“David e Golias” e “A Revolta das Aves”, numa Luz perto de si | SL Benfica x AVS

    Benfica
    Taça da Liga, 3.ª jornada: quinta-feira, 20h15. 21 de dezembro de 2023

    A ANTEVISÃO: NOVO EMBATE, VELHOS CONHECIDOS

    É, tecnicamente, a primeira vez que o SL Benfica defronta o AVS, sendo o primeiro embate após a criação, por “merge”, deste novo clube com os lisboetas. No entanto, são vários os velhos conhecidos que militam no conjunto visitante e há, naturalmente, alguma história entre as águias e o clube que anteriormente fazia da Vila das Aves seu território. Essa história foi esquecida nesta antevisão e a partida que decide o representante do Grupo B na final-four da Taça da Liga foi considerada uma estreia.

    E é natural que assim tenha sido, até porque o jogo é a uma quinta-feira, dia da semana em que tipicamente estreiam os filmes nos cinemas. Este encontro não tem o “hype” de um “Missão Impossível”, mas tem um enredo interessante, sobretudo por ambas as equipas ainda estarem na luta pelo apuramento: ao SL Benfica basta vencer, empatar ou perder por um golo de diferença, o AVS tem de vencer por pelo menos dois golos.

    Vão faltar, certamente, alguns atores – desde logo Jorge Costa, técnico dos visitantes, que será substituído no banco (como o foi na sala de imprensa) por Marco Leite. Ainda assim, espera-se um filme interessante, entre um David que se defende muito bem e um Golias que procura voltar a ser o monstro ofensivo que já foi.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Ambas as equipas venceram 63% dos seus jogos esta época: o SL Benfica venceu 15 dos 24 encontros que realizou, o AVS venceu 12 em 19.
    2. O SL Benfica tem 22 golos sofridos esta temporada (e 42 marcados), o AVS tem 22 marcados (e 13 sofridos).
    3. Os forasteiros vêm de três triunfos consecutivos. As águias vêm de dois triunfos (importantes) em sequência, mas não perdem já há sete partidas.
    4. Os homens de Jorge Costa sofreram apenas dois golos de bola parada (um na Segunda Liga, outro na Taça da Liga).
    5.  O SL Benfica sofreu nove dos 22 golos de bola parada (40,9%).
    6. As águias marcaram apenas sete golos de bola parada esta temporada (16,7%).
    7. O AVS fez cinco golos de bola parada (22,7%).
    8. O SL Benfica venceu apenas metade dos seus jogos em casa esta temporada (cinco em dez). Perdeu por duas vezes e empatou três encontros, incluindo os últimos dois. Nas duas derrotas, ficou em branco.
    9.  O AVS venceu seis partidas fora de casa esta época, tendo perdido as outras duas (1-0, frente ao Dumiense, para a Taça de Portugal e 2-1 nos Açores, contra o CD Santa Clara). A derrota em Dume foi a única deslocação em que o AVS não fez golo.
    10. Nas seis partidas fora de portas que venceu, o AVS só em uma esteve em desvantagem. O SL Benfica, nas cinco partidas que venceu em casa, só esteve em desvantagem perante o Sporting CP – de resto, foi a única vitória em casa sem folha branca.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Angel Di María SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Di MaríaDependendo da abordagem ao jogo do AVS (deixando mais ou menos espaço para o SL Benfica jogar), esta partida pode ter muito e bom Di María. Olhando para aquilo que o argentino fez na mais recente partida dos encarnados na Luz, ante o SC Farense, este encontro pode perfeitamente ter uma toada semelhante. Caso assim seja e o “11” das águias esteja em campo, espera-se muita magia.

    Nenê, com 40 anos, ainda pode ser uma ameaça a muitas defesas
    Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

    Nenê O homem, o mito, a lenda. Aos 40 anos, parece ainda querer fazer 40 golos. E quem o vê jogar chega a ficar convencido dessa possibilidade. Não será um jogo fácil para o AVS, naturalmente, que até pode marcar e não vencer ou vencer e não passar. Seja como for, qualquer hipotético golo de Nenê, mesmo que insuficiente para os desideratos da sua equipa, será uma justa e bonita condecoração de uma das carreiras mais firmes do futebol em Portugal.

    XI´s PROVÁVEIS

    SL Benfica: Samuel Soares; Tomás Araújo, António Silva, Morato, Jurasek; Florentino, Chiquinho, Guedes, Rafa, Di María; Musa.

    Treinador: Roger Schmidt

    «Queremos chegar à final four desta competição e temos a hipótese de fazê-lo amanhã. É essa a nossa tarefa e é esse o nosso objetivo. Sabemos que é uma boa equipa, basta ver as equipas que subiram no ano passado da Segunda Liga, e eles ainda têm a chance de se qualificarem também. Agora, cabe-nos render a um alto nível e ter concentração e disciplina».

    AVS: Trigueira; Alaba, Sampaio, Correia, Zé Ricardo; Lucca, Benny, Luís Silva; Mercado, Vasco Lopes, Nenê.

    Treinador: Jorge Costa/Marco Leite

    «Vamos à Luz sabendo de antemão que é um jogo difícil. Vamos defrontar uma grande equipa, num estádio sempre com muita gente. Não há muito a dizer sobre o adversário, que tem muito mediatismo e toda a gente conhece. Os nossos argumentos técnicos estão todos cá. A nossa equipa está sempre na máxima força, confiamos em todos».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 2-0 AVS

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.