De volta a onde sempre devemos estar

    nascidonafarmaciafranco

    O Benfica apresentou-se hoje em Vila do Conde com apenas uma alteração na formação que jogou contra o Anderlecht na passada jornada europeia: entrou Rodrigo e saiu Markovic. As alterações na frente não negam a dependência que ainda existe em relação a Cardozo e a dificuldade que tem existido para criar uma alternativa colectiva eficaz quando o paraguaio não joga. O golo de Rodrigo em Bruxelas não lhe conferiu automaticamente uma boa forma física e Lima tem estado a léguas daquilo a que nos tem habituado. Considerando que o meio-campo do Benfica é, nesta altura, o melhor do campeonato, e que “lá atrás”, fora o fantasma das bolas paradas, está quase tudo bem, serviu hoje o jogo no Estádio dos Arcos para reconsiderar a avaliação que fiz de Lima e Rodrigo? Talvez não.

    Às 17h45 de hoje, Bruno Paixão apitou o início do 11º encontro do campeonato para o Benfica e para o Rio Ave. Olhando para os 90 minutos, podemos falar de um jogo bastante disputado a meio-campo, com muito contacto físico, alguns duelos individuais e vários cartões mostrados. Com dinâmicas de jogo distintas ao longo do encontro, ambas as equipas se anularam bastante bem na primeira metade do jogo – a oferta do jovem Ederson ao minuto 38 não invalida este facto. Um futebol pouco atractivo neste primeiro capítulo foi o que tivemos.

    Com uma vantagem magra, o Benfica não soube entrar para a segunda parte com mais agressividade, jogando na expectativa e claramente a achar que defendia um resultado bem mais dilatado do que era na verdade. Ukra, pertinente e oportuno, igualou o marcador depois de um corte menos feliz de André Almeida. O golo do Rio Ave surge, à semelhança do que aconteceu com o primeiro golo do Benfica, numa fase em que o jogo se desenrolava a um ritmo baixo e desinteressante.

    Um livre executado na perfeição por Lima voltou a colocar as águias na frente. Felizmente aqui o Benfica pareceu ter aprendido a lição e não voltou a incorrer no mesmo erro. A equipa soube encarar a vantagem com outra atitude e a entrada de Markovic veio trazer velocidade ao jogo e um risco acrescido à defesa do Rio Ave, que aos poucos foi cedendo e foi perdendo a coesão inicial. O Benfica acaba com o jogo ao minuto 78, quando Lima bisa, após assistência de Rodrigo. Por esta altura com dez jogadores, de nada valeram as substituições a Nuno Espírito Santo, que dificilmente mudaria o rumo do jogo, como se comprovou.

    O Benfica festeja a subida ao primeiro lugar Fonte: Publico.pt
    O Benfica festeja a subida ao primeiro lugar
    Fonte: Público

    O Benfica sai de Vila do Conde com os tão importantes três pontos e passa para o topo da tabela. À hora a que escrevo este artigo não sei ainda o resultado final do Sporting x Paços de Ferreira, que agora decorre, mas este degrau mostra-se decisivo por colocar o Benfica no primeiro lugar da tabela classificativa (sejam descontados os critérios de desempate em caso de vitória do Sporting, que, a 19 jogos do fim do campeonato, pouco ou nada representam).

    Concluindo esta abordagem ao jogo, quero referir que, se, por um lado, acho sempre que uma dupla de avançados abre muitas mais possibilidades de ataque do que um solitário ponta-de-lança, por outro não posso para já assentir que seja esta dupla Rodrigo-Lima a solução perfeita. São dois jogadores de que gosto bastante individualmente e que considero merecerem vestir a camisola do Benfica, mas o futebol entre os dois espera ainda por um “click”, que eu espero que se dê.

    Como nota final, quero deixar um bom apontamento à exibição de Fejsa. Sempre competente, mostrou-se fulcral no processo defensivo da equipa e inteligente no desarme e na eminência da falta. Quanto a Enzo e Matic, mais do mesmo, muito boa prestação.

