📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Disse que esperava por Pinto da Costa, mas no dia seguinte ligaram-me para ir para o SL Benfica» – Entrevista BnR com Beto

- Advertisement -

«DISSE QUE ESPERAVA POR PINTO DA COSTA, MAS NO DIA SEGUINTE O JOSÉ VEIGA LIGOU-ME PARA EU ME APRESENTAR NO ESTÁDIO DA LUZ».

Bola na Rede: Antes do SL Benfica, teve ainda a passagem pelo SC Beira-Mar. Em termos coletivos, as coisas não correram bem, até porque desceram de divisão. Mas o Beto sai valorizado dessa época e sai para um grande. 

Beto: Se não fosse o SC Beira-Mar, não tinha chegado ao SL Benfica. Fiz bons jogos, até contra o SL Benfica. Agradeço muito ao SC Beira-Mar e a todos os clubes. Mas há clubes mais marcantes do que outros, e posso dizer que o SL Benfica foi o auge da minha carreira. O melhor momento da minha carreira, onde ganhei títulos e reconhecimento.

Bola na Rede: Beto, ainda sobre este processo de saída do SC Beira-Mar: falou-se, na altura, do interesse do FC Porto. Era verdade?

Beto: Era verdade, era verdade. Eu estava em Aveiro e um diretor do FC Porto ligou-me a dizer que o Pinto da Costa queria falar comigo e eu disse: “Está ok”. Só que ele só ia chegar a Portugal dentro de três ou quatro dias. Eu disse que estava ok e que esperava. Mas, no dia seguinte, o José Veiga ligou-me à noite a dizer que eu ia para o Estádio da Luz para assinar contrato, porque já estava tudo tratado e acertado com o presidente do SC Beira-Mar. Bom, para mim foi uma surpresa. Não esperava e estava a contar com FC Porto. Até liguei ao presidente e perguntei se era a sério. Ele era amigo do José Veiga e disse-me que sim, que estava tudo certo e que viajava logo às sete da manhã. Quando chego à bomba de gasolina, antes de chegar a Lisboa, já tinha jornalistas e televisões à minha espera, já todos sabiam que eu ia assinar pelo SL Benfica. Foi uma estratégia do SL Benfica muito boa e de que eu gostei. Não é que eu não gostasse do FC Porto, mas eu tinha interesse no SL Benfica porque era adepto do clube. Via que o SL Benfica era o maior de Portugal e tinha uma camisola muito pesada. E eu até gosto mais de vermelho! (risos)

Bola na Rede: Já explorámos a sua época com Koeman, mas queria também falar da época seguinte no SL Benfica, em 2006/07, com Fernando Santos. As coisas não correm tão bem para si. Fernando Santos traz consigo Katsouranis e perde espaço para jogar. Esperava ter mais minutos nessa temporada?

Beto: Sim, como tinha feito bons jogos na primeira época, esperava ter feito mais encontros. Mas o Fernando Santos já me tinha passado a informação de que iria trazer o Katsouranis, que era um jogador dele no AEK, e ele deixou-me as portas abertas. Disse-me: “Se quiser sair, eu não vou ser entrave. Se quiser ficar, eu conto contigo”. E eu disse que queria ficar e conquistar o meu espaço. Não foi como na primeira época, mas ajudei no que pude. Só que, no final dessa época, surge um convite do Sion. O Fernando Santos disse novamente que contava comigo, mas que, se eu quisesse melhorar a minha vida e jogar mais, que as portas estavam abertas. Sempre foi sincero e cordial comigo. Acabei por ir. Mas nunca baixei os braços enquanto estive no SL Benfica. Aliás, qualquer jogador que esteja ligado ao SL Benfica tem de ser assim: tem de estar sempre disponível para o SL Benfica, seja a titular ou no banco.

Bola na Rede: Que opinião tem sobre Fernando Santos? Guarda alguma mágoa?

Beto: O que posso dizer é que é um grande treinador. Não é porque joguei menos que vou falar mal. Sempre falei bem do mister. Por onde ele passou, fez história, e hoje está a fazer história no futebol português.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli projeta jogo contra o Nice com elogios: «Tem um dos melhores treinadores franceses da última década»

Francesco Farioli realizou a antevisão do próximo jogo do FC Porto na Europa League. Dragões recebem o Nice na quinta jornada.

Samu Aghehowa lança FC Porto x Nice: «Vejo a equipa confiante e com muitas ganas»

Samu Aghehowa realizou a antevisão do próximo jogo do FC Porto na Europa League. Dragões recebem o Nice na quinta jornada.

Rui Borges leva 2 jovens ao Sporting x Club Brugge e traz novidades na convocatória

Salvador Blopa e Flávio Gonçalves vão ser novidades nos convocados do Sporting. Dupla deve sentar-se no banco no duelo contra o Club Brugge.

Regresso de peso aos treinos do FC Porto na véspera do jogo contra o Nice da Europa League

O FC Porto treinou esta manhã na véspera do duelo contra o Nice. Jan Bednarek regressou aos treinos e pode ser opção para o jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Robert Sánchez não poupa Barcelona depois da goleada do Chelsea: «O Cucurella tem o Lamine Yamal no bolso»

Robert Sánchez falou em zona mista depois da goleada do Chelsea diante do Barcelona. Guarda-redes ironizou equipa catalã.

Portugal vence Japão e está nos quartos de final do Mundial de Futsal Feminino

Portugal está nos quartos de final do Mundial de Futsal Feminino. Seleção nacional venceu o Japão e assegurou o primeiro lugar do grupo.

Benfica assinala regresso de Manu Silva: «De volta aos relvados»

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Manu Silva voltou a somar alguns minutos em campo.