Enfermidades sadias

    Toda a minha vida tentei perceber onde nasciam e como fluíam estes rios de paixões que carrego comigo desde novo. Hoje, mais do que nunca, e a cada dia que passa, preocupo-me é em navegá-los. Isso basta-me. Em 22 anos, de perder a conta foram as vezes em que não neguei a mim mesmo gritos, festejos, choros e desesperos em público ou na solidão de quatro paredes brancas. Chamo-me Tiago Martins e tenho uma doença grave: sou Benfiquista.

    Não sei dizer como cheguei até aqui. O que falhou. O que bateu certo. Quem ou o que falou mais alto. Talvez tudo. Talvez nada. Sei é que não há volta a dar. Que é demasiado forte a falta de força que tenho dentro de mim para tentar remeter a um qualquer canto escuro esta paixão desmesurada e que tantos problemas traz. Hoje a minha namorada já não me suporta. Os vizinhos batem-me nas paredes. Os meus amigos vão desistindo de mim. Os meus pais já não fazem jantar nem aos fins-de-semana nem às terças. E até a minha própria gata já padece de um distúrbio psico-nervoso sempre que me vê em frente à televisão. Chamo-me Tiago Martins e tenho uma doença grave: sou Benfiquista.

    Desde pequeno que isto me afecta. Porque nunca quis desiludir ninguém. A verdade é que sou filho de lagarto e neto de águia. E também neto de pasteleiro, se contar com a muito discreta paixão do meu avô paterno ao Belenenses. Durante meio ano, que me lembre, ainda fui inconsequente e ingénuo o suficiente para acreditar que seria possível conjugar vermelho e verde no mesmo coração. Nas mesmas veias. Ridículo. Vergonhoso. Mas o coração tem razões que a própria razão desconhece. Já dizia Pascal. E Jesus. A tentar agradar a todo o mundo familiar acabei por me deixar influenciar e encantar pelos sempre saudáveis mas entusiásticos festejos encarnados do meu avô materno. Não era de mais. Nem de menos. Era o suficiente. Belo o suficiente. Apaixonado o suficiente. Dedicado o suficiente. Leal o suficiente. Memorável o suficiente. E assim cresci. E assim me apaixonei e dediquei. Me tornei leal e nunca mais esqueci nem esqueço. Chamo-me Tiago Martins e tenho uma doença grave: sou Benfiquista.

    Gravo na memória e espelho num sorriso meio infantil os pontapés que aprendi a dar com ele. Fui uma criança feliz com ele e graças a ele. E o Benfica acompanhou-nos sempre, nessas aventuras meio aparvalhadas que nós homens tanto gostamos de arrastar e levar connosco vida afora. Golo aqui, golo acolá. Frango ali, frango na mesa para ver o jogo. Nunca vimos muitos, mas vimos os suficientes. E esse amor que partilhamos e partilhámos sempre, uniu-nos de formas incompreensíveis para muitos descrentes. Porque a crença é o que fizermos dela e o que ela fizer de nós. Sei que a primeira vez que gritei “Campeões!” o meu avô tinha ido para o hospital, depois de um acidente caseiro em tudo dispensável e evitável. Lembro-me que não fui com ele porque o jogo contra o Boavista era dali a umas horas e eu até já tinha comprado um cachecol para festejar mais logo.

    “O” cachecol que ainda hoje uso com orgulho e ao qual já limpei algumas incompreensíveis e irracionais lágrimas. O mesmo que uso num ritual ainda menos compreensível e ajustado emocionalmente sempre que vou ao Inferno. Lembro-me que bastou o empate – muito sofrido – e que festejei na Rinchoa, com os pezinhos de criança pré-adolescente equilibrados em cima de um pequeno muro e aos saltos sempre que passava um carro a apitar. Fui feliz nessa noite, mesmo tendo o coração nas mãos por não saber como estava ou como ficaria o meu avô. Ficou bem. E festejou também. Anos mais tarde, e há relativamente pouco tempo, levei-o ao tal Inferno. De forma meio paradoxal tive medo que ateísticamente conhecesse o céu sem nunca passarmos por aquelas portas juntos. Vimos seis golos contra o Desportivo das Aves. E eu vi um sorriso pacífico na sua face. Para que serve mais o futebol?

