Antevisão SL Benfica x Rio Ave FC: Um penúltimo passo rumo ao Jamor

    TAÇA NA LUZ MARCADA POR DÉRBI EM ALVALADE

    O Sport Lisboa e Benfica recebe hoje na Luz o Rio Ave FC na disputa por um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal. Um sorteio madrasto para os vila-condenses pode muito bem vir a comprovar-se como uma excelente oportunidade para a equipa de Carlos Carvalhal fazer história e aproximar-se da final da prova rainha em Portugal.

    Eliminado da Taça da Liga e a fazer uma sólida prestação no campeonato (sétimo lugar), a Taça de Portugal surge como o principal objectivo da época.

    Ao contrário da equipa visitante, o SL Benfica irá entrar neste jogo com a cabeça no dérbi de sexta-feira. As escolhas de Bruno Lage assim o comprovarão e, a menos que o resultado o obrigue, o ritmo do jogo encarnado também. Será um jogo onde o grande favorito possivelmente não entrará à altura do seu estatuto.

    O Rio Ave FC é, juntamente com o FC Porto, a melhor defesa da competição, com um saldo de zero golos sofridos em três jogos. Porém, até esta eliminatória, só defrontou equipas do Campeonato de Portugal: Clube de Condeixa ACD, FC Alverca e o GD Marinhais.

    O SL BENFICA RECEBE O RIO AVE FC PARA A TAÇA. SE ACREDITAS QUE APENAS UMA DAS EQUIPAS MARCA APOSTA JÁ COM UMA ODD DE @1.76 NA BET.PT

    Do lado do SL Benfica, aparece Vinícius como o melhor marcador – quatro golos em três jogos – entre os clubes ainda em prova, tendo inclusive marcado o golo da vitória na eliminatória anterior frente ao SC Braga.

    Enquanto o SL Benfica é o Rei desta Rainha – com 26 conquistas – o Rio Ave FC apenas disputou uma final, já no ano 2014, a qual perdeu exactamente contra os encarnados. Também Carlos Carvalhal, só por uma vez – em 2002 pelo Leixões -, disputou a final do Jamor. Após uma excelente campanha onde eliminou o Portimonense SC e o SC Braga, acabou por a perder frente ao Sporting CP.

    COMO JOGARÁ O SL BENFICA?

    Hoje, no relvado do Estádio da Luz, prevejo um SL Benfica com um futebol mais próximo daquele que em 2019 por vezes desapontou os seus adeptos. Bruno Lage deverá manter a aposta no 4-2-3-1, porém com mexidas decisivas que certamente irão quebrar a ligação da equipa ao bom futebol.  Com a deslocação a Alvalade na mira, suponho que Bruno Lage fará descansar jogadores como Gabriel, Taarabt e Pizzi, e continuará a dar minutos a Weigl, A. Almeida e Seferovic.

    Estas alterações irão obrigatoriamente quebrar o ponto forte da equipa – a criatividade e entendimento colectivo no jogo interior. Teremos um SL Benfica menos dinâmico, com as alas mais abertas e o avançado mais isolado. E, possivelmente, a pressão do adversário poderá fazer regressar aquele futebol expectante e sem iniciativa de jogo. Será um 4-2-3-1 jogado sector a sector e com muita procura pela linha.

    JOGADOR A TER EM CONTA

    Weigl será o mais talentoso em campo e o grande motor do meio-campo encarnado
    Fonte: SL Benfica

    Julian Weigl – O centro campista alemão será o grande destaque do 11 encarnado esta noite. Já ultrapassado o nervosismo da estreia, e já mais ambientado à equipa, terá hoje novamente no Estádio da Luz a oportunidade de se mostrar aos adeptos. Um jogo de menor pressão, onde será o mais talentoso em campo e o grande motor do meio-campo encarnado. Sendo titular, partirá de si a capacidade do Sport Lisboa e Benfica de retirar a bola ao adversário, de temporizar o jogo e ainda de dar qualidade à distribuição e construção de jogadas de ataque. Em vésperas de dérbi, hoje é o dia de Julian realmente se mostrar de águia ao peito.

    XI PROVÁVEL

    4-2-3-1: Zlobin, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Florentino, Weigl, Chiquinho, Jota, Cervi e Seferovic.

    COMO JOGARÁ O RIO AVE FC?

    Carlos Carvalhal deu o mote na sua antevisão ao jogo referindo que, ao contrário do jogo para o campeonato, desta vez a equipa de Vila do Conde desloca-se ao Estádio da Luz com melhores opções ofensivas e que tentará tirar proveito disso para praticar um futebol mais de ataque.

    Assim, no seu habitual 4-3-3, prevejo que o Rio Ave FC apareça para disputar o jogo pelo jogo, procurando ter bola e explorar a maior debilidade encarnada – o processo defensivo. Apesar de ser jogo da taça, deverá entrar com o melhor 11 em campo – excepção ao guarda-redes: dois laterais com gosto ofensivo, dois médios de maior qualidade a preencher o espaço e pressionar sobre a bola e pelo menos dois jogadores rápidos no ataque, com Nuno Santos em destaque na progressão pela ala.

    JOGADOR A TER EM CONTA

    Nuno Santos é rápido, criativo e tem um excelente pé esquerdo
    Fonte: Rio Ave FC

    Nuno Santos – O extremo formado no SL Benfica encontra-se provavelmente no momento mais alto da sua carreira. As lesões ficaram para trás, a forma física está no ponto e a confiança com bola está restabelecida. Um jogador rápido pela linha, criativo e com um excelente pé esquerdo capaz de colocar a bola tanto nos colegas como na baliza. Está em boa forma e passará por si muita da responsabilidade para explorar o espaço que os encarnados cedem entre os defesas e os médios. Sem um registo de golos e assistências de deslumbrar, a verdade é que para o campeonato só não foi titular em Braga – por lesão – e tem sido dos jogadores mais decisivos em Vila do Conde.

    XI PROVÁVEL

    4-3-3: Paulo Vítor, Diogo Figueiras, Borevkovic, Aderlan Santos, Matheus Reis, Filipe Augusto, Tarantini, Diego Lopes, Lucas Piazón, Nuno Santos e Mehdi Taremi.

    Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Daniel Oliveira
    Daniel Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    Primeira palavra bola. Primeiro brinquedo bola. E assim sempre será. É a ver jogos que partilha os melhores momentos de amizade. É a ver jogos que faz as melhores viagens. É a ver jogos que esquece os maiores problemas. Foi na paixão pelo jogo que sempre ultrapassou os outros desgostos de amor. Agora a caminhar para velho pode partilhar em palavras aquilo que sempre guardou para si em pensamentos e pequenos desabafos.                                                                                                                                                 O Daniel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.