Publicidade

Besiktas SK 3-3 SL Benfica: Duas partes atípicas e meia dúzia de golos adiam decisão

Redação BnR · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sl benfica cabeçalho 1

No jogo que marcou o regresso de Fejsa aos titulares, o SL Benfica partia motivado para vencer e carimbar, desde já, a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O jogo não se afigurava fácil, uma vez que os encarnados teriam que enfrentar um ambiente hostil, um adversário pressionado na terceira posição do Grupo B e a própria história, visto que a equipa portuguesa nunca tinha vencido equipas da Turquia na condição de visitante.

Além disso, o regresso do central Dusko Tosic para o duelo com o Benfica afigurava-se com uma óptima notícia para os comandados por Senol Günes.

Todos os requisitos para uma grande partida estavam preenchidos e os seus intervenientes fizeram questão de brindar os adeptos com golos, emoção e espectáculo.

O Benfica entrou muito bem no jogo e, decorridos apenas três minutos, Eliseu acertou em cheio no poste direito da baliza de Fabri. Estava feito o aviso para o que seria a primeira parte.

Sem antes passar pelo calafrio do golo (bem) anulado a Aboubakar, à passagem pelo minuto 4, Gonçalo Guedes, aproveitando o espaço deixado pelos centrais do Besiktas deu o melhor seguimento ao passe de Salvio para, contornando o guarda-redes, inaugurar o marcador. O “camisola 20” formado no Seixal está a ganhar cada vez mais espaço e preponderância na equipa das águias.

O Benfica carregava o adversário silenciando o BJK Inönü Stadyumu e foi com alguma naturalidade que chegou ao 2-0. Jogada da direita de Nelson Semedo que, puxando a bola para o pé esquerdo desferiu um remate de fora da área colocadíssimo ao ângulo superior esquerdo, sem hipóteses para o guardião da equipa turca. Golaço!!

Tudo parecia correr sobre rodas. O Benfica respirava confiança que se avolumou depois do terceiro golo encarnado. Pizzi marcou livre sobre a direita, cruzou para a área onde, depois de duas tentativas de Mitroglou e uma Salvio, devolvidas pelos ferros, Fejsa, à quarta, consegue fazer golo. Corria o minuto 31.

Com as equipas a recolherem aos balneários os Benfiquistas tinham todas as razões para estarem esperançados na passagem à fase seguinte. A sua equipa entrou bem no jogo, sem medo do ambiente de um estádio que gelou com os primeiros 45 minutos dos encarnados.

Ao intervalo, o Benfica ganhava por 0-3 sem que ninguém imaginasse o que ia acontecer na segunda parte Fonte: SL Benfica
Ao intervalo, o Benfica ganhava por 0-3 sem que ninguém imaginasse o que ia acontecer na segunda parte
Fonte: SL Benfica

E como seria diferente a segunda metade do encontro…

Mantendo a toada do primeiro tempo os comandados de Rui Vitória ainda tiveram uma excelente oportunidade de ampliarem a vantagem depois de um falhanço incrível de Mitroglou que, na cara de Fabri, atirou a milímetros do poste direito do guardião espanhol. Passava o minuto 53 do encontro e o Benfica não mais voltou a criar verdadeiro perigo junto da área adversária.

Numa noite reservada a grandes golos, Cenk Tosun abriu as hostilidades para os turcos com um excelente remate de moinho – qual Tsubasa – sem chances de defesa para Ederson. Renascia a esperança do Besiktas à passagem pelo minuto 58.

E não haveria de ficar por aqui.

O Besiktas assumiu o controlo do jogo e começou a empurrar o Benfica para a sua zona defensiva, sem que a equipa portuguesa conseguisse sair em ataque organizado, abdicando, inclusive, de atacar. Rui Vitória não esteve bem neste capítulo, dando um sinal errado para a equipa: Saída de Gonçalo Guedes, entrada de Samaris aos 75 minutos.

Resultado? Penalty convertido por Ricardo Quaresma por mão na bola de Lindelöf. 2-3 aos 82 minutos.

A personalidade que os tricampeões nacionais demonstraram na primeira parte era agora substituída por uma enorme pressão, dentro e fora do campo, dos turcos. Cheirava a golo da equipa da casa, que acabou por aparecer em cima do minuto 90. Jogada de insistência do Besiktas, depois de defesa de Ederson a remate de Aboubakar que, antecipando-se a Lindelöf e Luisão, deu o melhor seguimento a um cruzamento perfeito de Quaresma pela direita.

Resultado final: 3-3. Jogo de loucos, com duas partes completamente atípicas em que a equipa encarnada, em especial o treinador Rui Vitória, não soube interpretar da melhor maneira os tempos do jogo. As entradas de Rafa para o lugar de Cervi e, acima de tudo, de Samaris para o lugar de Gonçalo Guedes, para defender o resultado deitaram por terra as aspirações do clube da Luz.

Foto de capa: SL Benfica

A FIGURA

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Nélson Semedo: Com o golaço de pé esquerdo de hoje, começam a faltar argumentos para qualificar este lateral rapidíssimo que defende, ataca e remata cada vez melhor. Num jogo com duas partes tão distintas Ricardo Quaresma também merece um sublinhado especial.

O FORA DE JOGO

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Mitroglou – O grego não trouxe grande coisa ao jogo do Benfica e teve nos pés a oportunidade do 0-4, ao minuto 53, quando falhou a baliza isolado.

 

Redação BnR

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.