitro do encontro é Hélder Malheiro.

JOGADORES A TER EM CONTA

Franjo Ivanovic Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Franjo Ivanovic É um avançado de perfil distinto do seu concorrente direto, Vangelis Pavlidis, oferecendo ao ataque encarnado uma verticalidade que o grego, por norma, não procura. Enquanto Vangelis Pavlidis gosta de baixar para ligar jogo, o croata é fortíssimo a atacar as costas da defesa e inteligente a desenhar movimentos interiores para ganhar a frente do lance. Embora os números desta época ainda não o demonstrem totalmente, fruto natural de um processo de adaptação às táticas de José Mourinho, a qualidade técnica no primeiro toque e o instinto matador na finalização são inegáveis. É um jogador jovem, com uma enorme margem de progressão, que, quando servido em profundidade, torna-se letal.

Darío Poveda no jogo entre o Farense e o Benfica B
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Darío PovedaNum Farense que se prevê remetido à defesa durante largos períodos, o avançado espanhol poderá ser a boia de salvação a que a equipa de Jorge Silas se agarrará. O jogador não é apenas um finalizador, é o pivô que tem a ingrata missão de lutar sozinho contra os defesas adversários, segurar a bola de costas para a baliza e permitir que a equipa respire e suba no terreno. Não se espere que tenha muitas oportunidades, mas a sua eficácia e capacidade de ganhar faltas ou segurar a posse em zonas adiantadas podem ser cruciais para o Farense.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Samuel Soares, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl; Richard Ríos, Manu Silva, Andreas Schjelderup, Fredrik Aursnes, Heorhiy Sudakov e Franjo Ivanović.

Treinador: José Mourinho

«O chip é sempre o mesmo, temos de ganhar. Isso pode-nos ajudar. Depois de um grande jogo como o do Nápoles pode haver relaxamento, as equipas podem não responder, o mesmo com o Moreirense, mas é uma final».

Farense: Jakob Tannander, Toni Herrero, Rúben Fernandes, Franco Romero, D’Agrella, Claúdio Falcão, Yannick Semedo, Fran Delgado, André Candeias, Miguel Menino e Rui Costa.

Treinador: Jorge Silas

«Antes dos jogos pensamos sempre que vamos ter um resultado positivo, sabemos que o Benfica vem de uma série muito boa, não perde há sete jogos e desses ganhou cinco, é provavelmente neste momento a melhor equipa em Portugal por aquilo que eu tenho visto nos últimos cinco jogos que analisámos e em que foram sempre superiores aos seus adversários».

PREVISÃO DE RESULTADO: Farense 0-3 Benfica

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga chega ao 3.º golo contra o Benfica na Taça da Liga

O Braga está a vencer o Benfica por 3-1 na segunda meia final da Taça da Liga. Gustaf Lagerbielke fez o terceiro golo dos arsenalistas.

António Miguel Cardoso já olha para a final da Taça da Liga: «Se ganharmos, ótimo. Se não ganharmos, ganhamos a próxima»

António Miguel Cardoso já perspetivou a final da Taça da Liga. Presidente do Vitória SC não pensa já nos possíveis adversários.

Vangelis Pavlidis reduz desvantagem e dá esperança ao Benfica

O Benfica está a perder com o Braga por 2-1 na segunda meia final da Taça da Liga. Vangelis Pavlidis marcou o golo dos encarnados.

Fulham de Marco Silva volta a brilhar e vence Chelsea e clubes na corrida pelo título empatam: eis os primeiros resultados do dia na...

Mais um grande jogo do Fulham de Marco Silva, desta feita compensado com uma vitória. Triunfo dos cottagers na receção ao Chelsea.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax pensa em ex-Sporting para resolver problemas do meio-campo e quer aproveitar instabilidade do Manchester United para fechar o negócio

O Ajax quer contratar mais um médio e já definiu a prioridade. Manuel Ugarte, médio do Manchester United, é alvo dos neerlandeses.

Barcelona aplica chapa 5 ao Athletic e marca presença na final da Supertaça de Espanha

O Barcelona goleou o Athletic por 5-0 nas meias finais da Supertaça de Espanha. Culés estão na final da competição.

Para ver e rever: Rodrigo Zalazar marca grande golo contra o Benfica e Braga faz assim o 2-0

O Braga está a vencer o Benfica por 2-0 na segunda meia final da Taça da Liga. Rodrigo Zalazar marcou o segundo golo dos arsenalistas.