É incontornável a qualidade de Juan Bernat enquanto profissional de futebol. A sua carreira fala por si. “Canterano” do Valencia com passagens por Bayern Munique e Paris Saint-Germain e conta ainda com 11 internacionalizações pela seleção espanhola. São 17 títulos conquistados em 14 anos de carreira, o que dá uma média superior de um título por época.
Na presente temporada, a vinda de Juan Bernat para o Benfica consumou-se no último dia de mercado, sendo uma alternativa de última hora. Após uma lesão grave na temporada passada, a sua vinda para Lisboa seria para relançar a sua carreira. Simultaneamente servia de garantia (tendo em conta a sua carreira) para o caso de David Jurásek demorasse a mostrar o seu valor, tendo em conta o investimento que significou.
No entanto, o jogador espanhol somente participou em seis jogos esta temporada, contabilizando 246 minutos. Tem vindo a enfrentar constantes lesões, levantando questões sobre a sua utilidade para esta época. Jurásek em nada convenceu Roger Schmidt e Bernat, por estar lesionado, não pode dar o seu contributo. Morato foi o escolhido para a lateral esquerda. Este momento coincide com o melhor momento do SL Benfica na temporada, com sete vitórias consecutivas e 12 jogos consecutivos sem perder.
No atual mercado de inverno, o SL Benfica já contratou Álvaro Fernández para a lateral esquerda. Fala-se de que Jurásek pode ser emprestado com opção de compra no fim da época, enquanto Bernat continua a lutar contra uma lesão, desta vez uma pubalgia.
Os encarnados reconheceram o mau planeamento na lateral esquerda e já estão a remediar os seus erros. Respondendo à pergunta do título, creio que Bernat não tem condições para continuar no SL Benfica. Já deu para perceber que Morato dá conta do recado no lado esquerdo, no caso de ser preciso desempenhar essa função. Isto assumindo que Álvaro Fernández pega de estaca na lateral esquerda.
Por fim, é mais um momento para o SL Benfica rever os possíveis negócios futuros com o Paris Saint-Germain, tendo em conta o que se passou na época passada com Julian Draxler.