«O SL Benfica é mais estável devido ao trabalho de Bruno Lage» – Entrevista a Luís Castro (Parte II)

1.ª PARTE DA ENTREVISTA DISPONÍVEL AQUI

Com a eliminatória frente ao SL Benfica à porta, Luís Castro fala em exclusivo com o Bola na Rede para fazer a antevisão do encontro. O técnico do FC Shakthar deixa muitos elogios à equipa encarnada e, em particular, a Bruno Lage. Um conteúdo exclusivo do nosso site só para ti.

– O embate com o SL Benfica –

«SL Benfica conhece bem os caminhos que deve percorrer debaixo de uma pressão mais alta».

Bola na Rede: O FC Shakthar tem a conquista da Taça UEFA em 2009 como o seu grande feito europeu. Sonha com um novo feito neste ano, desta vez a Liga Europa?

Luís Castro: Não sonho com nada. Dia-a-dia, tema a tema, reunião a reunião, treino a treino… No geral, todos quantos estão na Liga Europa pensam que podem seguir em frente na Liga Europa. O objetivo passa por ultrapassar cada eliminatória e mal do treinador que não pense assim.

BnR: No ano passado, o SL Benfica de Bruno Lage fez muita “rotação” de jogadores na Liga Europa. O Luís espera um SL Benfica em rotação para o jogo com o Shakthar?

LC: Isso é a vida do Bruno Lage. Eu sei da minha vida e às vezes não dominamos por completo o que se passa. Nunca me atreverei a colocar-me na cabeça dos meus colegas. Não sei o que vai fazer… Sei qual é a equipa-base do Benfica. Vlachodimos, André Almeida, Ferro, Rúben Dias e Grimaldo. Weigl, Gabriel e Chiquinho. Pizzi, Cervi e Vinícius… Ou Seferovic. Ok, esta é a base. Agora, se muda um, dois, três ou quatro… Isso já vai ser com o Bruno. Acho que é importante, mais do que andarmos a falar de jogadores, analisar como o treinador pensa o jogo. É muito mais importante pensar na forma como o Bruno Lage pensa o jogo do que pensar nos jogadores que o Bruno vai colocar em jogo.

UM SL BENFICA A VENCER A LIGA EUROPA PODE VALER 31€ POR CADA EURO.
NÃO DEIXES PASSAR ESTA OPORTUNIDADE E APOSTA JÁ NA BET.PT!

BnR: E pegando precisamente na forma como Bruno Lage pensa o jogo… No ano passado foi o primeiro a defrontar o atual treinador do SL Benfica naquele duplo-encontro em Guimarães (Campeonato e Taça de Portugal). O que é que sentiu que mudou com Bruno Lage?

LC: A capacidade que o SL Benfica tem para sair de baixo de uma pressão mais alta, algo que não evidenciou nos primeiros momentos de vida do Bruno enquanto treinador do SL Benfica. Agora, é uma equipa que conhece bem os caminhos que deve percorrer debaixo de uma pressão mais alta e que sabe também descobrir os melhores caminhos quando tem o adversário num bloco mais baixo. É uma equipa mais estável, devido ao trabalho que o Bruno tem desenvolvido.

Luís Castro destaca que a estabilidade atual do SL Benfica se deve ao trabalho de Bruno Lage 
Fonte: SL Benfica

BnR: Provavelmente, esta eliminatória é uma das mais aguardadas da Liga Europa, uma vez que são duas equipas com muitos argumentos e com muita qualidade. Olhando para a valia das duas equipas, acha que se aplica a velha máxima de que não há favoritos, ou há uma equipa que se pode considerar favorita para este encontro?

LC: Estamos a tocar num ponto que não é decisivo para o jogo. Eu posso dizer que tenho 100% de hipótese de seguir em frente. E diz o Bruno: “Não, eu é que tenho 100%” (risos). Normalmente, nós, treinadores, dizemos 50-50 para não acicatar o outro nem nos penalizarmos a nós. Ficamos ali muito low profileNenhum treinador diz 55% ou 60% e, por isso, fica tudo bem por aí. Não temos favoritos, claro que não. É um jogo de futebol entre duas equipas que vêm da Champions. São duas boas equipas, recheadas de jogadores de seleção.

BnR: Então… É isso mesmo. Vamos fugir a essa questão dos favoritos. Olhando para setores e para a qualidade individual das duas equipas, acha que existe uma igualdade qualitativa entre os dois plantéis ou existem diferenças assinaláveis entre as duas equipas?

LC: Não sei… Temos um Grimaldo e um André Almeida e do outro lado temos o Bolbat, da seleção ucraniana, o Dodô, da seleção olímpica brasileira e, do lado esquerdo, o Ismaily. Grande nível de um lado e do outro. Chegamos aos centrais… Kryvtsov e Matvienko, que são centrais da seleção ucraniana, mas, do outro lado, temos centrais de seleção portuguesa. Ok, temos boas linhas defensivas. Depois, de um lado, temos o ataque do Shakthar, que anda muito à volta de Taison, Júnior Moraes e Marlos ou Tetê. Destes três, dois da seleção ucraniana (Marlos e Moraes) e o Taison, também já com presença na seleção brasileira. No Benfica, temos um Cervi num grande momento, o Pizzi na seleção portuguesa e o Seferovic na seleção da Suíça… Ou também um Vinícius num grande momento. Também por aqui podem desmontar o que quiserem e não chegamos a lado nenhum. Vamos ao meio: Stepanenko na seleção ucraniana, Alan Patrick com uma história e um rasto de carreira que todos sabem, Viktor Kovalenko… Ou o Marlos a jogar dentro ou fora, vamos ver… Portanto, outra linha média boa. Depois, Weigl, Gabriel e Chiquinho, ou seja, outra linha média boa. Pesando tudo isto: um grande jogo em perspetiva.

Taison venceu o prémio de melhor jogador da Ucrânia em 2019 e é uma das principais ameaças do Shakhtar
Fonte: FC Shakhtar

BnR: O FC Shakthar vem de uma pausa de inverno, enquanto que o SL Benfica teve pouco descanso. Quem sai mais beneficiado desta situação?

LC: Não consigo ser adivinho, sinceramente. Sei que esse tema vai ser desenvolvido pela imprensa, vai ser muito debatido e não vamos chegar a nenhuma conclusão. Claro que seria bom para nós se tivéssemos jogos mais competitivos, mas o facto de não termos não diminui a nossa capacidade. E o SL Benfica, por jogar mais, até pode ser afetado por duas ou três lesões ou ter alguém que não esteja no seu melhor… Mas eu não olho para o jogo nessa perspetiva e isso não me preocupa minimamente. Nós temos sete/oito jogos pela frente até à competição e vamos tentar estar ao nosso melhor nível nesses jogos para aumentar as nossas capacidades, sabendo que vamos ter um SL Benfica muito competitivo pela frente. Não podemos fazer nada quanto a isso e, por isso, não nos devemos preocupar. Não posso dizer ao Benfica: “Olha, nós estamos parados, parem vocês também que é para ficarmos iguais”. Não podemos e é o que é.

Entrevista realizada por Mário Cagica Oliveira e André Conde

Foto de Capa: FC Shakhtar

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus querem levar mais um internacional português para o Al Nassr

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus estão a tentar convencer Bruno Fernandes a rumar ao Al Nassr neste mercado de transferências.

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira e o Benfica District: «São as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira critica manutenção do Estádio da Luz: «Os arcos estão todos amarelados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.