📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Arranjos para atacar o Penta | SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

Há uma semana, a equipa de voleibol masculina do Sport Lisboa e Benfica conquistou o 11.º campeonato da sua história e o seu primeiro Tetracampeonato da sua história. No entanto, esta época também deixou alguns sinais de que existem aspectos que necessitam de ser retificados para o voleibol encarnado ser capaz de dar continuidade ao seu domínio.

Para se ter uma pequena ideia, nesta época, o Benfica teve tantas derrotas nas competições internas como nas quatro épocas anteriores juntas com Marcel Matz ao leme: seis. Isto significa que o domínio do voleibol do Benfica não é tão absoluto como foi nos primeiros 2/3 anos de Marcel Matz na equipa.

A fase inicial da temporada do Benfica ficou marcada não só pela derrota na Supertaça, mas também por uns desaires inesperados no campeonato, como por exemplo, uma derrota por 3-1 no reduto do Esmoriz GC. Na segunda fase do campeonato, seria a equipa da Fonte Bastardo a sofrer desaires inesperados contra o Vitória de Guimarães e o Leixões SC.

Estes desaires viriam a ser fundamentais para o Benfica assegurar o primeiro lugar na fase regular e consequentemente, o factor casa no play-off. Play-off esse, que viria a assumir uma importância vital, visto que a equipa do Fonte Bastardo venceu todos os jogos em casa nesta época.

A meu ver, os sinais que existem de que há coisas a retificar na equipa, prendem-se com a política de contratações que o clube tem adoptado nos últimos dois anos. Há muitos que os adeptos que acompanhavam a modalidade falavam que a equipa estava envelhecida e necessitava de ser renovada.

André Lopes termina a carreira após doze anos de águia ao peito
Fonte: Sport Lisboa e Benfica

Esse processo de renovação foi iniciado há dois anos, quando o Benfica contratou os jovens Pablo Natan, Bernardo Westermann, Lucas França e Aaro Nikula. Na época seguinte, foi contratado o central Thales Falcão e saíram Marc Honoré e Zelão. A estes, já se juntou o zona 4 André Lopes, que já anunciou o final da sua carreira.

Mas a verdade é que, apesar da equipa continuar a dominar a nível interno, o processo de renovação em si tem tido poucos efeitos práticos, visto que os jogadores contratados não têm feito subir o nível da equipa.

O zona 4 Pablo Natan é aquele que demonstra maior potencial, mas a sua recepção precisa de ser muito afinada para poder tornar-se numa mais-valia no Benfica. Lucas França não tem sido mais do que um jogador de rotação. Bernardo Westermann tem um bom serviço, mas em tudo o resto, é muito inferior a Tiago Violas.

Aaro Nikula fez alguns bons jogos, mas no geral, não mostrou o potencial que tinha nem mostrou estar a altura das exigências de uma equipa como o Benfica. Já Thales Falcão integrou a equipa titular no decorrer da temporada e foi um jogador importante na final do play-off. Ainda não está ao nível que pode atingir, mas sendo o voleibol uma modalidade onde os jogadores têm maior longevidade e atingem o seu pico de forma mais tarde, a sua idade ainda lhe permitirá evoluir.

A imprensa já apontou rumores das saídas de Bernardo Westermann, Aaro Nikula e Thales Falcão. As saídas dos dois primeiros, na minha opinião, são necessárias para elevar o nível do plantel. Mas depois, é preciso saber o que fazer com outros jogadores.

Com a retirada de André Lopes, o Benfica terá de contratar um jogador para a posição de zona 4 que seja muito bom no serviço e na recepção, aspectos onde o ex-internacional português era mais forte. Para além disso Rapha e Hugo Gaspar também irão pendurar as botas brevemente e as suas saídas precisam de ser precavidas.

Na minha opinião, o Benfica tem condições para dar continuidade ao seu domínio, mas necessita de reinventar a sua política desportiva, de modo a não só recuperar a supremacia que teve há uns aninhos atrás, mas também de modo a tornar-se mais competitivo na Champions.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

João Diogo Manteigas: «O Benfica, nos últimos quatro anos, não teve um projeto desportivo»

João Diogo Manteigas criticou a rotatividade de treinadores no Benfica durante a presidência de Rui Costa, apontando uma falta de projeto.

Lionel Messi bate mais um recorde pela Argentina

Lionel Messi bateu mais um recorde pela Argentina, passando a ser o jogador com mais assistências ao serviço de uma seleção.

Olheiro BnR | Raul Florucz

Nesse contexto, surge Raul Florucz, um dos reforços deste verão, contratado ao NK Olimpija Ljubljana por cerca de cinco milhões de euros

Juventus com médio disponível para jogar contra Sporting e Benfica

A Juventus anunciou que Fabio Miretti está recuperado e que pode ser já opção na partida contra o Como 1907, para a Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

João Félix elogiado: «Às vezes, num lance menos positivo num jogo, manda-me mensagem»

João Félix foi bastante elogiado por Francisco Domingues, lateral esquerdo atualmente no Moreirense, com quem coincidiu no Benfica.

João Diogo Manteigas admite que José Mourinho não vai ficar muito tempo no Benfica e revela próximo passo do treinador

João Diogo Manteigas assumiu que José Mourinho não vai ficar muito tempo presente no banco do Benfica, já que ambiciona treinar Portugal.

Qualificação: Portugal recebeu péssima notícia no jogo frente à Hungria

Portugal não se conseguiu ainda qualificar para o Mundial 2026. A seleção não vai poder contar com Bruno Fernandes para a próxima jornada.