Reagir ou deprimir? | SL Benfica x GD Estoril Praia

    Benfica
    Primeira Liga, 29.ª Jornada: Domingo, 18h00, 23 de Abril de 2023

    A ANTEVISÃO: SÉRIE NEGATIVA DO BENFICA ESFUMOU SUCESSO ACUMULADO E FAZ SURGIR QUESTÃO: HÁ ESTOFO?

    Quando em 2012-13 a equipa do Benfica se juntou no meio-campo dos Barreiros a festejar uma vantagem de quatro pontos a três jogos do fim, alguém imaginaria a hecatombe que viria a seguir contra aquele Estoril de Marco Silva?

    Exactamente dez anos depois, novo jogo com canarinhos na Luz aparece com carácter decisivo para o que resta da temporada, ainda que o Benfica agora surja não em clima de festa, mas no espectro oposto.

    A depressão profunda que aflige encarnados só não se torna completamente debilitante pela boa réplica dada pelos suplentes em Milão, que meteram um 3-1 em 3-3 e tornaram a coisa mais aceitável – mas Roger Schmidt, que tem sido apontado como um louco inflexivel, não deve confiar em Musa, Guedes ou João Neves de início, preferindo continuar a aposta em gente consagrada como João Mário ou Rafa, que atravessam deserto criativo e fazem penar Gonçalo Ramos, que vai na pior série da época (quatro jogos) sem marcar.

    Como única notícia na preparação do encontro a possibilidade do regresso de Alexander Bah, que já trabalha com bola e pode muito bem sentar-se no banco, esperando oportunidade – que nunca acontecerá como entusiasmante duelo contra Tiago Gouveia, o maior produtor atacante dos visitantes (melhor marcador e melhor assistente, cinco golos mais cinco assistências) que não poderá acompanhar a comitiva por estar emprestado pelos encarnados.

    Ricardo Soares vê-se então obrigado a deslocar para a ala João Marques, o criativo que ascendeu à primeira equipa depois de entusiasmar enquanto capitão dos sub23 e que renovou contrato recentemente; e Geraldes deve então saltar para número ‘10’, agora que volta de castigo – isto apesar de ter sido noticiado, no início deste mês, suposto desentendimento com o actual comandante, motivo pelo qual ficou ausente da convocatória na… única vitória da segunda volta, o 1-0 ao Gil Vicente a 31 de Março.

    Diplomática é a abordagem do técnico canarinho pela apertada luta pela manutenção, agora que os pontos fogem e o Marítimo aparece cada vez mais monstruoso no retrovisor. «A nossa preocupação não é seguramente essa máquina calculadora, nunca fui muito bom nessas contas. As minhas contas são treino a treino para que no jogo seguinte possamos dar grandes respostas e o que vejo é que os jogadores têm mais confiança para irem a jogo e terem bons desempenhos». Chegará para parar um Benfica à procura da sua melhor versão e pressionado pela exigência imposta por meses e meses de invencibilidade? Pode também o Estoril dar-se ao luxo de não fugir ao Marítimo, que perdeu este sábado em Famalicão? 