    Chamo-me Tiago Martins e tenho uma doença grave: sou Benfiquista. E sou feliz.

    Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    União de Leiria vence Paços de Ferreira e ainda sonha com subida de divisão na Segunda Liga

    A União de Leiria venceu o Paços de Ferreira por 3-2 na Segunda Liga. Jogo com esperanças de subida... e luta pela manutenção.

    Besiktas carimba reviravolta com golo de Rafa Silva e vence Hatayspor por 5-1 na Liga Turca

    O Besiktas regressou às vitórias após três desaires consecutivos na Liga Turca. Quatro portugueses em campo nas duas equipas.

    Al Hilal de Jorge Jesus goleia Gwangju por 7-0 e está nas meias finais da Champions League Asiática

    O Al Hilal de Jorge Jesus segue em frente em grande estilo na Champions League Asiática. Goleada diante do Gwangju.

    Real Madrid ataca declarações dos árbitros da final da Taça do Rei: «Clara e manifesta animosidade e hostilidade destes árbitros contra o Real Madrid»

    O Real Madrid já reagiu num comunicado oficial às declarações dos árbitros nomeados para a final da Taça do Rei.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Real Madrid cancela conferência de imprensa e exige substituição de árbitros da final da Taça do Rei contra o Barcelona

    A final da Taça do Rei está a ser marcada por alguma polémica. O Real Madrid exige a troca dos árbitros nomeados pela RFEF.

    Académica, União Santarém e Oliveira do Hospital vencem na 9ª. jornada da Fase de Despromoção da Liga 3

    O Oliveira do Hospital, a Académica e o União de Santarém venceram na 9ª. jornada da Fase de Despromoção da Liga 3.

    Oliveirense bate Académico de Viseu e mantém vivo o objetivo da manutenção na Segunda Liga

    A Oliveirense venceu o Académico de Viseu por duas bolas a zero, no encontro da 31ª. jornada da Segunda Liga.

    Fulham de Marco Silva apresenta proposta de 5 milhões por avançado do FC Porto

    O Fulham apresentou uma proposta ao FC Porto por Danny Namaso. O avançado camaronês apontou 4 golos e 1 assistência na presente temporada.

    Pepe antevê final da Taça do Rei de Espanha: «Espero que o Real Madrid ganhe obviamente»

    Pepe abordou o encontro entre Real Madrid x Barcelona para a final da Taça do Rei e mostrou-se confiante numa boa exibição dos merengues.

    Avançado do Benfica prestes a sair no final da temporada

    Zeki Amdouni está cada vez mais perto de deixar o Benfica no final da temporada. O avançado suiço tem perdido espaço nas escolhas de Bruno Lage.

    Sergio Francisco é o escolhido para suceder a Imanol Alguacil na Real Sociedad

    Sergio Francisco será o novo treinador da Real Sociedad na próxima temporada. O técnico de 46 anos lidera a equipa B do clube de San Sebástian.

    Lionel Messi reage a provocação de adepto com camisola de Cristiano Ronaldo: «Vá vê-lo na Arábia»

    Lionel Messi teve uma reação inusitada quando confrontado por um adepto a exibir a camisola de Cristiano Ronaldo.

    Tiago Djaló não joga mais pelo FC Porto e já há substituto à vista para o Mundial de Clubes

    Tiago Djaló não vai voltar a vestir a camisola do FC Porto e poderá ser substituído por Gabriel Brás no Mundial de Clubes.

    Ruben Amorim confirma paragem de Diogo Dalot: «Há a possibilidade de ficar de fora até ao final da temporada»

    Ruben Amorim realizou a antevisão ao Bournemouth x Manchester United e abordou a lesão de Diogo Dalot e o respetivo tempo de paragem.