raçaquerer
Perante a continuada acusação feita por sportinguistas e portistas de que o Benfica tem sido beneficiado pelas arbitragens, sinto a necessidade de, neste espaço, dar a minha opinião. Ela não é melhor nem pior do que a de ninguém, não é mais ou menos legítima em relação a outras. É apenas a minha opinião.

Quem tem estado, nas últimas semanas, atento a espaços de opinião desportiva, quer seja na internet ou na televisão, já terá certamente ouvido e interiorizado (tal é a insistência nesta ideia) que o facto de o Benfica ocupar o primeiro lugar se deve à atuação dos árbitros. Diz-se que se marcam penáltis inexistentes a favor do campeão nacional, insinua-se que em muitos jogos a equipa adversária acaba com 10 jogadores (sem que se perceba o que estas pessoas querem de facto dizer, porque depois acabam por não concretizar a acusação), fala-se de foras de jogo mal assinalados, enfim de erros que, dizem os “defensores da verdade desportiva”, mudariam o resultado final e que acabariam por levar sempre ao desfecho que mais lhe interessa: o Benfica perderia pontos.

Reduzem, de forma simples, o jogo a uma avaliação, que é tudo menos imparcial, da equipa de arbitragem. Assim, só posso concluir que não sabem ver futebol, ou ainda pior: não sabem apreciar e desfrutar ao jogo. Esquecem a dedicação dos jogadores, a sua qualidade técnica, a sua cultura tática. Ignoram tudo o que pode condicionar um jogo, como o público, as lesões, os castigos, as substituições.

Anúncio Publicitário
Os adeptos: o verdadeiro "colo" do Benfica
Os adeptos: o verdadeiro “colo” do Benfica
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

O Benfica não ganha por causa dos árbitros, ganha porque tem sido melhor, mais consistente, mais maduro se quiserem. Ganha porque tem um treinador experiente, porque tem uma estrutura diretiva que defende os interesses do clube e não se rebaixa perante ninguém (por muito que isso incomode muita gente), porque tem jogadores talentosos e esforçados, porque tem, nos seus adeptos, uma força imensa e inesgotável que empurra a equipa para a frente. Estes sim, levam a equipa ao colo durante toda a época.

Escusam de balbuciar a meio da época o cada vez mal habitual “Entreguem já as faixas”. Isso demonstra não só que não acreditam nos vossos clubes mas também que não conseguem lidar com o facto de o Benfica estar na liderança desde a 5ª jornada e não dar, para vosso grande desgosto, sinais de quebra. É claro que, nesta temporada, assistimos a alguns lances em que o árbitro errou a favor do líder mas também outros houve em que os encarnados foram prejudicados. Quem for sincero, terá facilidade em reconhecer que erros a favor e contra atingem TODAS as equipas durante TODAS as épocas.

Os mesmos adeptos do FC Porto que fazem questão de vincar cada lance duvidoso desta temporada, em que dizem o Benfica foi beneficiado (talvez para disfarçar o nervosismo provocado pela irregularidade exibicional da sua equipa), são os mesmos que ignoram a maior vergonha de sempre do futebol português: o Apito Dourado. Bem podem dizer que é mentira. Nem vocês acreditam nisso.

Enquanto as insinuações feitas às arbitragens dos jogos do Benfica não passam disso mesmo (pois uma acusação mais fundamentada teria de ser baseada em provas, que não existem nem existirão porque na Luz se joga limpo ao contrário do que acontece noutras cidades), eu posso afirmar que o atual presidente dos dragões é um corrupto. Posso porque ouvi as gravações que demonstram claramente um aliciamento aos árbitros, aliciamento esse que o sistema judicial não teve a coragem de punir adequadamente.

Foto de Capa: Sport Lisboa e Benfica