📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Taras e Manias | Gil Vicente FC x SL Benfica

- Advertisement -
Benfica
Primeira Liga, 3.ª jornada: sábado, 20h30, 26 de agosto de 2023

A ANTEVISÃO: EM BARCELOS MANDA O GIL, AO BENFICA CABE PROVAR A SUPERIORIDADE

Como cantava tão bem Marco Paulo, alguém podia e devia muito bem ser uma lady na mesa e uma louca na cama – e talvez seja uma possível descrição deste Gil Vicente 2023-24, que esmagou o Portimonense de Paulo Sérgio por limpinhos 5-0, na primeira jornada da Liga, jogada no seu Estádio; mas perdeu os outros dois encontros que fez, jogados fora. A loucura em Barcelos não encontra correspondência na aparente delicadeza demonstrada longe da tal cama, quando é convidado de honra. Infelizmente para este Benfica, joga-se no Municipal de Barcelos.

Roger Schmidt enfrenta equipa à qual ganhou os dois encontros na época passada (3-1 e 0-2) mas, se pudesse escolher, certamente não marcava viagem para o Minho nesta altura.

Até por tudo o que envolve a equipa do Benfica, enrolada em mil histórias sobre um mercado de transferências que mexe remexe, se encosta, se enrosca, e não há meio de terminar; resolvida a questão Di Maria, solucionada pelo próprio com um esclarecimento a uma cadeia noticiosa do país natal, seguiu-se a novela Neres: tanto se cogitou um possível desencontro entre as ideias do brasileiro e do treinador quanto à sua utilização que foram obrigados, os responsáveis encarnados, de meter tudo em pratos limpos com rectílinea entrevista.

Por fim, ainda morosa e barulhenta, a inevitável substituição de Vlachodimos por alguém mais desenvolto na parte ofensiva do que é ser guarda-redes, que deu direito a transcrições criativas em horário nobre. A tudo isto, juntam-se rumores de saídas, como a de Scheljderup, João Víctor ou Morato, possibilidades que nascerão como cogumelos até dia 31.

Ossos do ofício, saberá bem Roger Schmidt que, obrigado pelas circunstâncias, limitou-se a… suspirar: “Há a questão do dinheiro, com o mercado aberto, mas o trabalho do treinador é estar completamente focado. Há sempre alguma coisa a acontecer. É possível fazer pequenos ajustes no mercado de transferências”. O mercado árabe só fecha dia 20 do próximo mês, ainda por cima…

Mas bola para a frente. A um Gil a quem só faltam Alipour e Kritsyuk, exige-se que volte à carga perante os seus adeptos, tendo todos os motivos para continuar a exibir o seu bom futebol; e a este Benfica, repleto de craques e boas ideias, é urgente recolher mais três pontos, que já é preciso levantar o pescoço para ver os rivais na tabela.

O árbitro nomeado é João Pinheiro.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. 49 jogos entre barcelenses e lisboetas, que só deram uns com os outros a partir da década de 90: o Gil só ganhou seis e conseguiu o empate em sete, marcando 29 golos e sofrendo… 97.
  2. No seu reduto foram 23 jogos e apenas duas vitórias. Ou seja, o Gil sabe melhor como levar o Benfica de vencido… na Luz.
  3. Últimos pontos perdidos pelo Benfica no Municipal de Barcelos: o empate a um de 2013-14.
  4. A última derrota? Ora bem, recuemos até… 2000-01. Foi 3-0 a favor do Gil.
  5. Resumo dos últimos 20 jogos – 16 vitórias benfiquistas e apenas duas do Gil – aquelas duas seguidas na Luz por 1-2, em 2020-21 e 2021-22.
  6. À melhor classificação de sempre em 2021-22 (5.º), conseguida com Ricardo Soares, o Gil seguiu com um 13.º lugar final na temporada passada. Por isso não é descabida a contratação de Vítor Campelos, que meteu o Chaves em 7.º.
  7. Fujimoto tem sido o grande destaque do conjunto neste início: tem dois golos em 257 minutos jogados, assinando exibição portentosa nos 5-0 ao Portimonense.
  8. O Benfica tenta acertar o passo. A derrota inesperada no Bessa encosta-os à parede: em 2022-23 só se perderam 15 pontos no campeonato; Até ao jogo com o Porto, no fim de semana do primeiro de Outubro, os encarnados recebem o Vitória e viajam até Vizela e Portimão. São quatro jogos fora nas primeiras seis jornadas.
  9. Do actual plantel, só João Mário e Chiquinho sabem o que é marcar ao Gil.
  10. Cinco vitórias nas últimas cinco deslocações a Barcelos para o campeonato.

