Toda a gente sabe como são os clássicos. O sentimento de um adepto é o de quem tem o coração quase a sair pela boca. É ter as mãos suadas e a pele arrepiada, pois há uma enorme vontade de vencer com os nossos jogadores. É não ter controlo sobre si próprio e querer entrar dentro do campo. É esse misto de sensações que se está a aproximar, pois vem aí um dos mais esperados jogos da segunda volta da Liga Nos: o clássico entre SL Benfica e Sporting CP.

Na época passada, o Estádio da Luz recebeu o primeiro derby a 3 de janeiro de 2018, onde o SL Benfica não foi além de um empate a uma bola, o que complicava as contas para quem queria ocupar a primeira posição. Perante este resultado, o SL Benfica ocuparia assim o terceiro lugar, a três pontos do Sporting CP e a cinco do FC Porto. Na segunda volta do campeonato português, os dois clubes voltaram a empatar, mas desta vez sem golos. Infelizmente, já era impossível para o SL Benfica ganhar o campeonato, visto que esta foi a penúltima jornada e os encarnados estavam a sete pontos do primeiro lugar.

O SL Benfica ocupa neste momento o segundo lugar na tabela classificativa, a cinco pontos do líder FC Porto. Por sua vez, está à frente do SC Braga e do Sporting CP, que estão a um e cinco pontos, respetivamente
Fonte: SL Benfica

Esta época, os dois clubes da capital portuguesa já se encontraram para disputar um dos dois clássicos. Para não variar, voltaram a empatar a uma bola num jogo a contar para a 3ª jornada da Primeira Liga. Parece que o resultado está viciado, mas, certamente, ambos vão dar tudo para conseguirem sair vitoriosos na partida que se vai realizar no Estádio José Alvalade.

São muitas as expetativas para o grande jogo. Os bilhetes já estão esgotados da parte dos adeptos do SL Benfica e espera-se casa cheia. Bruno Lage tem ocupado bem o seu lugar, o que traz mais convicção e mais garra à equipa. Espera-se um jogo calmo, mas já se sabe que os ânimos são mais altos nestes casos. Ainda assim, o clube da Luz mantém a sua tranquilidade e estão certos de que será um bom jogo, bem disputado por ambas as partes.

Em declarações ao Record sobre o último encontro do SL Benfica frente ao Boavista FC, Bruno Lage referiu que “o público precisa que a equipa jogue assim”. A verdade é que a exibição das águias nessa partida foi bastante melhor que outras também recentes. Sobre a equipa, o treinador diz que precisam de “manter o equilíbrio”, mas a sua humildade destaca-se quando afirma que “não temos de ficar eufóricos por vencer desta maneira”.

Bruno Lage: “O público precisa que a equipa jogue assim”
Fonte: SL Benfica

Bruno Lage acredita que têm de “ser consistentes e equilibrados” e diz estarem a “tentar criar o hábito de jogar numa dinâmica diferente” e, por conseguinte, estão “num bom caminho”. Parece que os encarnados encontraram no novo treinador uma boa motivação e que estão mais do que prontos para defrontarem um dos “três grandes” de Portugal, posição onde se encontram.

Segundo as estatísticas, os derbys entre SL Benfica e Sporting CP são, no total, 221. Desse número, os encarnados venceram 99 vezes contra 74 do Sporting CP, o que, inversamente, corresponde a 74 derrotas das águias e 99 dos leões. Empataram 48 vezes, mas um dos clubes continua a destacar-se: o SL Benfica conta com 371 golos marcados, contra 330 do Sporting CP, que, tal como acontece com as vitórias/derrotas, inversamente corresponde a 330 e 371 derrotas dos dois clubes. Neste sentido, a média de golos marcados é de 1,68 e 1,49, respetivamente.

No final, fica a pergunta: SL Benfica ou Sporting CP? Quem sairá vencedor desta partida importantíssima nesta altura do campeonato?

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

Comentários