Benfica, mete a sexta

- Advertisement -

Terceiro Anel

O tema deste artigo, como sempre, é a equipa de futebol do Benfica; mas, se me dão licença, quero fazer um pequeno preâmbulo sobre automóveis. E isto porque me sinto na necessidade de desabafar uma coisa convosco: tenho pena de o meu carro não ter seis velocidades, mas em compensação espero que o meu lindo Benfica meta a sexta – que é como quem diz, espero que obtenha a sexta vitória consecutiva diante do Sporting, em casa, para jogos do campeonato!

Porém, antes de entrar a fundo no meu baú de recordações, queria já elucidar os leitores dos seguintes dados: o Sporting não vence no Estádio da Luz desde o dia 28 de Janeiro de 2006! Ou seja, da última vez que o Sporting venceu o jogo pelo qual suspira durante todo o ano, eu ainda tinha 17 anos (e, sim, estou a ficar velho); da última vez que o Sporting venceu na Luz, o Engenheiro José Sócrates era um Primeiro-Ministro aclamado no nosso país; da última vez que o Sporting venceu na Luz, havia pouco desemprego em Portugal; da última vez que o Sporting venceu na Luz, Luís Figo ainda jogava na selecção nacional; da última vez que o Sporting venceu na Luz, Cavaco Silva ainda não tinha sido empossado como Presidente da República; da última vez que o Sporting venceu na Luz, eu ainda achava que ia ser bom futebolista.

Posto isto, e como tive de sair de casa, tive de elaborar o resto do artigo enquanto viajava de carro. Veículo a iniciar o andamento; como tal, a principiar a marcha com a primeira velocidade metida. E onde é que a primeira me levou? Pois bem, levou-me até ao dia 27 de Setembro de 2008, para um Benfica 2-0 Sporting, em jogo a contar para a 4ª jornada do campeonato. Com 60 mil nas bancadas, e após uma 1ª parte equilibrada, os pupilos orientados por Quique Flores (que treinador medonho…) arrancam uma 2ª parte de raiva, chegando à vitória com um petardo de Reyes e com um cabeceamento fulminante de Sidnei. E a cereja no topo do bolo, qual foi? Foi ver um Carlos Martins possuído, festejando o segundo golo como se não houvesse amanhã.

Contudo, mal aumentou um pouco a velocidade, teve de se recorrer à segunda mudança. E sendo assim, fui parar a uma noite chuvosa, com estádio cheio. Dia 13 de Abril de 2010, 26ª jornada, a minha pessoa colada ao ecrã. Benfica preso de movimentos no primeiro tempo, acusando a pressão de um jogo que quase nos colocava às portas do título. Na segunda parte, o espectáculo foi grandioso. O Sporting nem saiu lá de trás, Cardozo inaugurou o marcador e depois… bem, depois um momento emocionante: Aimar, esse Deus, correu quase todo um meio-campo, com a bola coladinha ao pé, passou Rui Patrício e fez o 2-0. Mal marcou virou-se para a bancada, enquanto beijava o emblema do Benfica. Um homem também chora, e este é daqueles momentos que tenho dificuldade em rever, porque sei que as marotas das lágrimas podem aparecer.

Aimar levou a Luz à loucura com um golo inesquecível, em 2009/2010 Fonte: Mais Futebol
Aimar levou a Luz à loucura com um golo inesquecível, em 2009/2010
Fonte: Maisfutebol

Com estas lembranças, o carro lá começou, desesperado, a pedir mais um movimento no manípulo. Terceira posta, velocímetro a marcar 55 km/h, e eu em 2010/2011. Estávamos na 5ª jornada do campeonato, éramos os campeões nacionais, mas tínhamos começado horrivelmente a prova. Aquele Benfica vs Sporting era uma prova de fogo para o Benfica e para Jorge Jesus, já muito contestado. Talvez daí, o Benfica lá sacou um jogo de alto nível, com Cardozo a fazer miséria, marcando os dois golos do maior de Portugal, e tendo mais oportunidades nos pés. Vitória sem espinhas, Estádio da Luz a reconciliar-se com a equipa.

De seguida, entrei na auto-estrada, e, como tal, tive de colocar a quarta velocidade. E assim, lá estava eu no dia 26 de Novembro de 2011, num Estádio da Luz a abarrotar, 11ª jornada do campeonato. Um competente Sporting, na altura a atravessar uma grande fase, criou-nos problemas, mas, com muito empenho e sacrifício, ainda para mais depois da expulsão de Cardozo, o Benfica atingiu a vitória. Javi Garcia, poucos minutos antes do intervalo, marcou o único golo do jogo, fazendo explodir o inferno da Luz.

Mas não deu para andar durante muito tempo em quarta, e como tal foi uma questão de segundos até se chegar à quinta velocidade. E eis a minha pessoa no dia 21 de Abril de 2013, domingo com tempo fantástico, ambiente de festa na catedral. Num jogo muito disputado, o Benfica voltou a vencer o rival lisboeta, somando assim cinco vitórias consecutivas na Luz defronte do Sporting! Com um resultado final de 2-0, o Benfica contribuía assim para aumentar o tormento leonino, que resultaria num inacreditável 7º lugar. Porém, quando se fala deste jogo não há como esquecer aquele fabuloso segundo golo, no qual Gaitán e Lima pintaram uma tela digna de Van Gogh.

Quando dei por mim, e no auge da minha emoção por tanta recordação boa, tinha o motor a emitir ruídos elevados, pedindo afincadamente a sexta mudança. O problema é que o meu soberbo veículo não a tem, mas eu sei o que o Benfica, no próximo domingo, se encarregará de a meter, levando assim à loucura milhões e milhões de adeptos.

Boa sorte, Sport Lisboa e Benfica.

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

David Simão despede-se do Arouca: «Nem sempre termina da forma como esperamos»

David Simão anunciou nas redes sociais a saída do Arouca. Médio havia perdido espaço nas opções de Vasco Seabra.

Anatoliy Trubin chega aos 100 jogos na carreira sem sofrer golos

Anatoliy Trubin atingiu uma marca importante na carreira. Guarda-redes atingiu patamar dos 100 jogos sem sofrer golos.

O PSG e os portugueses

Em apenas uma época, Nuno Mendes passou de herói em Alvalade, ao conquistar um título que fugia há duas décadas, para um PSG repleto de estrelas.

André Luiz tem preferência entre o Benfica e o Olympiacos e continua com o futuro em dúvida

André Luiz dá preferência ao Benfica. Evangelos Marinakis quer colocar o extremo no Olympiacos, mas jogador quer águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Kikas vai a jogo na despedida ao Estrela da Amadora e seguir para a Bélgica

Kikas está a caminho da Bélgica e do Eupen. O avançado vai despedir-se do Estrela da Amadora esta noite contra o Estoril Praia.

Derrota contra o FC Porto provoca 2 baixas no Vitória SC para a próxima jornada

O Vitória SC ficou sem duas peças fulcrais para a próxima jornada. Beni Mukendi e Telmo Arcanjo são baixas para o Estoril Praia.

Sporting e Jeremiah St. Juste negoceiam rescisão de contrato

Jeremiah St. Juste pode deixar o Sporting nos próximos dias. Defesa negoceia rescisão de contrato com os leões.