JOGADORES A TER EM CONTA

Pedro Tiba Chegado a Barcelos há um ano depois de aventura preenchida na Polónia, Tiba atinge os 34 anos em ponto rebuçado, afirmando o estatuto que já houvera reclamado depois de grandes épocas em Setúbal e em Braga, a meio da década passada.

 Farol tático para companheiros, substituiu a engrenagem que lhe permitia vasculhar cada metro de relvado pela sapiência dos grandes estrategas, que evitam movimentos desnecessários e comandam sem precisar de gritar.

Telepaticamente, é Tiba quem comanda as investidas de Fujimoto, os ziguezagues de Maxime ou Marlon ou as finalizações certeiras de Baturina.

David NeresJá tivera impacto no Bessa, e revolucionou um jogo tenso para dar a primeira vitória ao Benfica no campeonato. Se a chegada de Di Maria o empurrou ainda mais para a condição de suplente, o recuo de Aursnes e o desânimo de João Mário nas últimas oportunidades deverão obrigar Roger Schmidt a fazer do brasileiro um titular indiscutível, pelo menos nesta fase. E aos que dizem que a equipa pode ficar desiquilibrada com tanta criatividade junta, Florentino mostrou também ser ainda, de longe, o melhor recuperador de bolas benfiquista. Entrando os dois, fica resolvido o assunto.

XI´s PROVÁVEIS

Gil Vicente FC: Andrew; Zé Carlos, Rúben Fernandes, Gabriel Pereira e Leo Buta; Gbane e Tiba; Maxime, Fujimoto e Marlon; Baturina

Treinador: Vítor Campelos

«O Benfica é sempre forte, e, seja qual for o momento da época, está sempre a lutar para ser campeão. Mesmo tendo entrado com um resultado menos bom na primeira jornada, sabemos que só um Gil Vicente no seu melhor nível é que poderá tentar conquistar os três pontos».

SL Benfica: Samuel Soares; Bah, António Silva, Otamendi e Aursnes; Florentino e Kokcu; Di Maria, Rafa e Neres; Arthur

Treinador: Roger Schmidt

«Os meus jogadores estão totalmente focados nos treinos. Mesmo em situações mais complicadas em termos pessoais, há uma entrega total. Estou feliz com a atitude dos jogadores, independentemente dos rumores».

PREVISÃO DE RESULTADO: Gil Vicente FC 1-4 SL Benfica
Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Maxi Araújo bisa no Sporting x AVS SAD

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 4-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Maxi Araújo chegou ao bis na partida.

Atalanta vence na receção ao Cagliari e Lazio reduzida a nove bate o Parma: Eis os resultados deste sábado na Serie A

Na 15.ª jornada da Serie A, a Atalanta recebeu e venceu o Cagliari por 2-1 e a Lazio bateu o Parma por 1-0 com apenas 9 jogadores em campo.

Samu Aghehowa envolvido em acidente durante este sábado

Samu Aghehowa esteve envolvido num acidente de viação durante este sábado, depois do treino do FC Porto no Olival.

Chuva de golos em Alvalade: Sporting marca 3 num espaço de 5 minutos

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 3-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Luis Suárez, Maxi Araújo e Geny Catamo marcaram.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho está atento e pode dar oportunidades: os 5 jogadores do Benfica B com mais minutos jogo (e que ainda não atuaram pelos...

José Mourinho quer apostar nos jovens do Benfica, de maneira a conseguir ter mais alternativas para o plantel principal.

Aposta firme: José Mourinho volta a chamar jovens para desafio do Benfica

O Benfica já se encontra no norte de Portugal, mais precisamente em Gaia. A equipa vai enfrentar no domingo o Moreirense.

Mateus Fernandes encantado com jogador do FC Porto: «Via muitas semelhanças com o Seba Coates»

Mateus Fernandes cruzou-se com Jan Bednarek no Southampton e deixou elogios ao atual defesa do FC Porto.