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Entre Encarnados e Canários, na Luz, 68 jogos; O Estoril ganhou… quatro deles.
    2. O último dos quais na recente 1950/51, num 2-3 que marcou a nona jornada dum campeonato em que o Benfica seria terceiro a 15 pontos do campeão Sporting, ainda o tal dos Cinco Violinos.
    3. E a última vez que o Estoril conseguiu pontuar na Luz foi no fatídico empate que precipitou a derrocada de 2012-13. 1-1, num duelo Jorge Jesus-Marco Silva.
    4. Dez anos depois, os canarinhos chegam à Luz num momento péssimo, com apenas uma vitória na segunda volta – isolada no meio de 10 derrotas.
    5. O Estoril perdeu o gás demonstrado no início da época, ainda com Nélson Veríssimo, e entrou em espiral negativa que parece incontrolável – não há pontos a jogar fora desde Novembro e golos marcados nesse contexto são só quatro.
    6. Cenário impensável quando pensamos que, à nona jornada, o Estoril tinha quatro vitórias e três empates, 15 pontos dos actuais… 25.
    7. O colapso começa precisamente aí: à jornada 12, já o Estoril recebia o Benfica e permitia um 1-5. Só voltou a ganhar na jornada 16, já em Janeiro.
    8. Nessa altura, vivia o Benfica momento muito mais positivo – essa manita na Amoreira era jogada depois do apuramento glorioso em Haifa, no 1-6 frente ao Maccabi. Dias felizes.
    9. Ricardo Soares entrou para operar milagre de salvação, mas até agora não se tem safado – nos seis jogos que orientou, houve cinco derrotas. Contra o Benfica, o técnico português tem histórico recente positivo – as únicas duas vitórias em oito confrontos com a Águia foram em épocas seguidas (2020/21 e 21/22) pelo Gil Vicente, as duas na Luz, as duas por 1-2. Um aviso.
    10. A recuperação pontual do Marítimo vem aumentando a ansiedade, com a distância curta de três pontos a separar estorilistas do Play-out de manuntenção. Mas o calendário dá esperanças: a seguir ao Benfica há Santa Clara em casa e na última jornada o escaldante desafio que tudo decide, com madeirenses de visita à Amoreira

    JOGADORES A TER EM CONTA

    5 reforços SL Benfica
    Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

    Florentino Luís Em Milão viu-se frente a frente com uma trituradora composta por Barella, Mkhitaryan e Brozovic – como na primeira mão, vimos um Florentino desconfortável como ainda não tinha sido registado em 22/23. Finalmente em Abril, um Florentino que não manda no meio-campo, que é obrigado a afrouxar os requerimentos para posse territorial e que é incapaz de controlar o raio de acção. Como descansou em Chaves, salta para a titularidade na Luz e permite a Schmidt fazer descansar um dos outros dois – Chiquinho ou Aursnes – , assumindo ele próprio a enorme responsabilidade de garantir a primeira clean sheet em 21 dias.

    Álex Grimaldo Tiago Santos
    Fonte: Zito Delgado / Bola na Rede

    Tiago Santos Recrutado aos sub23 do Sporting, adaptou-se bem ao ritmo de Primeira Liga. Desbaratou defensivas na melhor fase estorilista, sendo um dos destaques ofensivos da equipa apesar de aparecer mais atrás no papel. Encarrilando pela direita, a velocidade causa problemas porque é apoiada pela técnica apurada dum fantasista. O mau momento da equipa não impede que seja um dos destaques extra-Grandes e a renovação assinada em Janeiro, prolongando contrato até 2025, é prémio merecido e sinal de que a venda mais que certa no Verão nunca será em saldos.

    XI´s PROVÁVEIS

    SL Benfica: Odysseas; Gilberto, António Silva, Otamendi e Grimaldo; Florentino e Chiquinho; Neres, Gonçalo Guedes e João Mário; Petar Musa.

    Treinador: Roger Schmidt

    «São sempre jogos difíceis, estamos a chegar ao final e o Estoril está em risco de decida e ainda acredita e luta pela manutenção. Joga com intensidade, muita disciplina à procura do contra-ataque, estiveram bem contra grandes equipas».

    Estoril Praia: Dani Figueira; Tiago Santos, Pedro Álvaro, Vital e Joãozinho; Mor Ndiaye, Francisco Geraldes e João Carvalho; Carlos Eduardo, João Marques e Cassiano

    Treinador: Ricardo Soares«Se estivermos num dia fantástico e o Benfica estiver num dia menos bom, a balança poderá ficar mais equilibrada e poderemos discutir o jogo até ao fim».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SL Benfica 6-0 GD Estoril Praia

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.