    Ontem o João Pedro Oca escreveu aqui que a possível vitória hoje poderia representar “o início de um caminho glorioso para a equipa”. Colega, espero de facto que assim seja e que o primeiro lugar não mais nos fuja. Seja este o trigésimo terceiro.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Corinthians já fechou novo treinador e não é Luís Castro

    O Corinthians já definiu o seu novo treinador. Dorival Júnior foi o escolhido pelo clube brasileiro e vai estrear-se em breve.

    Nuno Espírito Santo antevê meia-final do Nottingham Forest com o Manchester City: «Há mais ruído à nossa volta»

    Nuno Espírito Santo fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra do Nottingham Forest frente ao Manchester City.

    Jorge Jesus reage a uma pergunta sobre a seleção do Brasil com humor: «Brasil, samba»

    Jorge Jesus foi confrontado por um adepto do Al Hilal sobre a possibilidade de rumar à seleção do Brasil. O técnico respondeu com humor.

    Pep Guardiola elogia Nuno Espírito Santo e fala de Erling Haaland: «Pode estar aqui mais 10 anos»

    Pep Guardiola fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra frente ao Nottingham Forest. O técnico do Manchester City elogiou Nuno Espírito Santo.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Arne Slot nega gestão de Darwin Núñez para evitar pagamento de 5 milhões ao Benfica: «É melhor não acreditar»

    Arne Slot falou sobre a gestão que tem feito com Darwin Núñez. O técnico do Liverpool garantiu que não está a poupar o avançado por alguma cláusula que tenha de ser paga ao Benfica.

    Atlético Madrid revolta-se com Real Madrid: «Basta de manchar a imagem do futebol espanhol»

    Embora não esteja envolvido, o Atlético Madrid já deixou uma farpa ao Real Madrid. Em causa situação relativa à final da Taça do Rei.

    José Faria garante motivação do Estrela da Amadora frente ao FC Porto: «Todos querem jogar»

    José Faria fez a antevisão do jogo do Estrela da Amadora frente ao FC Porto. O técnico garantiu que a equipa está motivada para o encontro.

    Braga empata em casa do Famalicão e pode ver FC Porto assumir 3º lugar da Primeira Liga

    O Braga deixou pontos para trás na visita ao terreno do Famalicão. Encontro de abertura da 31ª jornada terminou empatado.

    Al Hilal de Jorge Jesus quer ex-Benfica para reforçar plantel a tempo do Mundial de Clubes 2025

    O Al Hilal quer contratar um reforço de luxo para atacar o Mundial de Clubes 2025. Darwin Núñez (Liverpool) é alvo.

    Ruben Amorim fala da crise de Rasmus Hojlund e confirma regresso no Manchester United: «Está próximo»

    Ruben Amorim fez a antevisão do próximo jogo do Manchester United frente ao Bournemouth. O técnico confirmou que Amad Diallo está perto do regresso.

    Benfica na lista de 7 clubes interessados em contratar Victor Lindelof a custo zero no verão

    Victor Lindelof termina contrato com o Manchester United no final da época. Há sete clubes interessados em contratar o sueco.

    Arábia Saudita entra em cena com 80 milhões de euros para frustrar planos do Manchester United de Ruben Amorim no mercado

    A Arábia Saudita quer contratar mais jogadores de renome no próximo mercado. Matheus Cunha, alvo do Manchester United, está na lista.

    Enzo Maresca e a temporada do Chelsea: «Quem quer ver, vê. Se não se quer ver, não se vê».

    Enzo Maresca fez a antevisão do Chelsea x Everton deste sábado. O técnico italiano garantiu que a sua equipa está a fazer uma boa época.

    PSG perde na receção ao Nice e vê fugir possibilidade de vencer a Ligue 1 de forma invicta

    O PSG perdeu na receção ao Nice. Parisienses já são campeões, mas deixam fugir a possibilidade de o serem de forma invicta.