📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica 1-2 FC Porto: Luz azul-e-branca no caminho do título

- Advertisement -

Em jogo muito disputado, Porto prevalece e conquista justa vitória.

A Sexta-feira Santa de 2023 foi abençoada com um Clássico do futebol português, entre um Benfica a transbordar de confiança, a jogar um futebol atrativo e numa série de 10 vitórias consecutivas no campeonato (só sofrera dois golos nesses jogos), e um Porto a realizar uma época de altos e baixos, mas capaz de, como é seu apanágio, mostrar a sua garra nortenha nos momentos decisivos.

Com um ambiente escaldante nas bancadas deu-se início à partida, com o Porto a apresentar-se num 4-2-3-1 agressivo e pressionante no corredor central, por onde Taremi irrompeu aos 4’ e só um corte fabuloso de António Silva impediu um golo quase certo.

O Porto entrou melhor, controlando o meio-campo e contra a corrente do jogo, Bah surgiu na ala, cruzou para Gonçalo Ramos cabecear à trave, com a bola a bater nas costas de Diogo Costa e entrar. A equipa que faz mais cruzamentos de bola corrida na Liga (18 por jogo) marcava assim primeiro.

O Benfica valorizava o ataque pelas alas, para cruzar ou depois virar para dentro onde João Mário, Rafa e Aursnes criavam perigo. Já o Porto atacava mais pelo meio, procurando passes de rutura e a fantasia de Taremi, Galeno e Pepê para criar desequilíbrios.

Para o plano de jogo correr bem, o aspeto mental é relevante e os portistas, embora dominantes, acusavam mais a pressão. Mas a águia permitiu esse domínio, deixou de atacar e em cima do intervalo sofreu o empate.

Excelente jogada com Manafá a colocar em Pepê na área, que serviu de peito para Uribe rematar forte e colocado. Logo a seguir, Galeno fez o 2-1, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo.

O Benfica entrou mais pressionante no segundo tempo, mas numa desatenção defensiva imperdoável, Taremi teve tempo para rematar e consumar a reviravolta no marcador.

Depois, foi o Benfica a ir abaixo mentalmente– os jogadores estavam inseguros, falhavam muitos passes e permitiam mais aproximações do Porto à sua baliza. Provavelmente pela primeira vez na Luz esta época, ouviram-se assobios para a equipa da casa.

O Porto teve mais engenho para criar perigo e o Benfica, quase só jogando com o coração, terminou o jogo com apenas um remate à baliza.

O Porto continua assim a senda de bons resultados recentes frente às águias (oito vitórias e uma derrota nos últimos 11 duelos). Infligiu também primeira derrota caseira da época às águias, que não ganham aos dragões na Luz desde 2018.

Assim, o Benfica terá que suar um pouco mais até ser campeão e o Porto deu um passo importante para garantir o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Pepê (FC Porto): Num jogo sem uma estrela cadente, Pepê foi o jogador mais consistente, com dribles de qualidade e capacidade de levar a equipa para a frente. Coroou a exibição com a assistência para o primeiro golo do Porto.

O FORA DE JOGO

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Aursnes (SL Benfica): Jogo atípico do norueguês, esteve muito apagado. Não conseguiu combinar com os colegas, decidindo-se muitas vezes pelo passe mais simples e perdeu a grande maioria dos duelos que disputou.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SL Benfica

O Bola na Rede foi impedido de fazer perguntas ao treinador do SL Benfica, Roger Schmidt.

FC Porto

O Bola na Rede foi impedido de fazer perguntas ao treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

Xabi Alonso debaixo de fogo antes do Real Madrid x Manchester City: «Isto é uma equipa e vamos todos unidos»

Xabi Alonso faz a antevisão ao Real Madrid x Manchester City para a Champions League. Técnico espanhol aborda vários temas.

Fim de linha: Ricardo Sousa vai deixar Vizela

Ricardo Sousa vai deixar o Vizela. Quem assumirá os treinos será Ronald Ramírez, treinador dos sub-23 da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica na Champions League: Onde ver o jogo contra o Nápoles?

O Benfica vai receber esta quarta-feira o Nápoles na Champions League. Jogo será transmitido na Sport TV 5.

Já te imaginaste a jogar com -20 graus negativos? Eis o motivo do Kairat Almaty x Olympiacos jogarem mais cedo

O Kairat Almaty x Olympiacos vai ser disputado esta terça-feira pelas 15h30 na Champions League devido às temperaturas.

Josué eleito o melhor jogador do ano na Série B do Brasil

O médio português, Josué, foi eleito o melhor jogador do ano de 2025 na Série B, pelo seu desempenho ao serviço dos campeões Coritiba.