“A Portuguesa” e “A Marselhesa” entoadas por quem ainda busca afinação | Benfica x Marselha

    Benfica
    Liga Europa, quartos de final: quinta-feira, 11 de abril de 2024, 20h00.

    A ANTEVISÃO: REPETIR O PASSADO NUM PRESENTE DECISVIO PARA O FUTURO

    Não é como começa, já o sabemos, mas mal de quem começar mal esta eliminatória. Principalmente, se esse quem for o Benfica, que, tendo de reverter um mau resultado, será obrigado a fazê-lo em Marselha, num dos estádios com maior potencial de hostilidade da prova – e sem benfiquistas presentes. O histórico – como veremos – é favorável aos homens de Roger Schmidt, mas o momento da equipa não é o melhor.

    Quais são as boas notícias? A galinha da vizinha não é muito melhor. Também Jean-Louis Gasset, que tem o seu Marselha posicionado no sétimo posto da Ligue 1, tem sido alvo de contestação. Muito se joga para um e outro timoneiro nesta eliminatória, mas olhar só para isso seria muito redutor. Joga-se muito mais que o futuro de dois homens. Joga-se, quer num caso quer no outro – ainda que admiti-lo está quieto -, uma época inteira nos dois confrontos luso-franceses.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Benfica disputou quatro partidas com o Marselha, em duas eliminatórias: em 1990, na Taça do Campeões Europeus, perdeu por 2-1 em França e venceu por 1-0 em casa, beneficiando do golo fora para seguir para a final ante o AC Milan. Em 2010, na Liga Europa, seguiu para os quartos ao empatar 1-1 em casa e vencer 1-2 em Marselha.
    2. Esta temporada, as águias estão a três golos dos 100, com 48 partidas disputadas. Têm, no entanto, 47 golos concedidos (uma média de quase um golo sofrido por jogo).
    3.  O Marselha, em 42 encontros, fez 69 golos, sofrendo 52.
    4. Os franceses são o segundo melhor ataque da prova, com os mesmos 24 golos do Bayer Leverkusen, menos quatro que os 28 do Liverpool.
    5. A turma marselhesa é quem mais marca de bola parada na Liga Europa, com nove golos já apontados dessa forma.
    6. Caído da Liga dos Campeões, o Benfica ainda só fez quatro jogos na Liga Europa. Ainda assim, é já de destacar que apenas um dos cinco golos marcados foi de bola corrida – a que se somam três grandes penalidades e um livre indireto.
    7. O quarto de hora mais produtivo do Marselha na prova é – de longe – entre os 15 e os 30 minutos (nove golos). Os franceses dividem bem os seus golos pelas partes: 12 na primeira, 12 na segunda.
    8. O Benfica fez quatro dos seus golos na prova nas segundas partes: o outro foi apontado na primeira, mas… nos descontos.
    9. Apesar de ser um dos melhores ataques da competição, o Marselha é 18.º na lista de expected goals na Liga Europa. Os marselheses são sextos no aproveitamento entre golos esperados e golos conseguidos, sendo a equipa com mais jogos (dez) nesse top seis.
    10. Em cada dois, marca um. Aubameyang soma nove golos na Liga Europa… em 18 remates. É o jogador com mais expected goals da prova.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    João Neves a celebrar golo
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    João Neves É fácil destacar um jogador do Benfica esta época, até porque por vezes parece só haver mesmo um em campo. No meio da escuridão que tem sido o futebol do Benfica, com o qual os resultados fazem questão de condizer, João Neves tem sido um pilar de constância e qualidade. Merecia muito mais e muito melhor ao seu lado. E à sua frente. E atrás de si.

    Pierre-Emerick Aubameyang Marselha
    Fonte: Olympique de Marseille

    AubameyangDestacado inclusivamente por Roger Schmidt, na antevisão ao jogo, o avançado gabonês é já o melhor marcador da história da prova e tem sido a figura de proa de um barco marselhês que nem sempre tem navegado direito. Com 23 golos na temporada e uma capacidade para dar trabalho à defesa enorme, será o principal foco de perigo dos franceses.

    XI´s PROVÁVEIS

    Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes; João Neves, Florentino, Di Maria, Rafa, Neres; Arthur Cabral.

    Treinador: Roger Schmidt

    «É uma equipa que pratica um futebol muito físico e ativo, com uma clara qualidade individual, com Pierre-Emerick Aubameyang, por exemplo, que conheço muito bem, da Bundesliga. Está muito bem. O jogo é baseado nas qualidades dele, mas têm uma equipa que dificulta a vida a todos».

    Marselha: Pau López; Mbemba, Gigot, Balerdi, Merlin; Kondogbia, Veretout, Ndiaye, Ounahi, Amine Harit, Aubameyang.

    Treinador: Jean-Louis Gasset

    «Receio a qualidade ofensiva deles. O Benfica tem um poder ofensivo interessantíssimo. Eles têm muita experiência nesta competição, mas cabe-nos a nós conseguirmos o melhor resultado na primeira mão».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 1-2 Marselha

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    AC Milan de Sérgio Conceição vê Barcelona rejeitar proposta de 25+10 milhões de euros por médio

    O AC Milan tentou contratar Frenkie de Jong. O Barcelona rejeitou a proposta rossoneri e exige 45 milhões de euros pelo médio.

    Atlético Madrid vence Elche por 4-0 e está nos quartos de final da Taça do Rei: eis todos os resultados do dia na prova

    O Atlético Madrid derrotou o Elche por 4-0 nos quartos de final da Taça do Rei. Vitória sem espinhas para os colchoneros.

    PSG sofre para eliminar Espaly da 5ª Divisão da Taça de França em jogo com golo de Gonçalo Ramos

    O PSG derrotou o Espaly por 4-2 na Taça de França. Apesar do resultado volumoso, parisienses passaram por dificuldades.

    Estão definidos todos os jogos dos quartos de final da Taça de Portugal

    Já é conhecido o quadro completo de jogos dos quartos de final da Taça de Portugal. Braga fecha leque de equipas nesta fase.

    Braga imune a surpresas vence Lusitano de Évora e marca encontro com o Benfica nos quartos de final da Taça de Portugal

    O Braga venceu o Lusitano de Évora por 2-1 nos oitavos de final da Taça de Portugal. Arsenalistas seguem em frente.
    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.