Benfica 3-0 Vit. Setúbal: E o líder lá sambou no Carnaval

Terceiro Anel

Com relativa facilidade o Benfica fez aquilo que lhe competia: derrotou o Vitória de Setúbal e assim manteve o avanço pontual de 4 pontos sobre o FC Porto. Perante 40 mil adeptos no Estádio da Luz (fantástica média de assistência até agora no palco benfiquista), o campeão nacional entrou em campo sabendo que em caso de triunfo praticamente colocaria o Sporting fora da luta pelo título. Jorge Jesus e Bruno Ribeiro operaram uma revolução nos onzes iniciais, em relação aos jogadores que haviam alinhado na partida entre estas duas formações na última quarta-feira, a contar para a Taça da Liga. De referir a crescente influência de Pizzi no xadrez do clube lisboeta, em contraste com um claro apagamento de Talisca, quiçá a pagar bem caro pelo facto de estar a competir ao mais alto nível há meses e meses a fio.

O conjunto sadino até entrou bem na partida, com algumas investidas que provocaram algum frisson junto da baliza de Artur, com destaque para um lance dividido entre Jardel e Rambé que causou polémica, com a equipa do Vitória a ficar a pedir grande penalidade. Mas o Benfica nunca perdeu o controlo do jogo, beneficiando também de um golo madrugador. Logo aos 9 minutos Jardel voltou a facturar, depois do golo da semana passada em Alvalade. A partir daí, e não obstante um ou outro remate da equipa setubalense, só deu Benfica.  Os campeões nacionais iam colocando a cabeça em água à defensiva contrária com jogadas envolventes e constantes trocas posicionais. Com uma defesa sempre sólida e um meio-campo eficiente (Samaris cada vez está mais entrosado com os restantes companheiros), aliado às permanentes subidas pelo flanco de Maxi Pereira e de Eliseu, o Benfica dava a ideia de que mais cedo ou mais tarde voltaria a marcar. Ola John e Salvio chegavam por imensas vezes à linha de fundo para cruzar, Lima com o seu habitual trabalho de sapa ia abrindo brechas no último reduto vitoriano e Jonas com o seu costumeiro futebol de veludo ia dando linhas e mais linhas de passe aos seus colegas. E depois…bem, depois temos Pizzi. Que grande exibição do internacional português! Seguríssimo, muito confiante, com um sem número de excepcionais passes em profundidade, o médio da equipa da Luz ia deliciando os adeptos presentes no estádio, numa exibição mais do que convincente. Quase à beira do intervalo, aos 40 minutos, Lima marcava o segundo tento para as águias e praticamente sentenciava a partida.

Luisão e Jardel, a imagem de uma dupla que cada vez funciona melhor; Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Luisão e Jardel, a imagem de uma dupla que cada vez funciona melhor;
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

No segundo tempo o Benfica continuou a controlar as operações. Sem nunca forçar muito a nota, os comandados de Jorge Jesus até podiam ter goleado, tal a facilidade com que a equipa chegava perto da grande área de Ricardo Baptista. Contudo, apenas por uma vez as redes sadinas abanaram, em virtude de mais um golo de Lima, o seu 9º no campeonato. Samaris viu cartão amarelo e assim irá falhar a deslocação do Benfica ao terreno do Moreirense, mas essa situação não deverá tirar o sono a Jorge Jesus. É que Rúben Amorim já aí está para voltar a ter um papel importante na manobra do conjunto, e por isso mesmo o técnico amadorense concedeu ainda algum tempo de jogo ao jogador que não jogava para o campeonato desde aquele fatídico desafio no Bessa, no dia 24 de Agosto do ano passado.

Em suma, vitória sem contestação do Benfica. Em domingo de Carnaval, e para fazer jus à quadra, o samba falou mais alto com três golos apontados por futebolistas brasileiros. Assim sendo, o campeão nacional aproveitou da melhor forma o deslize do Sporting no Restelo, fazendo com que a luta pelo título se resuma praticamente a Benfica e FC Porto. Depois da exibição cinzenta no derbie de Alvalade, as águias voltaram a voar com segurança, com o bicampeonato em mente.


A Figura:
Pizzi –
enorme exibição deste internacional português! Não acusou a pressão e voltou a provar que é um excelente trunfo para atacar a fase decisiva da temporada. Primoroso na forma como foi rasgando a defensiva do Vitória com constantes passes em profundidade, Pizzi foi maestro em tarde carnavalesca.

O Fora-de-jogo:
Permeabilidade sadina
– Ficou claro ao longo de todo o jogo que ao Benfica bastaria acelerar…para marcar. A defensiva vitoriana viu-se e desejou-se para dar conta do recado, numa tarde em que a linha atacante do Benfica cumpriu bem o seu papel. Mas atenção: este Vitória de Setúbal demonstra várias qualidade em termos de processo de jogo ofensivo, o que deverá conferir ao conjunto um resto de temporada minimamente tranquilo.

Foto de Capa: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Famalicão fecha contratação de avançado do Benfica

O Famalicão já fechou a contratação de Pedro Santos. O jovem avançado do Benfica esteve emprestado ao Moreirense.

Bruno Varela de saída do Vitória SC e ruma à Arábia Saudita

Bruno Varela está em vias de deixar o Vitória SC. O guarda-redes português vai assinar pelo Al Hazm.

Diogo Dalot muda de número no Manchester United

Diogo Dalot tem novo número no Manchester United. O lateral português vai usar a camisola 2 dos red devils.

Ponto de situação: Juventus tenta fechar Francisco Conceição e recebe oferta do Sporting por Alberto Costa

A Juventus está a resolver dois dossiers de negociações que envolvem portugueses. Francisco Conceição pode ficar em Turim e Alberto Costa pode rumar ao Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal paga 58 milhões de euros para fechar contratação de reforço… e não é Viktor Gyokeres

O Arsenal garantiu a contratação de Noni Madueke. Negócio entre os gunners e o Chelsea está fechado por 58 milhões de euros.

Benfica define futuro de Adrian Bajrami

O Benfica vai emprestar Adrian Bajrami. Defesa central albanês vai jogar na Suíça na próxima temporada.

Mohammed Kudus troca West Ham pelo Tottenham

Mohammed Kudus foi oficializado como novo jogador do Tottenham. O internacional ganês deixa o West Ham.