SL Benfica 1-0 Estoril-Praia SAD: O general convidou as tropas a aliviarem a tensão com murro no peito

Benfica

A CRÓNICA: VOUCHERS PARA O CARDIOLOGISTA COMO RESPOSTA AOS NERVOS DOS ADEPTOS DO BENFICA

A Luz estava mais quente do que o habitual. O sol das 18h ainda estava firme no céu, o que ajudou o corrupio para entrar no estádio do Benfica a agitar-se mais cedo que nos jogos anteriores.

O guarda-redes, Dani Figueira, estava a demorar o seu tempo a repor a bola em jogo nos pontapés de baliza, comprando assobiadelas dos adeptos encarnados até ao final do encontro, mal sabiam eles que, mais tarde, o guarda-redes lhes ia oferecer vouchers para o cardiologista. Qualquer decisão contrária aos interesses do Benfica que o árbitro tomasse valia protesto de pé. O clima era tenso.

Para arrefecer os ânimos, um baixinho com a camisola dentro dos calções que é fã de Aimar e um norueguês esguio, mas com forças para fazer o corredor de uma ponta à outra. João Neves e Aursnes foram a caução que Roger Schmidt quis pagar para se precaver contra todos os riscos. Lançou ainda David Neres e abdicou de Florentino para, sentindo-se ameaçado na liderança do campeonato, mostrar que há um caminho em frente.

O Benfica entrava em campo frente ao Estoril, ainda num ajuste de contas com a manutenção, apenas com um ponto de margem de sobrevivência em relação ao FC Porto. Mas qual é a águia que não quer fugir de um dragão?

A situação do Estoril não impediu a equipa de Ricardo Soares de tentar jogar apoiado a partir de trás mesmo que isso, como foi acontecendo, valesse alguns sustos. Sem a bola, os homens da linha defendiam a cinco, com o recuo de Tiago Araújo à esquerda. O Benfica respondeu com o posicionamento mais baixo de Aursnes, de modo a chamar pressão ao norueguês, libertando o corredor canhoto, onde caíram Rafa, João Mário e Gonçalo Ramos para combinações.

Foi precisamente a partir daí que o Benfica arranjou espaço para uma queda de João Mário na área. Inicialmente, o árbitro não se apercebeu da irregularidade, mas, depois de minutos de análise do VAR, que tantas vezes foi referido por Schmidt na antevisão, a decisão acabou por recair na marcação de grande penalidade. O próprio João Mário encarregou-se da marcação, mas a demora entre o momento em que caiu e o que rematou arrefeceu-lhe o pé direito. Dani Figueira defendeu com o pé de apoio e negou o golo.

Na frente de ataque do Estoril, Cassiano foi incansável, sempre atento a um centímetro a mais que os centrais encarnados pudessem oferecer a domínio de bola, colocando-a à disposição do roubo do jogador brasileiro. De um cabeceamento do atacante surgiu até uma ocasião para o Estoril marcar momentos antes da equipa ficar em desvantagem.

David Neres fez uma exibição ao nível de deixar Roger Schmidt arrependido de lhe ter dado poucos minutos nos últimos encontros. O que não existe, o brasileiro cria. A partir da esquerda foi à direita que veio fintar dois defesas do Estoril e cruzar para Otamendi, no segundo anel, cabecear para o golo e aliviar a tensão encarnada com um murro no peito.

Se a vantagem permitiu ver o Benfica na máxima força na segunda parte? Nem por isso. Os encarnados sentaram-se em cima do conforto e relaxaram demasiado. O Estoril não criou perigo, é certo, mas as águias corriam o risco de, ao mínimo deslize, verem os pontos escaparem-se de novo, à semelhança do que aconteceu contra o FC Porto e o Desp. Chaves. Roger Schmidt trouxe Musa do banco para dar novo dinamismo e precaveu-se atrás com Florentino. O avançado croata chegou a festejar o 2-0, num lance em que foi assistido por Rafa e livrou-se da marcação dos defesas com uma brilhante receção. Ainda assim, o VAR notou no fora de jogo de João Mário no decorrer da jogada. O português quase remediava o erro num lance de transição em que Rafa remata contra o peito de um dos melhores marcadores do campeonato e este, de maneira fortuita, acerta no poste.

