Festa da Taça nos Açores | SC Lusitânia x SL Benfica

    Benfica
    Taça de Portugal, 3.ª eliminatória: sexta-feira, 16h30, 20 de outubro de 2023

    A ANTEVISÃO: AÇORIANOS PROCURAM FAZER TOMBAR UM GIGANTE QUE NÃO VENCE A PROVA RAINHA HÁ SETE ANOS

    A festa da Taça chega, esta sexta-feira, aos Açores com a visita do SL Benfica à ilha Terceira. Os encarnados vão medir forças com o SC Lusitânia, também conhecido como Lusitânia dos Açores. O clube açoriano, que tem passado por um processo significativo de evolução ao longo dos últimos anos, quer fazer história e bater o pé às águias, que apesar de não vencerem a competição há 7 anos, continuam a ser dominadoras no palmarés.

    Orientada por Ricardo Pessoa, antigo capitão do Portimonense SC, a formação açoriana cumpre o seu segundo jogo nesta edição da Taça de Portugal. Para chegar aqui, o emblema de Angra bateu, em casa, o CF Os Marialvas por 1-0,  com um golo de Paulo Bessa aos 90+7 minutos. Já o Benfica, entra em prova nesta eliminatória com o natural objetivo de, mais tarde,  levantar o troféu no Jamor. Na época passada, os encarnados caíram aos pés do SC Braga nos quartos-de-final, enquanto que o Lusitânia não passou sequer da 1.ª eliminatória, sendo derrotado pelo rival SC Praiense.

    Felizmente para os amantes de futebol, e em especial para os terceirenses, o jogo vai mesmo realizar-se no Estádio João Paulo II, a casa do SC Lusitânia. Apesar da hora algo incomum para um jogo à sexta-feira, é esperada uma ótima enchente no estádio para assistir a um dos jogos mais importantes da história recente do emblema açoriano. Do lado encarnado, é fundamental haver uma abordagem responsável e séria, até porque nestes jogos quem está “do outro lado” costuma transcender-se. Ainda assim, Roger Schmidt deverá mexer consideravelmente na equipa titular.

    Atualmente, o SL Benfica é o segundo classificado da Primeira Liga, com 21 pontos em oito jogos. O SC Lusitânia até não começou da melhor maneira, mas é, hoje, líder do Grupo C no Campeonato de Portugal. O clube de Angra do Heroísmo contabiliza 11 pontos em seis jornadas.

    O árbitro nomeado é Ricardo Baixinho, da AF Lisboa.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Este será o primeiro jogo da história entre estas duas equipas.
    2. O SL Benfica é o clube que mais vezes conquistou a Taça de Portugal. No total, os encarnados somam 26 troféus.
    3. O SC Lusitânia nunca conquistou a Taça de Portugal, mas já chegou por uma vez às meias-finais da competição. Aconteceu na época de 1963/64.
    4. Ao dia de hoje, o SC Lusitânia conta com 51 participações na Taça de Portugal e 95 jogos. O SL Benfica, por sua vez, vai para a sua 84.ª participação e já realizou 463 jogos na prova rainha do futebol português.
    5. O emblema açoriano nunca disputou a primeira divisão do futebol nacional.
    6. A maior vitória do Benfica em jogos fora para a Taça de Portugal aconteceu na época de 1938/39. As águias derrotaram o CD Nacional por 9-0.
    7. A maior vitória do SC Lusitânia em casa para a Taça de Portugal aconteceu na época de 2000/01. Os açorianos bateram o CD Santo António Nordestino por 6-0.
    8. A maior derrota fora dos encarnados aconteceu também na época de 1938/39. O FC Porto derrotou o Benfica por 6-1, no Estádio do Lima.
    9. A maior derrota em casa do SC Lusitânia aconteceu na temporada 1969/70 e o adversário foi o Vitória SC. Os vimaranenses foram aos Açores vencer por 9-0.
    10. Como jogador, Ricardo Pessoa nunca conseguiu derrotar o SL Benfica. Em oito jogos, o ex-lateral direito de Portimonense, Vitória FC e Moreirense somou seis derrotas e apenas dois empates.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Telmo WatcheTem 23 anos, joga como extremo a partir do corredor direito e está de regresso esta época ao futebol português depois de uma aventura na segunda divisão do Chipre, ao serviço do PO Xylotymbou. Rápido, desconcertante e com boa capacidade de remate, Telmo promete ser a principal ameaça à defesa encarnada. Foi expulso na 1.ª eliminatória, mas cumpriu castigo nos jogos do campeonato.

    Tiago Gouveia
    Fonte: Cláudia Figueiredo / Bola na Rede

    Tiago Gouveia Não tem tido tantas oportunidades quanto desejava, pelo que é muito difícil avaliar o seu desempenho. Terá a sua oportunidade para mostrar serviço perante um adversário bastante inferior. Os minutos estão caros na equipa de Roger Schmidt, principalmente nas posições de ataque. A velocidade, irreverência e objetividade do jovem extremo português podem ajudar a destruir a defesa açoriana.

    XI´s PROVÁVEIS

    SC Lusitânia: Rui Santos; David Semedo, Diogo Careca, André Amaral, Enzo Ferrara; Bavikson Biai, António Legatheaux, Ragner Paula; Telmo Watche, Luís Fellipe, Gonçalo Cabral

    Treinador: Ricardo Pessoa

    «É especial. É sempre motivante. Nós pretendíamos e tínhamos o desejo que isto [defrontar um ‘grande’] pudesse acontecer por dois simples fatores. Desde logo a questão do clube. É importante para esta gente, que trabalha em prol de um clube mais forte, na lógica de crescer como tem feito no último ano. Para o clube e para os adeptos é fantástico».

    SL Benfica: Samuel Soares; João Victor, Tomás Araújo, Morato, Jurásek; Chiquinho, Florentino; Tiago Gouveia, Gonçalo Guedes, João Mário; Arthur Cabral

    Treinador: Roger Schmidt

    «O primeiro jogo após a paragem para seleções é sempre especial. Temos de estar muito bem preparados e o nosso objetivo é vencer esta competição. Estes encontros contra equipas de divisões inferiores são sempre um desafio, pois não têm nada a perder».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SC Lusitânia 0-4 SL Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Cristiano Ronaldo multado em 2500 euros devido a gesto obsceno

    Cristiano Ronaldo foi multado depois de ter feito um...

    Expo Padel World chega a Portugal

    Chega a territórios nacionais aquela que é uma das...

    À atenção do Sporting! Atalanta goleada pelo Inter

    A Atalanta perdeu com o Inter Milão por quatro...