Fazer o que já devia ter sido feito | Toulouse x Benfica

    Benfica
    Liga Europa, play-off 2.ª mão: quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024, 17h45

    A ANTEVISÃO: AGORA EM FRANÇA, BENFICA TEM NOVA OPORTUNIDADE DE CONFIRMAR A SUA INEGÁVEL SUPERIORIDADE

    O Benfica volta a defrontar, esta quinta-feira, o Toulouse, num jogo a contar para a 2.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Na primeira mão, os encarnados derrotaram os franceses, mas precisaram de duas grandes penalidades (a última já para lá dos 90 minutos). Ángel Di María não desperdiçou nas duas ocasiões, confirmou a vitória da equipa portuguesa, mas, ao contrário daquilo que se esperava, não resolveu a eliminatória.

    A equipa de Roger Schmidt chega a este segundo encontro do play-off com uma aura diferente daquela com que partiu para o duelo na Luz. Os encarnados protagonizaram uma exibição fantástica nos primeiros 45 minutos, no último jogo do campeonato, perante o Vizela. Apesar da queda no segundo tempo, as alterações efetuadas pelo técnico alemão mostraram que o Benfica pressionante e goleador – muito comum na época passada – pode vir a regressar ainda esta temporada, mas para isso terá de haver uma melhor gestão física e anímica dos seus intervenientes.

    Do outro lado, a boa exibição do Toulouse na Luz terá certamente motivado os seus jogadores para aquilo que resta da época desportiva. No último encontro para a Ligue 1, o Toulouse foi a casa do Monaco vencer por 2-1. Uma vitória que permitiu à formação de Carles Martínez ascender à 13.ª posição e aumentar, ainda mais, a motivação dos jogadores para o embate contra as águias.

    Para este jogo, é de esperar que o Benfica assuma a posse de bola desde início, com um Toulouse a jogar mais na expetativa. Apesar de os franceses precisarem sempre de marcar para seguir em frente, a vantagem encarnada é mínima. Uma boa entrada das águias será importante para acalmar os ânimos de um estádio que, segundo Carles Martínez, “vai pegar fogo”.

    É esperada a presença de milhares de benfiquistas nas bancadas, de entre os quais se destacam os muitos emigrantes portugueses que residem em França. O jogo será no Stadium de Toulouse, que tem capacidade para pouco mais de 33 mil pessoas.

    O jogo será arbitrado pelo italiano Maurizio Mariani.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Este será apenas o segundo jogo entre as duas equipas.
    2. Esta é a primeira experiência europeia do Toulouse.
    3. O Toulouse foi fundado em 1937, mas encerrou portas 30 anos depois após uma fusão com o Red Star, de Paris. Renasceu em 1970.
    4. O clube conta com seis títulos no palmarés. No total, são duas Taças de França e quatro conquistas do segundo escalão do futebol francês.
    5. Yannick Djaló foi o único jogador português que atuou na equipa principal de ambos os clubes.
    6. Neste século, o Benfica levou sempre a melhor contra equipas francesas em eliminatórias europeias.
    7. O Benfica sofre golos há quatro jogos consecutivos.
    8. Já o Toulouse, sofre golos há seis jogos consecutivos.
    9. O Benfica não fica sem marcar num jogo há 16 jogos seguidos. A última vez que as águias não marcaram foi no empate (0-0) em Moreira de Cónegos, a 3 de dezembro de 2023.
    10. Apesar da época cinzenta do Toulouse, o emblema do sul de França já venceu o Liverpool esta temporada. 3-2 foi o resultado final, com golos de Donnum, Dallinga e Magri.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Thijs DallingaÉ o grande nome deste Toulouse. Dallinga chegou ao futebol francês depois de uma época extraordinária (36 golos e 9 assistências em 44 jogos) no segundo escalão do futebol neerlandês, ao serviço do Excelsior. Pese embora a subida drástica do nível competitivo, o avançado natural de Groningen não teve dificuldades em assumir-se como peça chave no Toulouse. Apontou 18 golos na primeira temporada e esta época já leva 12. O jovem avançado de 23 anos já se estreou pela seleção principal do seu país e a saída no final da temporada é quase uma certeza.

    Precisa de poucas oportunidades para fazer o gosto ao pé.

    David Neres com a camisola do Benfica
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    David Neres – Coincidência ou não, Neres regressou à titularidade e o Benfica apresentou-se na sua melhor versão esta temporada. Consigo, o brasileiro trouxe energia, irreverência e golos. Não será fácil roubar a titularidade a Di María, nem tampouco “casar” os dois no mesmo ‘onze’, mas o regresso de David Neres a cem por cento é a melhor notícia que os benfiquistas podiam ter nesta fase da temporada.

    Em apenas 18 jogos, o extremo brasileiro do Benfica já leva três golos e sete assistências.

    XI´s PROVÁVEIS

    Toulouse: Guillaume Restes; Mikkel Desler, Nicolaisen, Logan Costa, Gabriel Suazo e Moussa Diarra; Cristian Cásseres Jr, Vincent Sierro e Stjin Spierings; Aron Donnum e Dallinga

    Treinador: Carles Martínez

    «Teremos que ser melhores do que na primeira mão. É o dia mais importante da temporada para os jogadores, mas também para o clube e adeptos. Acho que mostramos coisas boas como domingo em Monaco. Cabe-nos a nós mostrar o que valemos e aproveitar», começou por dizer o técnico espanhol».

    Benfica: Trubin; Aursnes, Otamendi, António Silva e Morato; Florentino e João Neves; Di María, Rafa e João Mário; Tengstedt

    Treinador: Roger Schmidt

    «Antes de mais, espero um jogo difícil e complicado. Um encontro da segunda mão é sempre diferente dos outros porque ambas as equipas sabem que assim que o jogo terminar que haverá uma decisão definitiva: ou continuas ou estás de fora das competições europeias. É isso que torna estes duelos da segunda mão tão especiais. É claro que nós estamos muito motivados para continuarmos na competição, mas o Toulouse também estará. Tendo em conta que vencemos o primeiro jogo em nossa casa e que agora jogamos fora, isso alterará certamente a abordagem que o nosso adversário terá para este jogo porque, afinal de contas, o Toulouse precisa de pelo menos um golo para continuar».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Toulouse 0-2 Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    O futuro incerto dos Phoenix Suns | NBA

    Os Phoenix Suns terminaram, oficialmente, a sua época depois...

    4 vencedores e 2 derrotados no ATP Masters 1000 Madrid | Ténis

    Andrey Rublev surpreendeu os adeptos da modalidade ao vencer...