Numa partida que interessava particularmente ao Benfica vencer para sacudir o mau momento, o resultado estacionou no 1-0. Não importando o caminho feito para lá chegar, o objetivo do Benfica foi conseguido.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

David Neres valeu que um jovem adepto invadisse o relvado para pedir lhe pedir a camisola. Quem tem Neres tem tudo. No ataque, andou essencialmente na esquerda, onde fez uma boa sociedade com Grimaldo, e no meio, quando, por vezes, trocava com Rafa. Não se precipitou em duelos de um para um, mas, nos momentos em que o fez, foi eficaz. Rafa ofereceu-lhe o golo por volta dos 70 minutos, mas não foi capaz de concretizar.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

João Márioperdoou na grande penalidade e foi dos elementos menos dinâmicos do ataque dos encarnados. Quando a segunda parte não estava a correr de feição, acaba a acertar no poste quase sem querer.

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SL BENFICA

Bola na Rede: Escolheu o João Neves para o onze inicial no jogo de hoje. Foi um risco numa altura tão crítica da temporada?

Roger Schmidt: Se fosse um risco, não o tínhamos escolhido. Desenvolvemos o jogador. O João é um jogador muito talentoso. Já tem muitos minutos na primeira equipa esta temporada. Esteve sempre bem. Mesmo se o virem nos treinos, é uma mistura muito boa de alegria, confiança e qualidade. Agora era a hora de lhe dar a oportunidade de jogar desde início. Tivemos um jogo muito duro na quarta-feira. O Florentino e o Chiquinho têm trabalhado muito. Estava convencido desta decisão. Acho que toda a gente viu que é um jogador que pode jogar neste nível e também neste momento decisivo da temporada.

ESTORIL-PRAIA SAD

Bola na Rede: O Benfica jogou sem um médio defensivo declarado e com o Aursnes na direita. Teve que fazer ajustes táticos de última hora?

Ricardo Soares: Ficámos surpreendidos. Não estava à espera que jogasse este onze. De qualquer das maneiras, a minha equipa tem identidade. Temos um método de jogo e uma metodologia de treino que nos leva a determinadas ideias. Não abdicamos delas independentemente de jogarmos contra o Benfica, o FC Porto ou o Sporting. Trabalhamos todos os dias a pensar em nós e só em nós. A partir daqui, por vezes, não conseguimos pôr em campo as nossas ideias pela qualidade do adversário. Por exemplo, hoje, a minha equipa não teve tanta bola como o que pretendíamos. Não foi por estratégia ou coisa que se pareça. Foi porque o Benfica tem qualidade e nos obrigou a andar atrás da bola. Nesse sentido, veio ao de cima a nossa resiliência, a nossa organização, a nossa capacidade de superação e o nosso grupo fantástico. A partir daqui, foi-nos mais difícil lutar pela vitória, porque o Benfica também nos retirou a bola em vários momentos do jogo.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

El Chadaille Bitshiabu renova com o RB Leipzig até 2029

El Chadaille Bitshiabu prolongou a sua ligação ao RB Leipzig. Defesa central fica nos alemães até 2029.

Alisson Safira deixa Santa Clara por empréstimo e é reforço do Cuiabá

Alisson Safira fez as malas e rumou ao Brasil. Avançado deixa o Santa Clara por empréstimo e é reforço do Cuiabá.

Atalanta prestes a anunciar novo treinador com passagem pela Premier League

A Atalanta está prestes a oficializar a contratação de...

Inter Milão apresenta equipamento principal para 2025/26

O Inter Milão oficializou o equipamento principal para a temporada 2025/26. O clube italiano é vice-campeão europeu.

PUB

Mais Artigos Populares

A obra perfeita de Luis Enrique

Numa final de contornos épicos, o PSG realizou uma exibição perfeita e colocou a cereja no topo do bolo de uma época inesquecível.

Bernardo Júnior deixa clube despromovido à Bundesliga 2 e reforça o Hoffenheim

Bernardo Júnior deixou o Bochum e assinou a custo zero pelo Hoffenheim. O defesa brasileiro chegou a representar o Leipzig e o Brighton.

Benfica já apresentou proposta por Nélson Semedo e concorre com mais 2 clubes

O Benfica fez uma proposta para contratar Nélson Semedo. Além das águias, o Marselha e o Wolverhampton estão na corrida.