A despedida quase perfeita: O último adeus de Rafa à Luz

    Benfica

    Uma era chegou ao fim. Depois de oito anos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, Rafael Alexandre Fernandes Ferreira da Silva, popularmente Rafa, pisou pela última vez o Estádio Da Luz enquanto jogador do clube.

    161 golos e assistências em 325 jogos de águia ao peito tornam o avançado numa figura incontornável da história recente do clube. Figura essa que, apesar de tudo aquilo que conquistou e alcançou ao serviço dos encarnados, deixou sempre um espaço para o “se”. E “se” finalizasse melhor? E “se” decidisse melhor? E “se” fosse mais constante?

    A verdade é que entre um “se” ou outro, escondidos entre a realidade longínqua, Rafa foi ao longo destas oito épocas uma peça crucial em todas as caminhadas percorridas pelos encarnados, mesmo registando uma certa inconsistência, difícil de prever e perceber em certas ocasiões.

    Rafa Silva no jogo entre o Benfica e o Portimonense
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Ainda assim, a história não é escrita a partir de cenários hipotéticos ou alternativas à realidade. A mais pura realidade é que o impacto de Rafa no Benfica é inegável e absoluto. Além disso, somando ao que entregou dentro das quatro linhas, Rafa deixa também uma marca de lealdade e honra a nível interno. Oito anos não são oito meses ou oito dias, e não há nada que apague esse facto.

    No último jogo de águia ao peito no Estádio que o viu brilhar em tantas ocasiões, Rafa fez um retrato dos últimos oito anos de Benfica. Uma exibição de classe, importante a todos os níveis, que empurrou a equipa para a vitória, mas que, mesmo assim, deixou espaço de sobra para um nível ainda mais superior.

    Numa tarde em que as atenções se centravam nele, o próprio não quis assumir o papel de principal protagonista em qualquer circunstância. Nunca o quis.

    A recusa na conversão de duas grandes penalidades oferecidas pelos colegas primeiro estranhou-se, mas depois justificou-se quando Rafa finalizou dois lances que acabaram em golo, mostrando mais uma vez que “se” ele quiser, ele fá-lo. Depois da recusa à seleção na temporada passada, a dose repetiu-se na tarde de domingo, mas sem motivos para alarme desta vez. Mesmo podendo ter saído da Luz com mais dois golos, Rafa deixou-se ficar pelos 94 que serviram para atingir o mesmo patamar de jogadores como Simão Saborosa ou Pizzi. Um patamar aparentemente satisfatório e honroso para o próprio. Desta forma, um bis e uma assistência bastaram para ser ovacionado pela massa adepta de maneira que se possa relembrar deste dia como o dia em que se despediu do Estádio da Luz.

    Uma despedida que apesar de notoriamente positiva, não foi perfeita. Certamente um clima mais estável e um troféu nas mãos serviriam de palco para o imaginado adeus perfeito, algo que acabou mesmo por faltar para tal acontecimento.

    Rafa e St. Juste no Benfica Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    No que diz respeito ao próprio, nada mais havia a fazer. Naquela que foi a melhor temporada do jogador, estatisticamente falando, a sua contribuição não foi suficiente para terminar a história conjunta da maneira mais feliz possível, colmatando assim com uma saída repleta de dissabores.

    É neste contexto que surgem as incógnitas: E “se” o melhor de Rafa ainda está por vir? E “se” for possível algo mais? A verdade é que a ânsia por algo mais nunca foi a imagem de marca do número 27 das águias, que foi respeitando sempre o caminho traçado por ele mesmo. Agora, só ele saberá o que o futuro lhe reserva, ou aquilo que ele próprio reservou.

    Para trás, fica a memória de um jogador que marcou um clube, que marcou uma geração, e que se junta assim à lista de grandes figuras do Sport Lisboa e Benfica.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Bayern Munique falhou contratação de jogador do rival Bayer Leverkusen e vai voltar ao ataque em 2025… a custo zero

    Jonathan Tah e o Bayern Munique chegaram a acordo para um contrato no verão de 2024. A transferência acabou por não ir em frente.

    Avançado do PSG recusou rumar ao Atlético Madrid: «Não se enquadrava na minha ideia»

    Randal Kolo Muani foi associado ao Atlético Madrid no último mercado. Avançado falou da vontade em continuar no PSG.

    AS Roma comunica baixa no plantel após operação

    Alexis Saelemaekers foi submetido a uma operação e vai falhar os próximos jogos da AS Roma. Extremo é baixa confirmada.

    Jules Koundé junta-se a Rodri na ideia de uma greve de jogadores: «Andamos a dizer isto há três ou quatro anos, mas ninguém nos...

    Jules Koundé concordou com Rodri quanto à ideia de uma greve dos jogadores. O defesa do Barcelona alertou para excesso de jogos.

    Não só de Benfica se fez o dia: todos os resultados do playoff da Champions League Feminina

    Realizaram-se nesta quarta-feira os primeiros jogos da 1ª mão do playoff da Champions League Feminina. Benfica foi destaque.
    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico