Anúncio Publicitário

Luís Filipe Vieira foi hoje detido pelas autoridades. O presidente do SL Benfica encontra-se detido no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em Moscavide, e pode ser ouvido ainda hoje no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). As buscas foram realizadas pela Autoridade Tributária (AT) e pelo DCIAP.

Em causa estão suspeitas de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de fraude fiscal qualificada, e branqueamento de capitais.

Anúncio Publicitário

A operação também visa o empresário e seu amigo José António dos Santos, conhecido como o ‘rei dos frangos’ e o maior acionista privado da Benfica SAD, com cerca de 12% do capital, que também já foi detido.

Esta investigação teve origem no processo Monte Branco, uma rede suíça de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que operava em Portugal, e foi desmantelada em 2011, avança o “Nascer do Sol”. No âmbito do mesmo processo, foram também feitas buscas a Nuno Gaioso Ribeiro, responsável pela reestruturação da dívida da empresa Promovalor, de Luís Filipe Vieira, e ex-vice presidente e administrador da SAD do clube encarnado.

O alegado esquema serviria para benefício dos dois e em prejuízo do SL Benfica: na compra de ações da SAD encarnada, por parte do clube, que dariam uma mais valia de 11 milhões de euros ao empresário e amigo de Vieira, maior acionista privado, com 16,33 por cento do capital.

O negócio, no ano passado, acabou por ser travado pela CMVM, ao concluir que a OPA do clube sobre a SAD ia ser feita com fundos da própria SAD, numa operação no valor de 32 milhões de euros.

As buscas foram realizadas hoje ao Estádio da Luz, à sede do Novo Banco e a empresas ligadas ao empresário José António dos Santos, numa operação que está a ser levado a cabo por mais de uma centena de agentes da PSP e da Inspeção Tributária.

Luís Filipe Vieira é um nome cada vez mais fraturante no SL Benfica
Luís Filipe Vieira foi hoje detido
Fonte: SL Benfica

O “Nascer do Sol” revelou que o presidente do SL Benfica é também suspeito do crime de abuso de confiança, referente a ganhos milionários que obteve na venda de 25% do capital do Benfica SAD a um empresário estrangeiro.

De lembrar que o SL Benfica lançou esta semana uma nova emissão obrigacionista com o objetivo de angariar 35 milhões de euros.

A grandiosa instituição que é o Sport Lisboa e Benfica não pode estar mais associada a este nome. Luís Filipe Vieira é sinónimo de suspeita e de corrupção, valores que jamais são coincidentes com o desta instituição. O seu tempo chegou ao fim. Espero que os 62% de outubro se tenham apercebido disso também.

Artigo revisto por Joana Mendes

Anúncio Publicitário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome