📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

D’Artagnan, o vencedor

- Advertisement -

paixaovermelha

Gosto de vencedores. Há qualquer coisa nos vencedores que, de facto, me fascina. Suponho que seja aquela sensação de grandeza, de triunfo e glória. Sim, sem dúvida que é isso.

Mas ganhar também faz mal. Há vencedores a quem o êxito deturpa a visão, baralha o intelecto e, pior, enche em demasia o ego, como um rio que transborda água.

Num nível de vencedores distinto, para o qual ainda não consegui encontrar classificação, há José Mourinho. O grande vencedor. O mítico. O único. O Special One.

O ‘Zé”, mais do que ninguém, gosta (um eufemismo, claro) de ganhar. Se o ego de Mourinho fosse um rio, o Nilo não seria suficiente para tanta água. Mas, pelo menos (e como justificativa), tem razões para isso. Foram tantas as vitórias que seria preciso um texto à parte para as enumerar.

Depois, ainda longe desse nível de vencedores para o qual não encontro classificação, mas ainda assim já com todos os defeitos e virtudes (principalmente humanas), há Jorge Jesus.

Ora, o meu querido JJ, sendo um excelente treinador, não tem, infelizmente, uma elevada capacidade de articulação no seu discurso, e é, muitas vezes, alvo de chacota por dar vários pontapés na gramática. Certamente que se o leitor for afeto ao Benfica não verá nisto uma descomunal falha técnica que incapacite JJ de alcançar o sucesso.

Por falar novamente em sucesso, Jorge Jesus tem, um pouco à imagem de Mourinho, um “ego especial”. E tal como o treinador do Chelsea, Jorge Jesus não sente um grande apelo pelo partilhar da glória, exceto, claro está, com os seus jogadores.

A relação entre Jorge Jesus e José Mourinho já teve melhores dias Fonte: Reuters
A relação entre Jorge Jesus e José Mourinho já teve melhores dias
Fonte: Reuters

A história de sucesso do D’Artagnan aka Talisca conta-se em quatro atos. No primeiro, Mourinho elogia a qualidade de Talisca e afirma que o jogador brasileiro era seguido por vários clubes ingleses. No segundo ato, Jorge Jesus ridiculariza e põe em questão as afirmações de Mourinho (sobre o scouting dos clubes ingleses), reclamando para si todo o crédito da descoberta do ex-jogador do Bahia. No penúltimo ato, Mourinho ataca furtivamente Jorge Jesus, utilizando a ironia fácil, realçando as lacunas gramaticais do treinador do Benfica e, como se não bastasse, distinguindo a perfeição do seu português – ah, Zé, como te enganas, como te enganas! No último, e menos excitante ato, Jorge Jesus mete água na fervura (talvez pressionado pela direção do Benfica) e destaca a boa relação que sempre teve com o “treinador especial”.

Sobre Jorge Jesus, surpreende-me apenas (com mesmo muita estupefação) que pense que nenhum clube inglês tenha, no seu departamento de scouting, uma avaliação sobre o Talisca. Querer gabar-se de o ter contratado, de o ter lançado e de (quem sabe) fazer dele jogador é legítimo. Achar que nenhum clube inglês conhecia Talisca é estupidamente incrível.

Sobre Mourinho, desenfeitiça-me a facilidade com que desce de nível (aquele nível que eu não consigo classificar) e perde toda a classe. Como é óbvio, Mourinho mantém-se fiel a si mesmo: gosta tanto de ganhar como de fazer inimigos (e não, não falo de clubes). Por último, e não menos importante, sugiro que (re)vejam a última entrevista de José Mourinho à TVI, que, garanto-vos, não está isenta de erros gramaticais. Certamente não tão dramáticos como “bode respiratório” ou “assunto do forno interno”, mas que lá estão, estão.

Não se atira pedras assim, Zé, diria, certamente, Dumas.

Nunca irei descurar a importância da gramática, seja no futebol, na literatura ou na medicina, mas, aos dois, deixo um humilde conselho: limitem-se a vencer.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luisão deixa críticas contra Abel Ferreira: «Soou a menosprezo pelo campeonato brasileiro»

Luisão deixou críticas para Abel Ferreira. O antigo defesa-central do Benfica não gostou das palavras do técnico sobre o facto de ter abdicado da luta pelo título do Brasileirão.

David Moyes desvaloriza expulsão caricata de Gana Gueye: «Gosto que os meus jogadores lutem entre si e que fiquem zangados»

O técnico do Everton, David Moyes, reagiu à expulsão de Gana Gueye referindo que gosta de ver os jogadores a zangarem-se e lutarem entre si.

Ruben Amorim ultrapassa José Mourinho no número de derrotas na Premier League ao comando do Manchester United… com 54 jogos a menos

Ruben Amorim já tem mais derrotas na Premier League pelo Manchester United do que José Mourinho, apesar de ainda ter 54 jogos a menos.

Onde ver o FC Porto x Nice referente à 5.ª jornada da Europa League

O FC Porto vai receber, no Estádio do Dragão, os franceses do Nice em jogo da 5ª. jornada da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez descreve Cristiano Ronaldo como uma  «influência incrível» e Bruno Fernandes como um «líder»

Roberto Martínez, em entrevista à Sky Sports, elogiou Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, descrevendo a influência de ambos na seleção.

Real Madrid muito próximo de assegurar primeira contratação para 2026

O Real Madrid planeia fazer regressar Nico Páz, atual jogador do Como 1907. O plano dos merengues é concretizar o negócio em junho de 2026.

Já são conhecidos os árbitros do FC Porto x Nice e Rangers x Braga

O FC Porto x Nice será apitado pelo árbitro esloveno Matej Jug. Já o Rangers x Braga será arbitrado pelo neerlandês Allard Lindhout.