Graças a Deus temos Cardozo

- Advertisement -

benficaabenfica

Sempre defendi que devemos ter uma admiração moderada pelos nossos jogadores. Os jogadores passam (alguns que admiramos por parecerem mostrar uma certa fidelidade até por um Zenit nos trocam) e o Benfica continua. Nove anos se passaram desde que Giovanni Trapattoni agradeceu a Deus a bênção que era ter Simão na equipa. Mas foi justo. Foi o melhor jogador que tivemos nos últimos anos, que muito nos deu mas a quem o Benfica deu muito pouco. Era mesmo uma bênção ter o Simão a levar o Benfica às costas enquanto os Eversons e Alcides desta vida nos tiravam séculos de vida. Entre Simão e Cardozo admirámos também a magia do Miccoli, a classe preguiçosa do Reyes, o Deus Aimar, a raça do Coentrão e o benfiquismo meio louco do Maxi, David Luiz e Enzo Pérez. Venerámo-los a todos, sim, mas arrisco dizer que nunca achámos que qualquer um deles fosse insubstituível por vale quase por toda a equipa.

Até Óscar Cardozo. Idolatrado por muitos, odiado por outros tantos que pouco ou nada percebem disto, o paraguaio vai escrevendo a sua história no Benfica entre golos, punhos cerrados e festejos desengonçados. Cento e setenta golos oficiais e quantos deles tremendamente decisivos. O memorável jogo de ontem (não só do Cardozo mas de todos, para acalmar a azia sportinguista) foi mais um abre olhos para os especialistas que assinavam por baixo a venda do Cardozo depois do episódio no Jamor. Ficar com um treinador perdedor e prescindir do melhor avançado das últimas décadas no clube… sem comentários. Nos últimos 14 golos do Benfica, Cardozo esteve directamente envolvido em 10, com nove golos e uma assistência. Para muita gente serão números insuficientes porque, vistas bem as coisas, já está 75 minutos sem importunar o Rui Patrício pela 14ª vez.

Cardozo celebra o seu 13º golo contra o SCP / Fonte: publico.pt
Cardozo celebra o seu 13º golo contra o SCP
Fonte: Público

Só mesmo neste Benfica do (ai) Jesus, remendado e ainda a viver no pânico do Kelvin e Ivanovic é que era possível (quase) mandar a memorável prestação do Cardozo para o baú das humilhações. Acaba, felizmente, por ficar para futura memória um derby de alta qualidade, como há muito não se via. Sinal de que o Sporting está a recuperar dos anos caóticos, sim, mas mantém o mesmo estigma das arbitragens: está no sangue?

Se esta temporada ainda está viva, em grande parte o devemos ao Óscar. Graças a Deus que o temos connosco – e Deus não era sportinguista, com certeza.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção: Já é conhecido o novo símbolo do Sporting

O Sporting já revelou o novo símbolo. Leões apresentam esta quarta-feira, dia em que cumprem o seu 120.º aniversário.

Morten Hjulmand, Sporting e o Atlético Madrid: Eis as novidades e o ponto de situação de acordo com a imprensa espanhola

Morten Hjulmand pode reforçar o Atlético Madrid neste mercado de verão. Imprensa espanhola atualiza ponto de situação.

Foi titular na final da Conference League e pode reforçar o Chelsea: eis as novidades

O Chelsea já acertou os termos pessoais com Pep Chavarría. Lateral esquerdo joga no Rayo Vallecano e quer reforçar os Blues.

Besiktas quer garantir a contratação de internacional português

O Besiktas pode avançar para a contratação de José Sá. O internacional português está disposto a deixar o Wolverhampton no mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis quanto dinheiro o Benfica ganha com a ida de Rodrigo Rêgo para a Premier League

Rodrigo Rêgo deixa o Benfica e reforça o Brighton num negócio de 3,5 milhões de euros. Águias ficam com uma percentagem de uma futura venda.

PSG já tem alvo para substituir Gonçalo Ramos na frente de ataque e joga na Ligue 1

O PSG está à procura de um avançado, após a saída de Gonçalo Ramos, e o perfil de Folarin Balogun interessa ao clube parisiense.

Oficial: Rodrigo Rêgo deixa o Benfica e reforça emblema da Premier League

Rodrigo Rêgo é oficialmente jogador do Brighton. Jovem de 21 anos deixa o Benfica e assina contrato de cinco épocas com o clube inglês.