SL Benfica | As 5 maiores reviravoltas encarnadas na Europa

4.

Das 36 vezes que o SL Benfica entrou a perder nas eliminatórias europeias, apenas em 11 conseguiu virar o resultado e avançar para a próxima fase.
Fonte: Celtic FC

SL Benfica 3-0 Celtic FC (3-3 agregado) – Não se trata de uma completa remontada, mas o misticismo à volta do episódio de 1969/1970 justifica a inclusão. O Celtic de Jock Stein era uma potência das ilhas britânicas e tinha ganho a TCCE três anos antes, no Jamor – a epopeia dos Lisbon Lions é a primeira saga de sucesso britânico na Europa – e apanhá-los, naqueles áureos anos e logo à segunda eliminatória era tarefa ingrata para o Benfica de Otto Glória. Ousou-se falar em final antecipada, ideia que os jogos confirmaram.

Primeiro, os encarnados afundam num Celtic Park vibrante da mais pura loucura escocesa; duas semanas passadas, a Luz engalanava-se para operar a reviravolta. O 3-0 chegou aos 90’, por intermédio de Diamantino Costa, já o nervosismo se tinha transformado em desespero nas bancadas. Prolongamento e… nada. O desempate por penalidades, que só seria introduzido no ano seguinte, não estava nos planos.

Tal como na meia-final do Euro68, na qual a Itália se safou de um 0-0 titânico frente à União Soviética, a arbitrariedade de uma moeda jogada ao ar iria determinar o desfecho de tão aguerrido confronto. Jock Stein e Billy McNeill de um lado, Coluna e Francisco Calado, adjunto do técnico benfiquista que não quis observar a tragédia in loco, transformaram o confronto futebolístico em jogo de casino. Cara ou Coroa? Billy disse a primeira e a sorte fez-lhe a vontade.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

PUB

Mais Artigos Populares

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.