sl benfica cabeçalho 1

Por várias falhas que se apontem a Rui Vitória, uma delas não é certamente a falta de aposta na formação. Para além, por exemplo, do defesa Rúben Dias, que tem sido bastante utilizado esta época, outro dos nomes que anda na boca dos Benfiquistas é Diogo Gonçalves.

O extremo, de 20 anos, já é filho da casa. Chegou ao Benfica com 12 anos, passou por quase todos os escalões da formação, afirmou-se na equipa B e este ano deu o salto para a equipa principal. E, diga-se, tem feito as delícias dos adeptos e do mister. Tanto que alinhou no onze inicial dos últimos dois jogos das ‘águias’. Cumpriu um sonho ao ser titular na Liga dos Campeões, frente ao Manchester United, e voltou a merecer a mesma confiança de Rui Vitória, na deslocação ao reduto do Desportivo das Aves, a contar para o campeonato.

E o miúdo porta-se bem! Não tem acusado a pressão e, pelo contrário, tem aproveitado cada oportunidade para se mostrar ao treinador. É muito trabalhador, mas, para além de mostrar empenho, oferece a harmonia desejada à equipa do Benfica. No último jogo, Diogo não só se fartou de fazer cruzamentos, sendo excelente a calcular os timings, como ainda pressionou e atacou sempre que tinha a bola no pé.

Diogo Gonçalves tem correspondido e consquistado os adeptos Fonte: SL Benfica
Diogo Gonçalves tem correspondido e consquistado os adeptos
Fonte: SL Benfica

Neste momento, o extremo tem justificado cada aposta, uma vez que reúne as condições para fazer uma bela combinação ofensiva com a frente de ataque. Liga-se bem a Seferovic, dado que são os dois muito movimentados no terreno, e serve bem Jonas. Tem ainda destacado-se pelo seu remate fácil e pela boa técnica. É um jogador que assume duas particularidades que faltam a muitos outros: não tem medo de arriscar e sente a camisola.

Anúncio Publicitário

Resta saber se Diogo Gonçalves vai conseguir manter a constância ao longo da época. É que sobre a sua posição pairam ainda nomes como Zivkovic, que tem grande qualidade de jogo individual e em equipa (e, incompreensivelmente, não está a ser aproveitado), e ainda Cervi. Rui Vitória pode ainda apostar na rotatividade e dar minutos aos três jogadores. Hipóteses não faltam. O camisola 84 tem muito trabalho pela frente e, certamente, muitas arestas por limar. Não nos esqueçamos de que tem 20 anos e chegou à Primeira Liga há pouquíssimos meses.

Foto de Capa: SL Benfica