«Disse que esperava por Pinto da Costa, mas no dia seguinte ligaram-me para ir para o SL Benfica» – Entrevista BnR com Beto

«DISSE QUE ESPERAVA POR PINTO DA COSTA, MAS NO DIA SEGUINTE O JOSÉ VEIGA LIGOU-ME PARA EU ME APRESENTAR NO ESTÁDIO DA LUZ».

Bola na Rede: Antes do SL Benfica, teve ainda a passagem pelo SC Beira-Mar. Em termos coletivos, as coisas não correram bem, até porque desceram de divisão. Mas o Beto sai valorizado dessa época e sai para um grande. 

Beto: Se não fosse o SC Beira-Mar, não tinha chegado ao SL Benfica. Fiz bons jogos, até contra o SL Benfica. Agradeço muito ao SC Beira-Mar e a todos os clubes. Mas há clubes mais marcantes do que outros, e posso dizer que o SL Benfica foi o auge da minha carreira. O melhor momento da minha carreira, onde ganhei títulos e reconhecimento.

Bola na Rede: Beto, ainda sobre este processo de saída do SC Beira-Mar: falou-se, na altura, do interesse do FC Porto. Era verdade?

Beto: Era verdade, era verdade. Eu estava em Aveiro e um diretor do FC Porto ligou-me a dizer que o Pinto da Costa queria falar comigo e eu disse: “Está ok”. Só que ele só ia chegar a Portugal dentro de três ou quatro dias. Eu disse que estava ok e que esperava. Mas, no dia seguinte, o José Veiga ligou-me à noite a dizer que eu ia para o Estádio da Luz para assinar contrato, porque já estava tudo tratado e acertado com o presidente do SC Beira-Mar. Bom, para mim foi uma surpresa. Não esperava e estava a contar com FC Porto. Até liguei ao presidente e perguntei se era a sério. Ele era amigo do José Veiga e disse-me que sim, que estava tudo certo e que viajava logo às sete da manhã. Quando chego à bomba de gasolina, antes de chegar a Lisboa, já tinha jornalistas e televisões à minha espera, já todos sabiam que eu ia assinar pelo SL Benfica. Foi uma estratégia do SL Benfica muito boa e de que eu gostei. Não é que eu não gostasse do FC Porto, mas eu tinha interesse no SL Benfica porque era adepto do clube. Via que o SL Benfica era o maior de Portugal e tinha uma camisola muito pesada. E eu até gosto mais de vermelho! (risos)

Bola na Rede: Já explorámos a sua época com Koeman, mas queria também falar da época seguinte no SL Benfica, em 2006/07, com Fernando Santos. As coisas não correm tão bem para si. Fernando Santos traz consigo Katsouranis e perde espaço para jogar. Esperava ter mais minutos nessa temporada?

Beto: Sim, como tinha feito bons jogos na primeira época, esperava ter feito mais encontros. Mas o Fernando Santos já me tinha passado a informação de que iria trazer o Katsouranis, que era um jogador dele no AEK, e ele deixou-me as portas abertas. Disse-me: “Se quiser sair, eu não vou ser entrave. Se quiser ficar, eu conto contigo”. E eu disse que queria ficar e conquistar o meu espaço. Não foi como na primeira época, mas ajudei no que pude. Só que, no final dessa época, surge um convite do Sion. O Fernando Santos disse novamente que contava comigo, mas que, se eu quisesse melhorar a minha vida e jogar mais, que as portas estavam abertas. Sempre foi sincero e cordial comigo. Acabei por ir. Mas nunca baixei os braços enquanto estive no SL Benfica. Aliás, qualquer jogador que esteja ligado ao SL Benfica tem de ser assim: tem de estar sempre disponível para o SL Benfica, seja a titular ou no banco.

Bola na Rede: Que opinião tem sobre Fernando Santos? Guarda alguma mágoa?

Beto: O que posso dizer é que é um grande treinador. Não é porque joguei menos que vou falar mal. Sempre falei bem do mister. Por onde ele passou, fez história, e hoje está a fazer história no futebol português.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Conrad Harder recorda saída do Sporting e lembra Viktor Gyokeres e Ruben Amorim: «Aprendi muito»

Conrad Harder recordou os tempos ao serviço do Sporting. O avançado dinamarquês está ao serviço do RB Leipzig e falou de Ruben Amorim e de Viktor Gyokeres.

Chaves e Feirense empatam na Segunda Liga e Sporting B assume liderança

O Chaves e o Feirense empataram a um golo, na quinta jornada da Segunda Liga. O Sporting B é o novo líder do campeonato.

Gary Neville critica o Manchester United e Ruben Amorim: «Haverá alguma pressão sobre o treinador e a sua rigidez em manter o sistema»

Gary Neville deixou várias críticas para o Manchester United, após a derrota da equipa de Ruben Amorim frente ao Manchester City.

Casa Pia vê a luz ao fundo do túnel e nem os holofotes do Arouca impediram o brilho do voo dos gansos

O Casa Pia voltou a vencer na Primeira Liga. Na quinta jornada, vitória dos gansos em casa do Arouca permite deixar zona de despromoção.

PUB

Mais Artigos Populares

Tomás Ribeiro oficializado no CD Leonesa

Tomás Ribeiro, central português de 26 anos, deixou o Farense a custo zero e vai alinhar pelo CD Leonesa na segunda divisão espanhola.

Celtic sem portugueses vence com penálti ao cair do pano contra o Kilmarnock 

O campeão venceu o Kilmarnock por 2-1 na 5º jornada do campeonato escocês num jogo que terminou com um golo de penalti de Kelechi Iheanacho.

Defesa português acentua mau momento do Panathinaikos de Rui Vitória e Renato Sanches na Grécia

Panathinaikos defrontou o Kifisia FC na terceira jornada da Super Liga Grega e a equipa de Rui Vitória perdeu por 3-2.