Ano um depois de Neves | Benfica

- Advertisement -
Benfica

Pensa-se e insinua-se o Benfica como rei das vendas, mercador mais manhoso na grande feira da Europa. Vendendo o que pode da forma mais audaz possível – o pesadelo dos benfiquistas mais românticos, os que valorizam a ligação emocional com os atletas e o Seixal como base identitária, parece mais uma vez iminente: João Neves estará prestes a tornar-se jogador do Paris Saint Germain.

O gigante francês que já levara Gonçalo Ramos em negócio despropositado e impusera, sem grandes alaridos, dois lesionados crónicos como Draxler e Bernat. Como mercador ainda mais manhoso e conhecedor dos truques do apoio ao cliente, conseguirá a terceira proeza: impingir por empréstimo um sucessor conveniente, Renato Sanches, nome grande e familiar que Rui Costa imaginará como calmante para uma massa adepta já farta de arrancar cabelos.  

Lembrar Renato é olhar para 2015-16 e compreender a preponderância num campeonato que parecia perdido em Dezembro, com o miúdo a agarrar numa equipa amorfa e a transformá-la num rolo compressor capaz de 16 vitórias (em 17 jornadas) e 43 golos marcados (2,52 de média) nessa segunda volta.

Renato Sanches Benfica
Fonte: SL Benfica

A mesma preponderância teve-a no Europeu de França, sabemos, e a chegada do Bayern com as malas de dinheiro  foi tão justificada como precoce, ditando aí o fim do Renato no pleno das suas capacidades – só em Lille, sobretudo no título 2020-21, chegou a tocar no mesmo zénite.

Os números já se espalharam pela internet, a sua indisponibilidade física tornou-se até certo em ponto em anedota, a merecer comentários de Mourinho: Renato, numa carreira sénior de nove anos, já passou dois sem competir (697 dias), o mesmo é dizer 134 jogos falhados; nos últimos dois anos, entre Paris e Roma, cumpriu… 1167 minutos distribuídos por 39 jogos (29 minutos de média de utilização) e apenas seis titularidades. As inegáveis qualidades técnico-tácticas mantêm-se na memória colectiva, mas sobressai um último dado esclarecedor: a época com mais jogos cumpridos (35) continua a ser 2015-16!

Vindo e recuperando a boa forma, livrando-se dessa atracção pelo abismo, será naturalmente o titular, ao lado do cada vez mais indispensável Florentino Luís. É o trinco benfiquista a grande certeza da intermediária, restando perceber o que vai na cabeça de Roger Schmidt quanto às alternativas. Leandro Barreiro, testado em parelha na vitória com o Farense, convence pelo raio de acção, mas não demonstra ainda a criatividade suficiente para sustentar o ataque.

Florentino Luís João Moutinho
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Como backup de segurança haverá sempre a inteligência de João Mário, que a raciocinar de bola no pé continua a ser dos melhores da equipa; será justo pedir a Aursnes, mártir beatificado, sair novamente da posição onde se revelou de elite no Benfica e mostrar-se, enfim, ao terceiro ano, na posição original, onde foi um dos protagonistas do Feyenoord de Arne Slot finalista da Liga Europa (ao lado de Orkun Kökcu, nunca demais relembrar)? Ou poderá o turco repensar melhor as declarações tumultuosas da temporada passada, voltando com outro vigor ao duplo-pivot – no qual cumpriu aproximadamente 150 jogos ao serviço dos neerlandeses?

Há ainda incógnitas como Rafael Luís ou Martim Neto, juventude abastada tecnicamente nascida no Seixal e prontos a fazer o mesmo percurso de Neves, mesmo apesar de não terem ainda participado competitivamente na pré-época. Martim, figuraça na inédita Youth League, até já provou mais competências que o Neves que apareceu certo dia num amigável contra o Sevilha, em Dezembro de 2023 – esse João Neves, meio perdido entre os B’s e os Sub-23, não poderia pedir a si o mesmo respeito que um Martim Neto, 33 vezes utilizado num Gil Vicente de Primeira Liga, poderá agora exigir a Roger Schmidt nas captações para novo dínamo do meio-campo.

Benjamín Rollheiser a jogar pelo Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

E todo este palavreado sem referir Benjamín Rollheiser pela frustração em torno da sua caprichosa lesão, que lhe rouba determinante timming de afirmação.

O argentino assentou que nem uma luva como segundo volante, oferecendo com a canhota o discernimento atacante que nem talvez o sobredotado João Neves alguma vez ofereceu, sempre mais ocupado em ser omnipresente. A lesão fá-lo parar seis semanas, fazendo-o perder as primeiras rondas dum campeonato renhido como tantos outros, mas essencial para Benfica e Rui Costa.

A única coincidência que dá ânimo: Pizzi, quando começou a ser trabalhado por Jesus para ser Oito, em 2014-15, também se lesionou no início da pré-época, partindo o cotovelo esquerdo. Perdeu umas semanas valentes e só se estreou a 5 de Outubro, num 4-0 ao Arouca.

Ao contrário de Rollheiser, não havia pressa, que se acalmou o vício do negócio e se adiou a venda de Enzo Pérez (que como Benjamín, fora estrela em La Plata pelo Estudiantes) para Janeiro. Pizzi assumiria na segunda volta para fazer do Benfica campeão. Reformula-se a pergunta: sem Neves e Rollheiser, quem assume?

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Marca impressionante: Cristiano Ronaldo chega aos 500 golos depois dos 30 anos e já ultrapassou esse número

Desde que completou os 30 anos que Cristiano Ronaldo marcou 501 golos. Marca dos 500 superada na vitória do Al Nassr sobre o Al Hazem.

Barcelona investe 300 mil euros em jogadora e bate recorde

O Barcelona deve confirmar em breve a contratação de Julia Torres. A defesa é considerada uma grande promessa no futebol espanhol.

Palmeiras pode encher os seus cofres: jogador apontado à Europa por 60 milhões de euros

Vitor Roque pode regressar ao futebol europeu num dos próximos mercados. O jogador representa o Palmeiras de Abel Ferreira.

Sheffield Wednesday vê confirmada a descida de divisão em fevereiro e bate todos os recordes em Inglaterra

O Sheffield Wednesday já desceu de divisão apenas em fevereiro. Nunca um clube tinha sido despromovido tão cedo nas divisões profissionais inglesas.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid vai deixar defesa sair a custo zero e Juventus posiciona-se para garantir a contratação

A Juventus está interessada em contratar Antonio Rudiger. Defesa alemão está em final de contrato com o Real Madrid.

Yeremay Hernández recebe más notícias: sequência impressionante do espanhol chega ao fim

Yeremay Hernández viu um cartão vermelho na partida entre o Deportivo de La Coruña e não jogará frente à Real Sociedad B.

La Liga abre investigação por palavras e cânticos de ódio dirigidos a Vinícius Júnior no Osasuna x Real Madrid

Os adeptos do Osasuna visaram Vinícius Júnior no embate diante do Real Madrid. La Liga está a investigar a situação.