“A Portuguesa” e “A Marselhesa” entoadas por quem ainda busca afinação | Benfica x Marselha

Benfica
Liga Europa, quartos de final: quinta-feira, 11 de abril de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: REPETIR O PASSADO NUM PRESENTE DECISVIO PARA O FUTURO

Não é como começa, já o sabemos, mas mal de quem começar mal esta eliminatória. Principalmente, se esse quem for o Benfica, que, tendo de reverter um mau resultado, será obrigado a fazê-lo em Marselha, num dos estádios com maior potencial de hostilidade da prova – e sem benfiquistas presentes. O histórico – como veremos – é favorável aos homens de Roger Schmidt, mas o momento da equipa não é o melhor.

Quais são as boas notícias? A galinha da vizinha não é muito melhor. Também Jean-Louis Gasset, que tem o seu Marselha posicionado no sétimo posto da Ligue 1, tem sido alvo de contestação. Muito se joga para um e outro timoneiro nesta eliminatória, mas olhar só para isso seria muito redutor. Joga-se muito mais que o futuro de dois homens. Joga-se, quer num caso quer no outro – ainda que admiti-lo está quieto -, uma época inteira nos dois confrontos luso-franceses.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Benfica disputou quatro partidas com o Marselha, em duas eliminatórias: em 1990, na Taça do Campeões Europeus, perdeu por 2-1 em França e venceu por 1-0 em casa, beneficiando do golo fora para seguir para a final ante o AC Milan. Em 2010, na Liga Europa, seguiu para os quartos ao empatar 1-1 em casa e vencer 1-2 em Marselha.
  2. Esta temporada, as águias estão a três golos dos 100, com 48 partidas disputadas. Têm, no entanto, 47 golos concedidos (uma média de quase um golo sofrido por jogo).
  3.  O Marselha, em 42 encontros, fez 69 golos, sofrendo 52.
  4. Os franceses são o segundo melhor ataque da prova, com os mesmos 24 golos do Bayer Leverkusen, menos quatro que os 28 do Liverpool.
  5. A turma marselhesa é quem mais marca de bola parada na Liga Europa, com nove golos já apontados dessa forma.
  6. Caído da Liga dos Campeões, o Benfica ainda só fez quatro jogos na Liga Europa. Ainda assim, é já de destacar que apenas um dos cinco golos marcados foi de bola corrida – a que se somam três grandes penalidades e um livre indireto.
  7. O quarto de hora mais produtivo do Marselha na prova é – de longe – entre os 15 e os 30 minutos (nove golos). Os franceses dividem bem os seus golos pelas partes: 12 na primeira, 12 na segunda.
  8. O Benfica fez quatro dos seus golos na prova nas segundas partes: o outro foi apontado na primeira, mas… nos descontos.
  9. Apesar de ser um dos melhores ataques da competição, o Marselha é 18.º na lista de expected goals na Liga Europa. Os marselheses são sextos no aproveitamento entre golos esperados e golos conseguidos, sendo a equipa com mais jogos (dez) nesse top seis.
  10. Em cada dois, marca um. Aubameyang soma nove golos na Liga Europa… em 18 remates. É o jogador com mais expected goals da prova.

JOGADORES A TER EM CONTA

João Neves a celebrar golo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

João Neves É fácil destacar um jogador do Benfica esta época, até porque por vezes parece só haver mesmo um em campo. No meio da escuridão que tem sido o futebol do Benfica, com o qual os resultados fazem questão de condizer, João Neves tem sido um pilar de constância e qualidade. Merecia muito mais e muito melhor ao seu lado. E à sua frente. E atrás de si.

Pierre-Emerick Aubameyang Marselha
Fonte: Olympique de Marseille

AubameyangDestacado inclusivamente por Roger Schmidt, na antevisão ao jogo, o avançado gabonês é já o melhor marcador da história da prova e tem sido a figura de proa de um barco marselhês que nem sempre tem navegado direito. Com 23 golos na temporada e uma capacidade para dar trabalho à defesa enorme, será o principal foco de perigo dos franceses.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes; João Neves, Florentino, Di Maria, Rafa, Neres; Arthur Cabral.

Treinador: Roger Schmidt

«É uma equipa que pratica um futebol muito físico e ativo, com uma clara qualidade individual, com Pierre-Emerick Aubameyang, por exemplo, que conheço muito bem, da Bundesliga. Está muito bem. O jogo é baseado nas qualidades dele, mas têm uma equipa que dificulta a vida a todos».

Marselha: Pau López; Mbemba, Gigot, Balerdi, Merlin; Kondogbia, Veretout, Ndiaye, Ounahi, Amine Harit, Aubameyang.

Treinador: Jean-Louis Gasset

«Receio a qualidade ofensiva deles. O Benfica tem um poder ofensivo interessantíssimo. Eles têm muita experiência nesta competição, mas cabe-nos a nós conseguirmos o melhor resultado na primeira mão».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 1-2 Marselha

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

6 apontamentos sobre a pré-época do Sporting a partir do Troféu 5 Violinos

O Sporting concluiu a pré-temporada com uma vitória no Troféu Cinco Violinos diante do Villarrea. Eis 6 destaques da preparação leonina.

Roberto Firmino troca de clube no Médio Oriente

Roberto Firmino foi oficializado como reforço do Al Saad. O avançado brasileiro assinou um contrato até 2027 com o clube do Catar.

Robert Bozenik deixa Boavista e reforça o Stoke City do Championship

Robert Bozenik deixou o Boavista e foi anunciado como reforço do Stoke City para as próximas três temporadas.

Paulo Lopes confirmado como treinador da equipa B do SJK Seinajoen

Paulo Lopes tem novas funções na carreira. O técnico português de 47 anos assumiu o cargo de técnico da equipa B do SJK Seinajoen e vai colaborar no desenvolvimento de jogadores da formação.

PUB

Mais Artigos Populares

Thomas Muller define o seu futuro e vai jogar pelo menos até ao fim de 2026

Thomas Muller vai jogar na MLS. O médio alemão já havia aberto à porta a uma mudança para os EUA.

Nápoles fecha reforço por 21 milhões de euros e desvia guarda-redes ao Manchester United de Ruben Amorim

O Nápoles acertou a contratação de Vanja Milinkovic-Savic. Guarda-redes já está na cidade para realizar exames médicos.

William Carvalho oficializado como reforço do Pachuca

William Carvalho é a mais recente contratação do Pachuca. O médio internacional português esteve no Real Betis nas últimas sete temporadas.